Salário para o cargo de Geógrafo
CBO 2513-05 > Profissionais em pesquisa e análise geográfica

Geógrafo - Descrição, atividades e funções do cargo

Estudam a organização espacial por meio da interpretação e da interação dos aspectos físicos e humanos, regionalizam o território em escalas que variam do local ao global, avaliam os processos de produção do espaço, subsidiando o ordenamento territorial, participam do planejamento regional, urbano, rural, ambiental e da formulação de políticas de gestão do território, procedem estudos necessários ao estabelecimento de bases territoriais, emitem laudos e pareceres técnicos, monitoram uso e ocupação da terra, vistoriam áreas em estudo, estudam a pressão antrópica e diagnosticam impactos e tendências.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Cientistas sociais, psicólogos
        • Profissionais em pesquisa e análise geográfica



Principais locais de trabalho

Profissionais em pesquisa e análise geográfica atuam em institutos de estatística, órgãos de planejamento territorial municipais, estaduais e federais, empresas de consultoria que desenvolvem trabalhos aplicados à agricultura, pecuária e indústria. Prestam serviços a organismos internacionais. Trabalham como assalariados ou autônomos, com ou sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais em pesquisa e análise geográfica

Para atuar como geógrafo requer-se bacharelado em geografia e registro no CREA. Há tendência ao aumento de exigência de qualificação, como especialização, mestrado e doutorado.


Funções e atividades do Geógrafo

Profissionais em pesquisa e análise geográfica devem:

  • estabelecer bases territoriais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas geográficas;
  • disseminar informação produzida;
  • tratar informações geográficas em base georreferenciada;
  • participar de eventos;
  • regionalizar território;
  • avaliar os processos de produção do espaço;
  • fornecer subsídios ao ordenamento territorial;

Atividades

  • inventariar áreas de conservação;
  • participar de estudos para gerenciamento de bacias hidrográficas;
  • trocar informações técnicas com outros profissionais;
  • especificar parâmetros técnicos de construção de dados geográficos;
  • estabelecer bases territoriais para divulgação de dados;
  • associar informações alfanuméricas aos dados geográficos;
  • realizar trabalhos de campo;
  • apresentar trabalhos científicos;
  • interpretar base de dados;
  • participar do planejamento regional, urbano, rural e ambiental;
  • estudar a pressão antrópica;
  • emitir laudos e pareceres técnicos;
  • combinar planos de informação;
  • definir objetivos de regionalização;
  • participar de reuniões de integração;
  • organizar base de dados;
  • gerar resultados ;
  • interpretar fotografias aéreas e imagens orbitais;
  • organizar mapas político-administrativos;
  • participar na formulação de políticas de gestão do território;
  • definir áreas de estudo;
  • identificar processos passíveis de intervenção;
  • especificar sistema de coleta de dados geográficos;
  • gerar dados geográficos;
  • criar interfaces de consulta ao sistema de informações geográficas;
  • produzir cartas temáticas;
  • participar de feiras da área;
  • fornecer recortes territoriais para o planejamento;
  • detalhar metodologia;
  • acompanhar evolução político- administrativa;
  • proceder estudos para criação de distritos administrativos, municípios, estados, territórios e suas;
  • trabalhar em equipes interdisciplinares;
  • estabelecer unidades territoriais para pesquisas amostrais;
  • digitalizar planos de informação;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • qualificar agentes e processos de produção do espaço;
  • processar imagens por sensoriamento remoto;
  • produzir recortes espaciais para legislação e zoneamento;
  • construir cenários alternativos;
  • demonstrar raciocínio espacial;
  • mapear interações e fluxos;
  • determinar escala de trabalho;
  • levantar informações de aspectos físicos, humanos e territoriais;
  • redigir relatórios e textos científicos;
  • processar base de dados;
  • participar de zoneamento ecológico-econômico;
  • incentivar a articulação dos agentes de intervenção do espaço;
  • efetuar análises espaciais;
  • avaliar informações geográficas;
  • definir metodologias;
  • proceder demarcação de divisas municipais e limites estaduais;
  • apresentar resultados/conclusões para publicação ou uso;
  • assessorar área de legislação político-administrativa;
  • definir critérios para criação de unidades de conservação;
  • identificar agentes e processos de produção do espaço;
  • determinar objetivos do trabalho;
  • demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
  • traduzir espacialmente informações;
  • publicar mapas e atlas temáticos;
  • modelar projeto de sistema de informações geográficas (sig);
  • participar de congressos;
  • elaborar eia e rima;
  • elaborar plano diretor urbano;
  • gerar relatórios e mapas em formato digital e analógico;
  • atualizar dados geográficos;
  • delimitar regiões;
  • diagnosticar impactos e tendências;
  • avaliar interesses conflitantes;
  • elaborar cadastros técnicos, urbanos e rurais;
  • monitorar uso e ocupação da terra;
  • interpretar representações do território;
  • participar de encontros, simpósios e seminários;
  • analisar trabalhos para publicação;
  • levantar informações geográficas;
  • vistoriar áreas em estudo;
  • elaborar plano de manejo;
  • ler mapas;


Setores que mais contratam Geógrafo no mercado de trabalho

  • Serviços de engenharia
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Atividades de estudos geológicos
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




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