Salário para o cargo de Emendador de câmaras de ar
CBO 9921-15 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Emendador de câmaras de ar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Emendador de câmaras de ar

Um Emendador de câmaras de ar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.606,60 e R$ 3.325,45, com a média salarial de R$ 1.972,64 e o salário mediana em R$ 1.840,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Emendador de câmaras de ar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.972,64 23.671,72 493,16 9,02
1º Quartil 1.606,60 19.279,19 401,65 7,35
Salário Mediana 1.840,00 22.080,00 460,00 8,42
3º Quartil 2.536,13 30.433,58 634,03 11,60
Teto Salarial 3.325,45 39.905,42 831,36 15,21


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.599 - 3.483 2.112,24 1.598,78 2.000,00 2.875,23 3.482,56
Goiânia - GO 1.464 - 2.624 1.742,32 1.463,64 1.653,00 2.166,26 2.623,84
Rio de Janeiro - RJ 1.447 - 3.219 1.878,03 1.447,15 1.621,00 2.657,87 3.219,29
Belo Horizonte - MG 1.450 - 3.090 1.860,55 1.450,31 1.635,00 2.551,07 3.089,93
São Carlos - SC 1.910 - 2.463 1.956,61 1.910,00 1.910,00 2.033,28 2.462,76
Rondonópolis - MT 1.487 - 3.256 1.937,09 1.487,13 1.782,50 2.687,84 3.255,59
Campo Grande - MS 1.416 - 2.999 1.800,05 1.415,72 1.637,00 2.476,17 2.999,22
Curitiba - PR 1.662 - 3.002 1.975,63 1.662,15 1.833,00 2.478,55 3.002,10
Brasília - DF 1.412 - 3.042 1.742,70 1.412,00 1.510,00 2.511,64 3.042,17
Joinville - SC 1.744 - 3.298 2.163,32 1.744,35 2.000,00 2.722,78 3.297,91
Guarulhos - SP 1.817 - 3.370 2.211,42 1.816,97 2.050,00 2.781,91 3.369,53
Manaus - AM 1.450 - 3.078 1.843,87 1.450,22 1.700,00 2.540,87 3.077,58
Ribeirão Preto - SP 1.707 - 3.353 2.137,98 1.706,66 2.049,00 2.768,09 3.352,79
Rio Verde - GO 1.435 - 3.449 2.065,45 1.434,50 2.000,00 2.847,25 3.448,67
Três Lagoas - MS 1.628 - 3.145 2.026,44 1.628,11 1.918,00 2.596,40 3.144,83
Uberlândia - MG 1.514 - 3.129 1.914,06 1.514,33 1.800,00 2.583,21 3.128,87
Cascavel - PR 1.547 - 2.845 1.850,48 1.547,37 1.800,00 2.349,04 2.845,23
Ponta Grossa - PR 1.688 - 2.680 1.909,72 1.688,34 1.823,23 2.212,46 2.679,80
São Bernardo do Campo - SP 1.656 - 3.336 2.161,70 1.656,05 2.100,00 2.754,04 3.335,77
Piracicaba - SP 1.756 - 3.704 2.269,77 1.755,63 2.063,00 3.058,28 3.704,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.665 - 3.446 2.152,95 1.664,51 2.049,00 2.844,93 3.445,86
Minas Gerais 1.431 - 3.180 1.881,63 1.431,23 1.700,00 2.625,65 3.180,26
Paraná 1.608 - 2.997 1.956,35 1.607,56 1.825,00 2.474,20 2.996,82
Santa Catarina 1.660 - 3.221 2.043,27 1.660,37 1.910,00 2.659,54 3.221,31
Rio Grande do Sul 1.579 - 2.785 1.859,63 1.578,99 1.770,00 2.299,04 2.784,66
Goiás 1.441 - 3.315 1.948,92 1.441,14 1.800,00 2.737,13 3.315,30
Mato Grosso 1.466 - 4.059 2.239,80 1.466,12 2.000,00 3.351,41 4.059,32
Rio de Janeiro 1.452 - 3.042 1.831,54 1.451,73 1.645,00 2.511,67 3.042,21
Mato Grosso do Sul 1.475 - 3.338 1.977,53 1.474,70 1.801,00 2.755,81 3.337,92
Bahia 1.415 - 2.963 1.787,67 1.414,58 1.600,00 2.446,13 2.962,82
Pará 1.442 - 3.244 1.912,57 1.442,37 1.750,00 2.678,16 3.243,86
Espírito Santo 1.428 - 2.802 1.729,45 1.427,59 1.525,00 2.313,27 2.801,90
Pernambuco 1.414 - 2.442 1.638,50 1.414,46 1.561,00 2.015,93 2.441,76
Ceará 1.425 - 2.935 1.763,56 1.425,40 1.560,00 2.423,03 2.934,84
Rondônia 1.473 - 2.958 1.795,25 1.472,91 1.600,00 2.442,22 2.958,09
Maranhão 1.443 - 3.104 1.902,15 1.442,55 1.800,00 2.562,50 3.103,78
Distrito Federal 1.412 - 3.042 1.742,70 1.412,00 1.510,00 2.511,64 3.042,17
Amazonas 1.453 - 3.091 1.856,82 1.453,25 1.700,00 2.551,62 3.090,60
Tocantins 1.426 - 2.785 1.708,03 1.426,14 1.500,00 2.299,23 2.784,89
Alagoas 1.412 - 2.715 1.701,68 1.412,00 1.553,00 2.241,83 2.715,37
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.522 1.605,35 1.412,00 1.431,00 2.082,16 2.521,97
Paraíba 1.414 - 2.505 1.646,51 1.414,39 1.510,00 2.067,93 2.504,74
Piauí 1.413 - 2.798 1.718,83 1.413,43 1.500,00 2.310,17 2.798,15
Sergipe 1.412 - 2.029 1.521,46 1.412,00 1.512,00 1.674,89 2.028,68
Acre 1.412 - 2.276 1.522,38 1.412,00 1.412,00 1.879,00 2.275,90
Amapá 1.412 - 2.610 1.695,08 1.412,00 1.500,00 2.154,67 2.609,80
Roraima 1.412 - 2.007 1.463,53 1.412,00 1.412,00 1.656,75 2.006,71


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Emendador de câmaras de ar

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • ressulcar pneus;
  • lavar chassi;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • trocar pneus;
  • lavar peças;
  • reparar câmara de ar;
  • prestar socorro a veículos;
  • realizar alinhamento;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;

  • Atividades

    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • retirar núcleo de válvula;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • verificar vazamentos;
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • manter calibragem dos pneus;
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • trabalhar com segurança;
    • consultar ficha do pneu;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • verificar freios;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • afrouxar porcas;
    • demonstrar educação;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • trabalhar em equipe;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • escovar roda e friso da roda;
    • vulcanizar pneu;
    • fixar borracha de ligação;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • retirar friso;
    • verificar condições do pneu;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • realizar rodízio de pneus;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • medir alinhamento do chassi;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • secar câmara de ar;
    • descolar talões do pneu;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • receber peças desmontadas;
    • retirar pneu da roda;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • erguer veículos;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • verificar ovalação da roda;
    • retirar agulha do refil;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • examinar pneu;
    • demonstrar eficiência;
    • centralizar rodas raiadas;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • demonstrar paciência;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • fixar manchão no pneu;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • passar cola no local do furo;
    • demonstrar responsabilidade;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • retirar objeto perfurante;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • remover resíduos;
    • fixar válvula na câmara;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • participar em reuniões da cipa;
    • controlar as peças;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • limpar parte interna do pneu;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • demonstrar senso de humor;
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • demonstrar senso de observação;
    • retirar cônicos e porcas;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • limpar lado externo do pneu;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • trocar água de caixa d'água;
    • separar pneus por medidas;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • escarear local do remendo;
    • colocar câmara no pneu;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • esgotar água do compressor;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • localizar furo;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • levantar informações sobre o local;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • sinalizar pista;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • marcar pneu;
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • descontaminar local do conserto;
    • apertar porcas em sentido x;
    • fixar rodas com parafusos;
    • assentar friso na roda;
    • preparar produto (desengraxante);
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • verificar óleo do compressor;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • inspecionar pneu;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • limpar ferramentas;
    • demonstrar pontualidade;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • calibrar pneu;


    Setores que mais contratam Emendador de câmaras de ar no mercado de trabalho

    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Reforma de pneumáticos usados
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Fabricação de álcool




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: