Salário para o cargo de Maître de boate
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de boate - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de boate

Um Maître de boate trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.748,50 e R$ 4.088,13, com a média salarial de R$ 2.274,05 e o salário mediana em R$ 2.067,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de boate

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.274,05 27.288,60 568,51 10,47
1º Quartil 1.748,50 20.981,96 437,12 8,05
Salário Mediana 2.067,00 24.804,00 516,75 9,51
3º Quartil 3.117,78 37.413,42 779,45 14,35
Teto Salarial 4.088,13 49.057,60 1.022,03 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.711 - 4.785 2.518,55 1.711,23 2.194,00 3.950,58 4.785,06
Rio de Janeiro - RJ 1.863 - 3.822 2.342,30 1.863,07 2.170,00 3.155,74 3.822,33
Brasília - DF 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Salvador - BA 1.499 - 3.313 2.017,17 1.499,20 1.920,18 2.735,53 3.313,35
Recife - PE 1.469 - 3.856 2.095,08 1.468,89 1.873,00 3.183,45 3.855,89
Campinas - SP 1.765 - 4.009 2.375,68 1.764,77 2.191,00 3.309,89 4.009,04
Goiânia - GO 1.454 - 3.343 1.963,96 1.453,76 1.877,00 2.760,06 3.343,07
Belo Horizonte - MG 1.504 - 3.409 2.035,76 1.503,62 1.940,50 2.814,76 3.409,32
Fortaleza - CE 1.451 - 3.517 1.960,80 1.451,32 1.725,00 2.904,06 3.517,48
Florianópolis - SC 1.753 - 3.859 2.278,92 1.752,91 2.035,00 3.186,40 3.859,46
Curitiba - PR 1.781 - 4.327 2.435,06 1.780,55 2.132,00 3.572,17 4.326,72
Gramado - RS 1.688 - 4.033 2.304,49 1.687,80 2.000,00 3.329,98 4.033,37
Foz do Iguaçu - PR 1.942 - 4.080 2.607,86 1.942,09 2.615,50 3.368,75 4.080,33
Campos do Jordao - SP 1.643 - 3.768 2.287,06 1.642,70 2.115,02 3.110,71 3.767,78
Porto Seguro - BA 1.637 - 3.832 2.275,19 1.636,57 2.150,00 3.163,67 3.831,93
Maceió - AL 1.477 - 4.215 2.218,87 1.476,67 1.790,00 3.479,52 4.214,50
Porto Alegre - RS 1.522 - 3.714 2.110,58 1.522,40 1.899,00 3.066,34 3.714,04
João Pessoa - PB 1.412 - 2.890 1.714,56 1.412,42 1.500,00 2.386,26 2.890,31
Maringá - PR 1.732 - 2.925 1.976,80 1.732,03 1.887,00 2.414,53 2.924,55
Balneário Camboriú - SC 1.891 - 3.862 2.382,44 1.890,53 2.110,00 3.188,76 3.862,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.708 - 4.465 2.447,96 1.707,64 2.189,05 3.686,69 4.465,43
Rio de Janeiro 1.789 - 4.040 2.360,63 1.789,04 2.110,00 3.335,82 4.040,44
Bahia 1.514 - 3.770 2.120,66 1.514,13 1.918,09 3.112,63 3.770,11
Minas Gerais 1.485 - 3.509 2.033,72 1.484,67 1.800,00 2.897,02 3.508,96
Paraná 1.749 - 3.975 2.346,30 1.748,60 2.103,00 3.281,58 3.974,75
Santa Catarina 1.794 - 4.017 2.360,10 1.793,98 2.110,00 3.316,14 4.016,61
Pernambuco 1.468 - 3.844 2.089,54 1.468,12 1.873,00 3.174,04 3.844,49
Distrito Federal 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Rio Grande do Sul 1.602 - 3.845 2.194,09 1.601,88 2.000,00 3.174,80 3.845,41
Goiás 1.457 - 3.630 2.054,28 1.456,78 1.937,50 2.996,56 3.629,52
Ceará 1.448 - 3.666 1.998,53 1.448,00 1.750,00 3.027,06 3.666,47
Alagoas 1.494 - 4.531 2.346,62 1.494,45 1.948,00 3.740,48 4.530,59
Paraíba 1.415 - 2.795 1.695,74 1.415,04 1.500,00 2.307,56 2.794,99
Rio Grande do Norte 1.429 - 2.974 1.823,98 1.428,96 1.705,00 2.455,52 2.974,20
Mato Grosso 1.412 - 3.752 2.028,67 1.412,29 1.800,00 3.097,67 3.751,99
Espírito Santo 1.600 - 3.727 2.241,37 1.599,58 2.070,00 3.076,66 3.726,54
Maranhão 1.431 - 2.859 1.786,84 1.430,65 1.700,00 2.360,56 2.859,18
Mato Grosso do Sul 1.548 - 3.215 2.021,26 1.547,50 1.933,00 2.654,13 3.214,76
Sergipe 1.462 - 3.067 1.888,29 1.461,92 1.800,00 2.532,01 3.066,85
Pará 1.468 - 4.409 2.168,46 1.467,60 1.800,00 3.640,08 4.408,98
Piauí 1.435 - 3.370 1.864,22 1.435,00 1.568,50 2.782,55 3.370,30
Amazonas 1.452 - 3.300 1.953,84 1.452,20 1.798,00 2.724,30 3.299,75
Tocantins 1.438 - 2.246 1.578,43 1.438,00 1.525,00 1.854,33 2.246,02
Acre 1.412 - 2.422 1.602,29 1.412,00 1.456,00 2.000,00 2.422,46
Amapá 1.412 - 2.189 1.670,00 1.412,00 1.691,00 1.807,00 2.188,69


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de boate

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • liderar equipe;
    • encaminhar clientes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • escolher matéria-prima;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • controlar emissão de comandas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • recepcionar clientes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • orientar execução dos serviços;
    • aplicar normas do condomínio;
    • acomodar clientes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • demonstrar senso de organização;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • registrar pedido do cliente;
    • programar abastecimento dos setores;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • manter-se atualizado;
    • verificar estado das instalações;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • controlar venda de bilhetes;
    • distribuir funcionários em setores;
    • manter boa postura pessoal;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • motivar funcionários;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • implementar sanções disciplinares;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • acompanhar visitações;
    • demonstrar bom senso;
    • participar de programas de treinamento;
    • orientar pedido do cliente;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • planejar operações para datas especiais;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • pesquisar preços de produtos;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • executar preparação de bebidas;
    • demonstrar agilidade;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • atender reclamações;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;


    Setores que mais contratam Maître de boate no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Condomínios prediais
    • Comércio varejista de bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Cartunista