Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais de espetáculos e das artes
- Músicos intérpretes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Músicos intérpretes dedicam-se à música erudita e popular e costumam exercer suas atividades organizando-se em grupos sob formato de duos, trios, quartetos, bandas , coros, orquestras e também individualmente, em carreiras solo. Podem combinar essas duas modalidades ou se especializar em uma delas. A maioria trabalha como autônomo para empresas e instituições diversas, públicas ou privadas, apresentando seu trabalho nos mais variados ambientes e para os mais diversos públicos, apenas uma pequena parcela é empregada, geralmente em corpos musicais estáveis, vinculados à esfera pública estadual e municipal ou a universidades. Seus horários de trabalho costumam ser irregulares e, em algumas das suas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, trabalhar sob pressão e ruído intenso. Para o exercício da atividade de Músico, deve o profissional ser inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, conforme Lei nº 3. 857/60, artigo 16.
O que é preciso para trabalhar na área dos Músicos intérpretes
O processo de formação dos músicos e intérpretes é bastante heterogêneo, podendo ocorrer em conservatórios musicais, junto a professores especialistas ou em cursos de nível superior em música, de forma isolada ou cumulativamente. Há, também, profissionais autodidatas, alguns dos quais se especializam no exercício das suas atividades, no mercado de trabalho.
Funções e atividades do Músico intérprete cantor erudito
Músicos intérpretes devem:
- executar música para um público;
- criar propostas de trabalho musical;
- aperfeiçoar e atualizar as qualidades técnicas de execução e interpretação;
- pesquisar no campo musical;
- demonstrar competências pessoais;
- executar músicas para gravação;
- comunicar-se;
Atividades
- ensaiar música;
- pesquisar estilos musicais;
- estudar diferentes estilos musicais;
- executar música para gravar no estúdio;
- cantar representando;
- trabalhar em equipe;
- executar música para ser gravada com a presença de público;
- interagir com organizadores de eventos;
- contribuir para o aprimoramento do conhecimento musical na sociedade;
- preparar-se física e psicologicamente para a prática musical;
- manter sintonia com as características do evento;
- preparar-se física e mentalmente para a apresentação;
- interagir com a equipe musical;
- pesquisar culturas musicais;
- participar de atividades de interesse de classe;
- zelar pela manutenção dos instrumentos;
- pesquisar tecnologias aplicadas à música;
- discutir questões de salubridade e segurança do trabalho;
- praticar canto;
- manter-se atualizado sobre os direitos e deveres inerentes à ocupação;
- interagir com o público;
- interagir com a equipe artística;
- buscar o domínio do instrumento que executa;
- apurar percepção musical;
- manter sintonia com os membros do conjunto musical;
- procurar conhecer as características do público alvo;
- estudar língua estrangeira;
- saber as condições para a gravação: ao vivo, em estúdio de gravação, de rádio, tv etc...;
- concentrar-se para a apresentação;
- testar o som;
- interpretar a obra musical em função do estilo e texto;
- realizar passagem de som;
- dominar várias técnicas e linguagens musicais para executar no estúdio;
- interagir com a equipe técnica;
- atentar para as condições exigidas para a execução (som, luz, acústica, local);
- estudar música;
- observar a plateia para adequar o roteiro musical;
- atualizar-se sobre as possibilidades do mercado de trabalho;
- divulgar o trabalho através de serviços especializados ou por conta própria;
- estar preparado para executar o repertório a ser gravado;
- experimentar ideias musicais;
- demonstrar concentração;
- acompanhar a legislação sobre o campo musical;
- observar a atuação de outros músicos e cantores;
- sugerir alterações na gravação;
- seguir orientação da direção musical;
- participar da elaboração de políticas culturais;
- selecionar repertório de acordo com evento;
- estudar repertório;
- pesquisar repertórios musicais;
- atentar para as condições do instrumento/voz;
- utilizar tecnologias para execução musical;
- ministrar aulas de música;
- prestar consultoria na área musical;
- pesquisar linguagens musicais;
- dominar o vocabulário e sinais musicais;
- desenvolver leitura a primeira vista;
- ensaiar música para gravação;
- pesquisar técnicas de execução;
- preparar-se esteticamente para o espetáculo;
- elaborar roteiros musicais;
Setores que mais contratam Músico intérprete cantor erudito no mercado de trabalho
- Produção musical
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de organizações religiosas
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Laboratórios clínicos
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Ensino de música