Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais da comunicação e da informação
- Profissionais da escrita
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Profissionais da escrita desenvolvem a escrita, trabalho intelectual e subjetivo, tanto no conteúdo, como na forma de organizá-lo e desenvolvê-lo. Trabalham geralmente como autônomos, podendo exercer outras atividades de forma concomitante à escrita. São encontrados em várias atividades econômicas, dentre elas, no ensino e nas atividades culturais e recreativas. Costumam trabalhar sozinhos - exceção feita aos autores- roteiristas que trabalham em equipes interdisciplinares, em geral, em horários irregulares. Os processos de concepção e criação são partes importantes do seu trabalho, assim como as habilidades de organização, pesquisa, obervação e reflexão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais da escrita
O exercício do trabalho não requer formação escolar definida, senso imprescindível o domínio da língua, bem como das linguagens específicas aos vários veículos de comunicação para os quais se pode escrever, como teatro, TV, cinema etc. É freqüente a ocorrência de profissionais autodidatas.
Funções e atividades do Enciclopedista
Profissionais da escrita devem:
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar esquema preliminar;
- divulgar a obra;
- pesquisar temas pertinentes ao projeto;
- escrever textos;
- buscar a publicação ou encenação da obra literária;
- criar projeto literário;
Atividades
- participar de lançamentos da obra;
- procurar coordenador de coleções;
- buscar subsídios nas memórias de leituras (textos escritos, imagens, espetáculos etc);
- pesquisar música;
- refazer o livro didático periodicamente;
- consultar especialistas;
- demonstrar senso de observação;
- dominar a língua;
- selecionar material coletado;
- utilizar recursos retóricos para sedução dos leitores;
- considerar público alvo;
- procurar editor para publicação;
- procurar agentes literários;
- participar de mesas redondas;
- reelaborar o texto final considerando pareceres críticos;
- pesquisar teatro;
- demonstrar hábito de leitura;
- considerar diretrizes dos órgãos oficiais;
- buscar subsídios na memória (emocionais, experiência pessoal);
- analisar propostas de trabalho pré-definidas;
- participar de feiras de livros e exposições;
- pesquisar iconografia;
- divulgar a obra junto a críticos e resenhistas;
- adequar linguagem ao público alvo;
- dominar a linguagem específica do veículo (tv, livro, cinema, teatro, jornal etc);
- participar de comissões julgadoras;
- elaborar e reelaborar o texto;
- definir formas metodológicas na obra didática;
- pesquisar cinema;
- apresentar relatórios do desenvolvimento do trabalho;
- situar projeto em um determinado espaço, tempo.;
- conceder entrevistas;
- enviar textos para concursos literários;
- utilizar a internet como meio de divulgação da obra;
- pesquisar textos jornalísticos;
- pesquisar os sons das palavras;
- pesquisar fontes historiográficas;
- considerar prazos na elaboração do texto;
- decodificar a obra para o público alvo;
- justificar as ideias apresentadas no texto técnico, didático e científico;
- realizar pesquisa de campo;
- pesquisar palavras, gírias e formas de expressão;
- demonstrar criatividade;
- discutir direitos autorais;
- negociar contrato de edição;
- definir foco narrativo;
- definir conceitos a serem desenvolvidos na obra técnica, didática e científica;
- realizar palestras para divulgar a obra;
- desenvolver intuição;
- definir gênero da obra (forma e conteúdo);
- pesquisar textos literário;
- escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra;
- participar de concursos;
- considerar diretrizes formuladas para projeto;