Quanto ganha um Membro de liderança quilombola
Um Membro de liderança quilombola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.649,80 e R$ 22.509,45, com a média salarial de R$ 6.622,45 e o salário mediana em R$ 1.996,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 6.622,45 | 79.469,45 | 1.655,61 | 31,67 |
1º Quartil | 1.649,80 | 19.797,60 | 412,45 | 7,89 |
Salário Mediana | 1.996,00 | 23.952,00 | 499,00 | 9,55 |
3º Quartil | 17.166,67 | 206.000,00 | 4.291,67 | 82,10 |
Teto Salarial | 22.509,45 | 270.113,38 | 5.627,36 | 107,65 |
Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Membros superiores e dirigentes do poder público
- Chefes de pequenas populações
- Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.669 - 24.225 | 9.127,83 | 1.669,00 | 5.551,00 | 20.000,00 | 24.224,60 |
Principais locais de trabalho
Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras vivem em aldeias e comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, exercendo a liderança segundo os costumes particulares a cada povo ou comunidade. Há em torno de duzentos e vinte povos indígenas, setecentas e vinte aldeias quilombolas espalhados em vários pontos do país. Vivem da pequena pesca, do roçado, da agricultura itinerante ou fixa, do extrativismo vegetal e do artesanato. As comunidades caiçaras encontram-se nas áreas costeiras dos atuais estados do rio de janeiro, são paulo, paraná e norte de santa catarina. Os quilombolas vivem em comunidades ribeirinhas. Correm risco de perda de vida ao defender a comunidade de invasores.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras
Essas funções são desempenhadas por lideranças internas nas aldeias e comunidades, de acordo com as tradições e os costumes de cada povo ou comunidade indígena, quilombola e caiçara.
Funções e atividades do Membro de liderança quilombola
Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras devem:
Atividades
- acompanhar a atuação do agente indígena de saúde e de saneamento na aldeia;
- decidir sobre penalidades coletivamente;
- demonstrar capacidade de administração de recursos;
- incentivar o resgate dos valores e práticas culturais;
- fiscalizar a inclusão de conteúdos diferenciados de educação;
- fiscalizar as ações dos núcleos e conselhos de educação indígena;
- incentivar resgate e fortalecimento da língua materna;
- firmar parcerias;
- participar dos conselhos distritais e municipais de saúde;
- solicitar financiamentos a fundo perdido para áreas indígenas, caiçaras e quilombolas;
- solicitar a funai a desintrusão nas terras demarcadas;
- fomentar a organização da comunidade;
- reivindicar formação mínima de ensino médio para os professores indígenas;
- ensinar as técnicas tradicionais da caça e da pesca;
- apresentar denúncias de desvio de indenizações e materiais apreendidos;
- ouvir histórias dos mais velhos;
- solicitar apoio ao ministério público federal para demarcação de terras;
- participar da elaboração do plano de manejo caiçara;
- apresentar propostas ao conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
- organizar órgãos competentes para demarcação de terra;
- mobilizar caciques e lideranças para demarcação de territórios;
- orientar crianças após dança da reza;
- reivindicar merenda diferenciada para alunos indígenas;
- providenciar certificado de qualidade do artesanato;
- elaborar projetos demonstrativos (pdpi-pda);
- cobrar a titulação de terra das autoridades competentes;
- participar do conselho municipal de educação;
- participar de reuniões para promoção do ensino universitário;
- solicitar a funai providências quanto ao auxílio à maternidade;
- elaborar projetos de preservação do meio-ambiente;
- indicar chefe de posto indígena;
- programar as tarefas das mulheres adultas;
- definir mutirão por grupos;
- incentivar o resgate e o fortalecimento das danças indígenas;
- reivindicar concessão de bolsas de estudo (mensalidade e ajuda de custos);
- ensinar o reconhecimento das plantas nas matas;
- orientar a comunidade na preservação do meio ambiente;
- acompanhar os trabalhos das equipes multidisciplinares de saúde da funasa;
- incentivar o resgate e o fortalecimento dos cânticos indígenas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- elaborar projetos de preservação da cultura indígena;
- pressionar as autoridades para a permanência de caiçaras nas posses tradicionais;
- incentivar o resgate e o fortalecimento da dança-luta indígena, caiçara e quilombola;
- solicitar aos órgãos competentes demarcação de terra;
- ensinar o uso das plantas nos acidentes, enfermidades etc.;
- indicar os limites territoriais ao gt da funai;
- reivindicar formação de ensino fundamental na aldeia e na comunidade;
- encaminhar gestantes e enfermos ao pajé e parteira;
- comercializar o artesanato;
- solicitar a funai registro administrativo de nascimento;
- apresentar prestação de contas ao órgão financiador;
- organizar a comunidade para a preservação das nascentes dos rios;
- ensinar técnicas de venda;
- programar as tarefas dos jovens;
- nomear as lideranças por grupos de atividades;
- participar de reunião do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
- ensinar as propriedades das plantas nas caminhadas na mata;
- solicitar proteção pessoal dos caciques e lideranças ao ministério público federal;
- solicitar registro de propriedade industrial do artesanato e outros produtos;
- solicitar a funai carteira de identidade indígena;
- acionar instituições financiadoras com apoio da funai;
- decidir com a parteira e o pajé o encaminhamento do paciente;
- solicitar apoio ao ministério da agricultura para desenvolvimento de projetos agrícolas;
- cobrar a implantação de educação diferenciada;
- incentivar a comunidade no repovoamento da mata;
- auxiliar os anciãos na educação tradicional;
- autorizar estudiosos a realização de pesquisas de plantas em áreas indígenas;
- solicitar o cadastramento do artesão;
- solicitar a funai declaração de aposentadoria;
- recuperar tradições, festas, comidas, danças e romarias;
- resgatar as festas de nomeação;
- providenciar correção ortográfica dos projetos;
- demonstrar capacidade de resolução de problemas;
- indicar administrador regional da funai;
- reivindicar acesso aos direitos previdenciários;
- reivindicar a formação do agente de saúde e saneamento nas comunidades;
- pressionar a funai para o desenvolvimento e assessoramento das atividades indígenas;
- solicitar assessoria das organizações indígenas, caiçaras e quilombolas para elaboração de projetos;
- incentivar os pais no ensinamento do artesanato em oficinas de trabalho;
- demonstrar capacidade de articulação política;
- definir prazos para a execução das tarefas;
- organizar a comunidade para o plantio do palmito juçara;
- demonstrar capacidade de liderança;
- envolver as comunidades na preservação dos rios e do mar;
- assinar responsabilidade da execução do projeto;
- programar as tarefas das crianças;
- solicitar a funai registro administrativo de casamento;
- indicar o agente de saúde da comunidade;
- ensinar o artesanato;
- acompanhar a distribuição da remessa de medicamentos;
- demonstrar responsabilidade;
- partilhar as informações com a comunidade;
- cobrar a garantia da prática da pesca tradicional;
- ensinar o preparo dos medicamentos rotineiros (primeiros socorros);
- organizar o acompanhamento da demarcação de terras;
- demonstrar espírito guerreiro;
- coordenar as atividades dos guerreiros e dos chefes dos guerreiros;
- listar necessidades da comunidade indígena para a funai;
- tomar decisões políticas com consenso da comunidade;
- organizar encontro intercomunitário;
- incentivar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
- solicitar aos órgãos competentes a desintrusão nas áreas demarcadas;
- ensinar técnicas de construção de casas e ranchos;
- discutir o local do posto indígena com a funai;
- demonstrar honestidade;
- informar à comunidade experiência de repovoamento de mata de outras comunidades;
- pleitear o embargo de empreendimentos danosos e prejudiciais à comunidade;
- elaborar projetos de auto sustentação;
- cobrar das autoridades a participação da comunidade nos projetos de preservação do rio;
- servir como exemplo de conduta;
- pressionar a funai para demarcação de terra;
- sugerir convocação do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
- exigir da funai emissão da documentação civil;
- discutir problemas da aldeia;
- participar dos conselhos locais;
- negociar contrato para pesquisas na mata;
- administrar conflitos;
- reconhecer os limites territoriais da comunidade;
- ensinar técnicas de confecção de utensílios domésticos;
- solicitar a funai registro administrativo de óbito;
- acompanhar a formação do agente indígena de saúde e saneamento;
- reivindicar formação de ensino médio na aldeia e na comunidade;
- articular assistência aos índios parentes desaldeados;
- providenciar a construção de viveiros de plantas medicinais;
- acionar órgãos técnicos e jurídicos da funai e outros órgãos competentes;
- reunir-se com as organizações indígenas, quilombolas e caiçaras;
- buscar a participação da comunidade nos projetos;
- definir datas de mutirão por família;
- ensinar a valoração do artesanato para a comercialização;
- transmitir valores antes e após cerimônias religiosas indígenas;
- cobrar o acesso ao uso dos recursos naturais;
- classificar as plantas para a escola;
- organizar a defesa e a fiscalização do território indígena e comunidades quilombolas e caiçaras;
- pressionar prefeitura para implantação do programa de saúde familiar (psf);
- buscar consenso na comunidade;
- organizar reuniões do conselho de aldeia, de quilombola e de caiçara;
- executar as tarefas com o grupo;
- discutir a política da educação diferenciada;
- cadastrar pontos de cerco dos caiçaras;
- consultar o pajé, raizeira, curador e benzedeira sobre o uso das plantas, ervas e raízes;
- acompanhar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
- incentivar os pajés e curandeiros à transmissão dos conhecimentos para os mais novos;
- reivindicar aos advogados indígenas, à funai, ao mpf o acompanhamento de empreendimentos de tercei;
- solicitar fiscalização da área ao ministério do meio-ambiente e órgãos afins;
- encaminhar membros para a justiça em caso de delito;
- participar do conselho estadual de educação;
- programar tarefas dos homens adultos;
- transmitir oralmente as histórias do povo indígena, de quilombola e caiçara;
- reivindicar a construção de escolas;
- orientar a comunidade na manutenção dos segredos dos ritos sagrados;
- definir a área do roçado coletivo;
- ensinar técnicas de confecção e reparo de instrumentos de trabalho;
- cobrar implantação do plano de manejo caiçara;
- solicitar ao pajé o ensinamento dos primeiros socorros aos agentes de saúde;
- lutar contra empreendimentos e práticas danosas ao rio;
Setores que mais contratam Membro de liderança quilombola no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de montagem de móveis de qualquer material
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos não especificados anteriormente
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista de móveis
- Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais
- Fabricação de artefatos de borracha não especificados anteriormente
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br