Salário para o cargo de Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação
CBO 1425-05 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

Um Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.540,29 e R$ 29.138,16, com a média salarial de R$ 11.709,76 e o salário mediana em R$ 9.851,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 11.709,76 140.517,11 2.927,44 55,19
1º Quartil 4.540,29 54.483,50 1.135,07 21,40
Salário Mediana 9.851,00 118.212,00 2.462,75 46,43
3º Quartil 22.222,01 266.664,07 5.555,50 104,74
Teto Salarial 29.138,16 349.657,92 7.284,54 137,34


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.540 - 35.952 16.609,66 5.540,19 15.276,50 29.682,52 35.952,36
Barueri - SP 7.743 - 29.798 16.047,23 7.743,47 15.500,00 24.601,31 29.797,85
Rio de Janeiro - RJ 1.692 - 32.710 11.968,59 1.691,91 10.459,00 27.005,21 32.709,52
Belo Horizonte - MG 3.404 - 25.630 11.647,29 3.404,36 10.747,50 21.160,32 25.630,01
Brasília - DF 2.701 - 22.917 10.356,34 2.700,86 9.878,50 18.920,56 22.917,14
Fortaleza - CE 2.422 - 23.819 8.005,24 2.421,68 5.001,00 19.665,46 23.819,39
Curitiba - PR 2.399 - 24.631 9.910,15 2.398,67 8.533,60 20.335,85 24.631,39
Porto Alegre - RS 3.346 - 24.186 10.955,81 3.346,42 9.022,00 19.967,75 24.185,54
Goiânia - GO 3.492 - 25.223 10.168,29 3.491,79 7.000,00 20.824,56 25.223,33
Recife - PE 3.338 - 26.613 10.233,44 3.337,67 7.233,00 21.971,67 26.612,74
Campinas - SP 3.393 - 31.285 12.526,12 3.393,38 11.065,50 25.829,02 31.284,88
Belém - PA 2.268 - 12.309 4.639,73 2.268,00 2.358,00 10.162,29 12.308,87
Salvador - BA 2.335 - 30.637 10.163,78 2.334,50 4.449,00 25.293,83 30.636,65
Manaus - AM 2.506 - 19.831 7.274,38 2.505,67 4.774,00 16.373,00 19.831,47
Nova Lima - MG 4.373 - 15.176 7.303,14 4.373,40 5.714,00 12.529,40 15.175,99
Serra - ES 1.619 - 15.400 4.119,25 1.619,20 1.788,00 12.714,00 15.399,58
Osasco - SP 2.004 - 31.912 14.323,79 2.003,50 15.935,00 26.347,00 31.912,28
Hortolândia - SP 12.761 - 43.385 24.496,18 12.761,25 24.627,01 35.818,75 43.384,74
Jundiaí - SP 6.166 - 34.149 16.177,22 6.166,25 14.876,00 28.193,50 34.148,81
Ribeirão Preto - SP 2.000 - 13.954 4.568,44 2.000,00 2.200,00 11.520,50 13.953,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.005 - 33.276 14.813,12 4.005,25 14.000,00 27.473,04 33.276,17
Rio de Janeiro 1.795 - 30.744 10.701,05 1.794,98 8.000,00 25.382,43 30.743,96
Minas Gerais 2.635 - 23.753 9.448,28 2.635,11 7.500,00 19.610,29 23.752,58
Paraná 2.147 - 20.444 7.906,43 2.147,44 5.715,00 16.878,86 20.444,18
Rio Grande do Sul 2.773 - 21.579 9.232,57 2.772,58 8.253,00 17.816,08 21.579,37
Santa Catarina 2.270 - 23.776 8.615,07 2.270,15 5.702,00 19.629,70 23.776,08
Distrito Federal 2.701 - 22.917 10.356,34 2.700,86 9.878,50 18.920,56 22.917,14
Ceará 2.493 - 23.836 8.356,10 2.492,62 5.304,00 19.679,31 23.836,16
Bahia 1.826 - 26.540 7.898,35 1.825,61 3.572,00 21.911,25 26.539,56
Goiás 2.532 - 21.513 8.109,96 2.531,69 5.529,50 17.761,44 21.513,19
Pernambuco 2.941 - 25.012 9.270,97 2.940,59 6.158,00 20.650,13 25.012,06
Pará 2.000 - 10.987 4.397,82 1.999,64 2.824,00 9.071,29 10.987,41
Espírito Santo 1.649 - 17.436 5.757,66 1.649,16 3.000,00 14.395,36 17.436,10
Mato Grosso 2.562 - 17.662 6.983,57 2.561,83 5.170,00 14.581,83 17.661,95
Amazonas 2.506 - 19.831 7.274,38 2.505,67 4.774,00 16.373,00 19.831,47
Mato Grosso do Sul 2.464 - 19.080 6.901,97 2.463,50 5.000,00 15.752,50 19.079,90
Maranhão 2.124 - 10.290 4.250,33 2.124,33 3.500,00 8.495,33 10.289,80
Rondônia 1.493 - 5.493 2.548,53 1.493,33 2.100,00 4.535,33 5.493,33
Alagoas 1.708 - 11.798 5.223,77 1.707,67 4.000,00 9.740,33 11.797,78
Sergipe 1.906 - 15.213 5.523,78 1.906,00 3.675,00 12.560,33 15.213,45
Paraíba 3.229 - 16.849 8.311,89 3.229,44 8.223,00 13.910,45 16.848,75
Piauí 1.658 - 14.922 5.484,75 1.657,50 4.375,00 12.319,50 14.921,75
Rio Grande do Norte 1.428 - 25.920 5.751,43 1.428,00 2.824,00 21.400,00 25.920,32
Tocantins 2.500 - 7.873 3.879,57 2.500,00 2.557,00 6.500,00 7.873,00


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • interagir com outras Áreas;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • divulgar planos e metas da área;
    • trabalhar em equipe;
    • controlar escopo do projeto;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • validar soluções;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • revisar pontos auditados;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • controlar andamento do projeto;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • estabelecer metas;
    • promover integração da equipe;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • demonstrar organização;
    • demonstrar proatividade;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • relatar andamento de projetos;
    • tomar decisões;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • acionar plano de contingência;
    • garantir integração dos produtos;
    • corrigir desvios;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • distribuir serviços à equipe;
    • traçar plano de comunicação;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • monitorar resultados;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • conduzir reuniões;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • dispensar funcionários;
    • aprovar produtos do projeto;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • elaborar análise de risco;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • antever cenários futuros;
    • coordenar implantação do projeto;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • identificar necessidades de clientes;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • registrar ocorrências;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • estimar benefícios de soluções;
    • negociar com fornecedores;
    • estabelecer prioridades;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • demonstrar expressão verbal;
    • selecionar profissionais;
    • traçar plano de contingência;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • analisar demandas;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • analisar escopo do negócio;
    • divulgar resultados da área;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • adaptar-se a mudanças;
    • demonstrar liderança;
    • controlar situações adversas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • homologar plano de contingência;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • demonstrar capacidade de persuasão;


    Setores que mais contratam Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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