Salário para o cargo de Modelo vivo
CBO 3764-05 > Modelos

Modelo vivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo vivo

Um Modelo vivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.978,57 e R$ 7.939,06, com a média salarial de R$ 3.479,74 e o salário mediana em R$ 2.725,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo vivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.479,74 41.756,82 869,93 16,29
1º Quartil 1.978,57 23.742,86 494,64 9,26
Salário Mediana 2.725,00 32.700,00 681,25 12,76
3º Quartil 6.054,67 72.656,00 1.513,67 28,35
Teto Salarial 7.939,06 95.268,73 1.984,77 37,17


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.983 - 7.084 3.099,77 1.983,33 2.200,00 5.849,00 7.084,48
Curitiba - PR 2.975 - 7.640 4.918,56 2.975,00 6.007,00 6.308,00 7.640,44
Rio de Janeiro - RJ 1.590 - 1.926 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.925,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.983 - 7.084 3.099,77 1.983,33 2.200,00 5.849,00 7.084,48
Paraná 2.975 - 7.640 4.918,56 2.975,00 6.007,00 6.308,00 7.640,44
Rio de Janeiro 1.590 - 1.926 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.925,86


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo vivo

Modelos devem:

  • desfilar coleções de moda;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • preparar-se para o trabalho;

  • Atividades

    • demonstrar fotogenia;
    • avaliar propostas recebidas;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • montar curriculum vitae;
    • participar de ´show de moda´;
    • condicionar forma física;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • parar em pose estudada;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • executar a ação proposta;
    • testar maquiagem e penteado;
    • manter-se atualizado;
    • negociar preços de trabalho;
    • testar iluminação;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • definir um plano de carreira;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • demonstrar carisma;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • agir com naturalidade;
    • demonstrar desinibição;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • cultivar ética profissional;
    • testar produtos;
    • demonstrar disciplina;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • desenvolver resistência muscular;
    • cultivar a paciência;
    • realizar o teste;
    • transmitir imagem idônea;
    • atuar como dublê de corpo;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • atualizar material de apresentação;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • improvisar quando necessário;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • permanecer disponível para o teste;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • contratar assessoria de marketing;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • provocar empatia;
    • gerenciar o tempo;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • analisar contratos de trabalho;


    Setores que mais contratam Modelo vivo no mercado de trabalho

    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Atividades de teleatendimento
    • Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio varejista de artigos de joalheria
    • Agências de publicidade
    • Fabricação de frutas cristalizadas, balas e semelhantes
    • Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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