Salário para o cargo de Operador de áudio de estúdio
CBO 3731-05 > Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais

Operador de áudio de estúdio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos de uma emissora de rádio e televisão, organizam e executam a grade de programação da emissora, tratam áudio (trilhas sonoras, músicas, vinhetas, comerciais, chamadas promocionais e programas) e manipulam áudio e vídeo. Conferem a qualidade técnica do conteúdo gravado e gerado além de administrar o tráfego de sinal. No exercício das atividades mobilizam capacidades de administrar o tempo, além de capacidades comunicativas para interagir com as equipes técnica, de programação e comercial.

Quanto ganha um Operador de áudio de estúdio

Um Operador de áudio de estúdio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.295,31 e R$ 6.899,87, com a média salarial de R$ 2.692,01 e o salário mediana em R$ 1.581,52 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de áudio de estúdio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.692,01 32.304,14 673,00 14,11
1º Quartil 1.295,31 15.543,75 323,83 6,79
Salário Mediana 1.581,52 18.978,24 395,38 8,29
3º Quartil 5.262,13 63.145,61 1.315,53 27,59
Teto Salarial 6.899,87 82.798,41 1.724,97 36,18


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de emissoras de rádio, sistemas de televisão e de produtoras de vídeo
        • Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.743 - 11.619 4.220,90 1.743,06 2.800,00 9.592,82 11.619,12
Rio de Janeiro - RJ 1.237 - 3.475 1.935,45 1.236,53 1.785,50 2.869,20 3.475,27
Brasília - DF 1.454 - 5.535 3.018,53 1.454,38 3.106,80 4.569,96 5.535,27
Porto Alegre - RS 1.242 - 2.460 1.546,66 1.241,60 1.499,80 2.031,26 2.460,33
Florianópolis - SC 1.437 - 6.110 2.914,33 1.436,97 2.662,07 5.044,28 6.109,78
Fortaleza - CE 1.100 - 2.911 1.613,44 1.099,91 1.355,91 2.403,03 2.910,62
Recife - PE 1.171 - 2.776 1.620,89 1.171,05 1.516,65 2.292,23 2.776,42
Goiânia - GO 1.220 - 3.751 1.928,77 1.220,37 1.629,72 3.096,96 3.751,14
Cuiabá - MT 1.157 - 2.565 1.543,79 1.156,83 1.523,49 2.117,89 2.565,25
Belo Horizonte - MG 1.629 - 4.133 2.222,05 1.628,56 1.885,37 3.412,53 4.133,35
Curitiba - PR 1.426 - 3.929 2.111,76 1.426,46 1.846,71 3.243,93 3.929,15
Belém - PA 1.133 - 3.536 1.707,55 1.132,65 1.368,96 2.919,27 3.535,91
Lauro de Freitas - BA 1.141 - 1.713 1.229,11 1.140,94 1.187,56 1.414,23 1.712,96
João Pessoa - PB 1.069 - 1.937 1.281,94 1.069,03 1.245,93 1.598,99 1.936,74
Campinas - SP 1.406 - 2.650 1.675,18 1.406,20 1.500,17 2.187,65 2.649,74
Manaus - AM 1.067 - 2.934 1.552,14 1.067,40 1.376,00 2.422,21 2.933,85
Vitoria - ES 1.333 - 3.619 1.988,26 1.333,43 1.820,00 2.988,02 3.619,18
Salvador - BA 1.238 - 3.042 1.792,33 1.238,17 1.702,32 2.511,31 3.041,78
Campo Grande - MS 1.054 - 1.952 1.255,71 1.053,75 1.149,00 1.611,70 1.952,14
São Luís - MA 1.075 - 48.901 10.658,79 1.075,33 1.698,59 40.373,30 48.901,35


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.407 - 13.695 4.285,28 1.406,60 2.121,80 11.306,48 13.694,74
Rio de Janeiro 1.202 - 3.419 1.868,20 1.202,21 1.670,11 2.822,48 3.418,67
Rio Grande do Sul 1.101 - 2.106 1.367,58 1.100,88 1.335,40 1.738,88 2.106,19
Santa Catarina 1.180 - 4.434 2.075,31 1.179,94 1.509,64 3.660,53 4.433,74
Distrito Federal 1.454 - 5.535 3.018,53 1.454,38 3.106,80 4.569,96 5.535,27
Paraná 1.283 - 3.407 1.785,93 1.283,19 1.498,80 2.812,52 3.406,61
Minas Gerais 1.088 - 3.025 1.701,63 1.088,33 1.584,98 2.497,15 3.024,62
Ceará 1.065 - 2.964 1.589,27 1.065,14 1.354,24 2.446,82 2.963,66
Pernambuco 1.143 - 2.684 1.586,57 1.143,29 1.516,65 2.215,79 2.683,83
Bahia 1.103 - 2.533 1.455,57 1.103,19 1.187,56 2.091,32 2.533,07
Pará 1.045 - 2.598 1.352,05 1.045,00 1.100,00 2.144,56 2.597,55
Goiás 1.175 - 3.650 1.811,20 1.175,25 1.515,19 3.013,40 3.649,92
Mato Grosso 1.172 - 2.550 1.550,18 1.171,95 1.500,00 2.105,55 2.550,30
Espírito Santo 1.078 - 3.246 1.708,10 1.078,21 1.697,00 2.680,19 3.246,33
Paraíba 1.069 - 1.881 1.251,20 1.069,35 1.187,24 1.553,12 1.881,19
Amazonas 1.062 - 2.811 1.496,70 1.061,67 1.297,20 2.320,86 2.811,09
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.939 1.258,50 1.045,00 1.167,00 1.600,76 1.938,88
Piauí 1.079 - 2.751 1.398,88 1.078,57 1.140,00 2.271,45 2.751,25
Alagoas 1.104 - 2.394 1.501,21 1.103,74 1.426,41 1.976,11 2.393,53
Rio Grande do Norte 1.208 - 115.034 21.062,04 1.207,82 1.377,60 94.973,07 115.034,23
Maranhão 1.075 - 48.901 10.658,79 1.075,33 1.698,59 40.373,30 48.901,35
Tocantins 1.117 - 1.884 1.328,83 1.116,59 1.290,73 1.555,16 1.883,66
Rondônia 1.107 - 2.362 1.427,90 1.106,67 1.280,00 1.949,95 2.361,83


Principais locais de trabalho

Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais atuam em estações de rádio, emissoras de televisão e em atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham a céu aberto, em ambientes fechados ou em veículos, em rodízio de turnos ou em horários irregulares. São empregados assalariados, com carteira assinada, que trabalham em equipe, sob supervisão ocasional. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas a ruídos, a pressão de tempo e à radiação que podem conduzir a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais

O exercício das ocupações requer formação contínua no interior de emissoras de rádio e de televisão, para obtenção do conhecimento tácito vinculado ao conjunto de equipamentos a operar, em processo de constante mudança. O desempenho pleno das atividades ocorre com experiência de um a dois anos. A escolaridade requerida é o 2º grau completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de áudio de estúdio

Técnicos de operação de registros sonoro/audiovisuais devem:

  • administrar tráfego de sinal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • tratar Áudio;
  • checar funcionamento dos equipamentos;
  • conferir qualidade técnica do conteúdo;
  • manipular Áudio e vídeo;
  • executar grade de programação;
  • organizar grade de programação;

  • Atividades

    • masterizar produto;
    • registrar medidas e/ou ocorrências;
    • comunicar roteiros de exibição aos departamentos afins;
    • demonstrar capacidade de iniciativa;
    • captar áudio;
    • sonorizar vídeos, vinhetas e comerciais;
    • elaborar texto para exibição de caracteres;
    • verificar referências de tempo;
    • preparar equipamentos e recursos do cenário;
    • conduzir programação de acordo com horário estabelecido pela emissora;
    • monitorar audiência;
    • trabalhar sob pressão;
    • montar playlist com conteúdos para exibição;
    • checar caracteres e grafismos antes de serem exibidos;
    • editar programas;
    • instalar microfones, cabos, câmeras e iluminação;
    • criar enquadramentos e/ou movimentos de câmeras;
    • afinar roteiro de exibição;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • coordenar tempo de exibição de programas ao vivo;
    • adequar formato do material para veiculação;
    • emitir parecer técnico;
    • informar afiliadas sobre grade de programação (tempo e/ou horário de exibição de programas, configuração dos intervalos);
    • mixar áudio;
    • operar sistemas de exibição (mesa, vt, computadores e playlist);
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • demonstrar dedicação;
    • conferir material captado;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • selecionar sinais para atender a grade de programação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • trabalhar em equipe;
    • divulgar grade de programação para diferentes mídias;
    • verificar agenda de rotina de trabalho;
    • selecionar trilhas sonoras;
    • divulgar audiência;
    • monitorar qualidade técnica do sinal;
    • checar roteiro de exibição;
    • receber material;
    • checar conteúdos a serem exibidos;
    • monitorar recursos de acessibilidade (closed caption, libras e audiodescrição);
    • administrar intercomunicação entre pontos receptores de geração de sinal;
    • organizar conteúdo de exibição, edição e gravação;
    • demonstrar acuidade visual;
    • planejar mídia;
    • gravar áudio;
    • digitar caracteres;
    • sincronizar referências de tempo;
    • receber notificação de mudança na programação;
    • demonstrar sensibilidade;
    • acionar manutenção;
    • apresentar sugestões sobre a grade de programação da emissora;
    • ajustar níveis e/ou padrões de vídeo;
    • administrar horário;
    • avaliar material recebido;
    • conectar/desconectar a linha do ouvinte;
    • realizar manutenção primária;
    • monitorar qualidade de áudio e vídeo;
    • distribuir áudio;
    • detectar problemas;
    • arquivar conteúdo final;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • ajustar grade de programação;
    • alinhar equipamento de transmissão e/ou recepção;
    • demonstrar capacidade de concentração;
    • alterar playlist;
    • coordenar horários de exibição de programas e comerciais;
    • comutar equipamentos de transmissão e/ou recepção;
    • verificar configuração dos equipamentos;
    • editar áudio (trilha sonora, música, vinheta, comercial, chamada promocional);
    • selecionar sinais para atender produtos;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • elaborar relatórios;
    • gravar conteúdo;
    • canalizar sinais;
    • checar playlist;
    • sincronizar programação com a da rede;
    • sequenciar playlist;
    • acompanhar execução da grade de programação;
    • configurar equipamentos audiovisuais;
    • realizar checklist dos equipamentos e sistemas;
    • monitorar instrumentos de indicadores de mau funcionamento dos sistemas e equipamentos;
    • relatar ocorrências;
    • gerar conteúdo;
    • adicionar áudios especiais;
    • acionar sistema de contingência e/ou redundância;
    • checar sinal;
    • posicionar microfones, cabos, câmeras e iluminação;
    • monitorar sinais de entrada e saída;
    • instruir auxiliares (iluminação, áudio e caboman);
    • executar alteração no roteiro de programas;
    • testar equipamentos;
    • nivelar modulação;
    • interagir com áreas afins;
    • selecionar imagens;
    • ligar/desligar equipamentos;
    • inserir logo, grafismo, marca d'água e caracteres;
    • consolidar roteiro de exibição;
    • administrar intercomunicação entre pontos receptivos de geração de sinal;
    • separar equipamentos e materiais;


    Setores que mais contratam Operador de áudio de estúdio no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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