Salário para o cargo de Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Um Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.426,04 e R$ 3.058,10, com a média salarial de R$ 1.753,43 e o salário mediana em R$ 1.507,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.753,43 21.041,14 438,36 8,23
1º Quartil 1.426,04 17.112,53 356,51 6,69
Salário Mediana 1.507,00 18.084,00 376,75 7,07
3º Quartil 2.332,24 27.986,83 583,06 10,94
Teto Salarial 3.058,10 36.697,16 764,52 14,35


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 5.251 2.193,21 1.412,00 1.412,00 4.335,00 5.250,68
Curitiba - PR 1.412 - 2.236 1.560,06 1.412,00 1.507,00 1.845,90 2.235,81
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 2.686 1.624,26 1.412,00 1.412,00 2.217,93 2.686,43
Belo Horizonte - MG 1.412 - 1.815 1.433,69 1.412,00 1.412,00 1.498,77 1.815,35
Barueri - SP 1.700 - 4.415 2.351,07 1.700,45 1.837,00 3.645,45 4.415,48
Vila Velha - ES 1.603 - 2.434 1.743,47 1.603,00 1.715,00 2.009,73 2.434,24
Porto Alegre - RS 1.412 - 2.053 1.499,70 1.412,00 1.412,00 1.694,98 2.053,00
São Carlos - SP 1.825 - 2.257 1.854,32 1.824,57 1.863,00 1.863,00 2.256,52
Fortaleza - CE 1.412 - 2.059 1.503,87 1.412,00 1.412,00 1.700,00 2.059,09
Campinas - SP 1.412 - 2.009 1.469,53 1.412,00 1.412,00 1.658,57 2.008,91
Ribeirão Preto - SP 1.463 - 1.938 1.513,74 1.463,00 1.463,00 1.600,00 1.937,97
Goiânia - GO 1.412 - 3.146 1.730,64 1.412,00 1.475,00 2.597,00 3.145,56
Recife - PE 1.412 - 2.268 1.548,53 1.412,00 1.412,00 1.872,50 2.268,03
Franca - SP 1.463 - 1.900 1.498,63 1.463,00 1.463,00 1.568,50 1.899,81
Florianópolis - SC 1.412 - 2.259 1.546,52 1.412,00 1.412,00 1.865,25 2.259,25
Brasília - DF 1.412 - 2.202 1.563,07 1.412,00 1.524,00 1.818,00 2.202,02
Manaus - AM 1.412 - 2.097 1.524,69 1.412,00 1.480,00 1.731,00 2.096,64
Cravinhos - SP 1.450 - 1.756 1.450,00 1.450,00 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Vitoria - ES 1.412 - 2.786 1.675,55 1.412,00 1.412,00 2.300,00 2.785,83
Marabá - PA 2.200 - 3.562 2.334,73 2.200,00 2.200,00 2.941,00 3.562,23


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 3.997 1.978,69 1.412,00 1.600,00 3.299,63 3.996,62
Paraná 1.412 - 2.402 1.599,57 1.412,00 1.507,00 1.983,46 2.402,43
Rio de Janeiro 1.412 - 2.659 1.646,13 1.412,00 1.482,00 2.195,32 2.659,03
Minas Gerais 1.412 - 2.143 1.509,87 1.412,00 1.412,00 1.769,53 2.143,31
Espírito Santo 1.508 - 2.510 1.730,59 1.507,50 1.715,00 2.071,93 2.509,58
Rio Grande do Sul 1.412 - 2.630 1.614,81 1.412,00 1.412,00 2.171,43 2.630,11
Ceará 1.412 - 2.040 1.493,07 1.412,00 1.412,00 1.684,50 2.040,32
Santa Catarina 1.412 - 2.403 1.607,01 1.412,00 1.508,00 1.983,67 2.402,68
Goiás 1.412 - 2.985 1.728,08 1.412,00 1.525,50 2.464,17 2.984,67
Pará 1.430 - 3.024 1.906,22 1.430,40 1.900,00 2.496,40 3.023,71
Pernambuco 1.412 - 2.524 1.611,84 1.412,00 1.412,00 2.083,75 2.523,90
Distrito Federal 1.412 - 2.202 1.563,07 1.412,00 1.524,00 1.818,00 2.202,02
Amazonas 1.412 - 2.097 1.524,69 1.412,00 1.480,00 1.731,00 2.096,64
Roraima 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Bahia 1.412 - 2.609 1.662,88 1.412,00 1.475,50 2.154,00 2.608,99
Maranhão 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Sergipe 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Piauí 2.500 - 3.634 2.600,00 2.500,00 2.500,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • entrevistar o responsável familiar;
  • verificar consistência da informação;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • realizar triagem;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • preparar dados para análise;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;

  • Atividades

    • evidenciar senso de organização;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • demonstrar imparcialidade;
    • conferir cálculos;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • atualizar cadastro da família;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • elaborar gráficos;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • identificar a demanda da família;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • apresentar boa dicção;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • estimar tendências;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • verificar coerência da resposta;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • aplicar programas estatísticos;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • verificar dados;
    • atender as famílias;
    • controlar a especificação do produto;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • manter pontualidade;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • agendar entrevistas;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • identificar a composição familiar;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • aplicar questionário de opinião;
    • elaborar tabelas;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • quantificar consumo de produtos;
    • cadastrar domicílios;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • demonstrar credibilidade;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • esclarecer dúvidas;
    • identificar a situação da família;
    • selecionar o formulário adequado;
    • corrigir informação levantada;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • verificar cadastro;
    • codificar informações;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • cadastrar famílias;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • demonstrar paciência;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • registrar com fidedignidade;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • recuperar informação não preenchida;
    • sugerir alterações em questionários;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • demonstrar discernimento;
    • coletar preços no comércio;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • organizar base de dados;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • agir com perseverança;


    Setores que mais contratam Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Agências de publicidade
    • Treinamento em informática
    • Outras atividades de prestação de serviços de informação
    • Atividades de contabilidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua