Salário para o cargo de Estenotipista técnico parlamentar
CBO 3515-15 > Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas

Estenotipista técnico parlamentar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Transformam a linguagem oral em escrita, registrando falas em sinais, decodificando-os em texto, revisam textos e documentos, organizam as atividades gerais da área e assessoram o seu desenvolvimento, coordenam a execução de tarefas, redigem textos e comunicam-se, oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Estenotipista técnico parlamentar

Um Estenotipista técnico parlamentar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.330,09 e R$ 2.887,38, com a média salarial de R$ 1.662,59 e o salário mediana em R$ 1.482,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Estenotipista técnico parlamentar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.662,59 19.951,04 415,65 8,51
1º Quartil 1.330,09 15.961,08 332,52 6,81
Salário Mediana 1.482,75 17.793,00 370,69 7,59
3º Quartil 2.202,04 26.424,43 550,51 11,27
Teto Salarial 2.887,38 34.648,50 721,84 14,77


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.256 - 3.160 1.714,69 1.255,87 1.482,75 2.608,80 3.159,86


Principais locais de trabalho

Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas trabalham em órgãos públicos e setores empresariais, tendo vínculo formal de emprego. Atuam de forma individual, normalmente sem supervisão e em ambientes fechados. Os horários são diurno para os taquígrafos e com revezamento de turnos para os demais. No exercício de algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como por exemplo trabalhar sob pressão, em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas

O exercício desse cargo requer curso técnico de nível médio completo para os técnicos em secretariado e estenotipista. A escolaridade para o taquígrafo pode variar de nível médio a superior completo. Adicionalmente, requer-se curso de especialização de mais de quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Estenotipista técnico parlamentar

Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas devem:

  • redigir textos;
  • organizar as atividades gerais;
  • revisar textos e documentos;
  • comunicar-se;
  • transformar a linguagem oral em linguagem escrita;
  • coordenar a execução das tarefas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar a Área;

  • Atividades

    • descrever imagens, atitudes e situações;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar alta capacidade de concentração;
    • manter sigilo;
    • assessorar cursos e eventos;
    • disponibilizar informações e documentos;
    • operar equipamento de telefonia;
    • agendar os compromissos e reuniões;
    • utilizar tele e videoconferência;
    • preparar viagens;
    • corrigir erros do texto;
    • treinar a velocidade do registro;
    • utilizar meios eletrônicos;
    • operar programas de computador;
    • agir com discrição;
    • enviar e receber malotes;
    • solicitar cursos de aperfeiçoamento;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • classificar arquivos;
    • utilizar processos de impressão;
    • distribuir as tarefas aos colaboradores;
    • registrar a entrada de informações e documentos;
    • arquivar informações e documentos;
    • produzir legendas em tempo real para deficientes auditivos;
    • manter a fidedignidade do relato;
    • ordenar tarefas;
    • transformar as falas em sinais taquígrafos e estenográficos;
    • atualizar o dicionário pessoal;
    • agir com dinamismo;
    • atualizar o cadastro de fornecedores e clientes;
    • transformar os sinais taquígrafos e estenográficos em texto;
    • controlar o estoque de materiais de escritório;
    • compor cadastro de fornecedores e clientes;
    • preparar a escala de trabalho;
    • converter falas em textos, simultaneamente;
    • manter-se informado;
    • divulgar informações de interesse dos funcionários;
    • preparar planilhas;
    • registrar as despesas;
    • atuar com pontualidade;
    • preparar cartas, memorandos;
    • demonstrar eficiência;
    • verificar a qualidade e desempenho do serviço;
    • planejar as atividades;
    • armazenar os documentos e informações em meio eletrônico;
    • controlar o banco de horas do setor;
    • participar de eventos técnicos;
    • administrar verbas disponíveis;
    • atender demandas dos clientes externos;
    • identificar oradores;
    • concatenar as transcrições e documentos;
    • supervisionar o andamento do serviço;
    • enviar as informações ao diário oficial;
    • ajustar o texto à redação técnica;
    • intermediar as relações interpessoais;
    • demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras;
    • auxiliar na seleção de pessoal do setor;
    • elaborar apresentações;
    • priorizar elaboração de documentos legais de urgência;
    • providenciar envio e recebimento de malotes;
    • indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento;
    • monitorar a satisfação do cliente interno e externo;
    • elaborar gráficos;
    • proporcionar acesso as informações aos deficientes físicos;
    • otimizar procedimentos de trabalho;
    • atualizar-se tecnicamente;
    • requisitar microfilmagem de documentos;
    • elaborar relatórios;
    • auxiliar nas reuniões e apresentações;
    • manter documentação da área em ordem;
    • fiscalizar a entrega do trabalho;
    • estruturar logicamente os textos;
    • editorar o texto para divulgação;
    • trajar-se conforme as normas;
    • requisitar material de escritório;
    • pesquisar na internet;
    • controlar o agendamento da prestação de serviço;
    • assistir o cliente interno e externo;
    • cadastrar fornecedores e clientes;
    • analisar documentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • elaborar atas e pautas;


    Setores que mais contratam Estenotipista técnico parlamentar no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Cartórios
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Fabricação de biscoitos e bolachas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Comércio varejista de laticínios e frios
    • Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para as indústrias de alimentos, bebidas e fumo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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