Salário para o cargo de Emendador de câmaras de ar
CBO 9921-15 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Emendador de câmaras de ar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Emendador de câmaras de ar

Um Emendador de câmaras de ar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.223,12 e R$ 2.863,68, com a média salarial de R$ 1.586,80 e o salário mediana em R$ 1.411,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Emendador de câmaras de ar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.586,80 19.041,64 396,70 7,27
1º Quartil 1.223,12 14.677,43 305,78 5,60
Salário Mediana 1.411,00 16.932,00 352,75 6,47
3º Quartil 2.183,96 26.207,55 545,99 10,01
Teto Salarial 2.863,68 34.364,13 715,92 13,12


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 2.784 1.691,55 1.288,23 1.566,36 2.298,69 2.784,25
Rio de Janeiro - RJ 1.185 - 2.716 1.542,19 1.185,36 1.331,00 2.242,07 2.715,67
Goiânia - GO 1.092 - 2.293 1.416,12 1.091,60 1.358,50 1.893,27 2.293,19
Curitiba - PR 1.327 - 2.273 1.533,82 1.327,23 1.450,00 1.876,99 2.273,47
Belo Horizonte - MG 1.125 - 2.192 1.391,02 1.124,70 1.291,00 1.809,49 2.191,71
Uberlândia - MG 1.101 - 1.941 1.276,33 1.100,80 1.174,88 1.602,10 1.940,51
Contagem - MG 1.093 - 2.405 1.429,90 1.092,83 1.274,06 1.985,55 2.404,96
Brasília - DF 1.141 - 2.361 1.469,45 1.140,81 1.400,00 1.948,88 2.360,55
Guarulhos - SP 1.445 - 2.706 1.779,28 1.444,81 1.676,22 2.234,29 2.706,24
São Bernardo do Campo - SP 1.384 - 2.881 1.777,59 1.384,26 1.600,00 2.378,55 2.880,97
Campo Grande - MS 1.120 - 2.427 1.430,38 1.120,03 1.276,00 2.003,85 2.427,12
Rondonópolis - MT 1.157 - 2.461 1.525,16 1.157,40 1.461,40 2.032,11 2.461,35
Fortaleza - CE 1.112 - 2.190 1.386,96 1.111,66 1.300,00 1.808,46 2.190,46
Itajaí - SC 1.288 - 2.419 1.544,53 1.288,32 1.400,00 1.997,19 2.419,06
Manaus - AM 1.090 - 2.302 1.373,85 1.090,26 1.183,51 1.900,46 2.301,90
Maringá - PR 1.458 - 2.611 1.725,01 1.458,10 1.600,00 2.155,81 2.611,18
Sete Lagoas - MG 1.152 - 1.905 1.327,44 1.152,23 1.296,13 1.573,19 1.905,50
Porto Alegre - RS 1.244 - 2.238 1.478,24 1.243,75 1.388,53 1.847,84 2.238,16
Serra - ES 1.130 - 2.334 1.464,02 1.129,75 1.396,13 1.927,14 2.334,21
São Luís - MA 1.111 - 2.154 1.380,36 1.111,42 1.251,70 1.778,57 2.154,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.315 - 4.353 2.026,73 1.315,10 1.600,00 3.593,66 4.352,75
Minas Gerais 1.080 - 2.223 1.363,69 1.080,14 1.229,22 1.835,11 2.222,74
Paraná 1.227 - 2.290 1.511,35 1.226,85 1.448,96 1.890,25 2.289,53
Rio Grande do Sul 1.229 - 3.030 1.623,03 1.229,03 1.365,00 2.501,32 3.029,67
Santa Catarina 1.270 - 2.386 1.527,47 1.269,92 1.400,80 1.969,63 2.385,68
Goiás 1.073 - 2.361 1.435,64 1.072,87 1.372,80 1.949,30 2.361,05
Mato Grosso 1.086 - 2.627 1.544,98 1.085,73 1.436,24 2.169,18 2.627,38
Rio de Janeiro 1.191 - 2.801 1.570,48 1.190,86 1.341,93 2.312,60 2.801,09
Mato Grosso do Sul 1.139 - 2.479 1.509,75 1.138,70 1.405,30 2.046,96 2.479,34
Pará 1.079 - 2.233 1.388,31 1.078,56 1.300,00 1.843,99 2.233,50
Bahia 1.048 - 2.190 1.332,10 1.047,98 1.200,00 1.807,78 2.189,64
Espírito Santo 1.087 - 2.115 1.334,11 1.086,66 1.200,00 1.746,40 2.115,30
Pernambuco 1.072 - 1.914 1.261,84 1.071,99 1.189,00 1.579,82 1.913,53
Ceará 1.052 - 2.135 1.304,18 1.051,77 1.168,00 1.762,52 2.134,82
Maranhão 1.085 - 2.163 1.369,64 1.085,28 1.251,70 1.785,54 2.162,71
Rondônia 1.092 - 2.137 1.308,87 1.092,38 1.178,00 1.764,28 2.136,95
Alagoas 1.070 - 1.814 1.274,46 1.070,35 1.282,53 1.497,93 1.814,34
Tocantins 1.076 - 1.948 1.284,05 1.076,18 1.217,00 1.608,03 1.947,70
Distrito Federal 1.141 - 2.361 1.469,45 1.140,81 1.400,00 1.948,88 2.360,55
Paraíba 1.047 - 1.797 1.189,66 1.047,05 1.110,00 1.483,47 1.796,82
Amazonas 1.090 - 2.318 1.387,45 1.089,90 1.258,63 1.913,52 2.317,71
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.709 1.186,67 1.045,16 1.148,88 1.410,62 1.708,58
Piauí 1.049 - 1.899 1.245,72 1.048,71 1.108,92 1.568,24 1.899,50
Sergipe 1.077 - 1.690 1.212,82 1.076,75 1.189,42 1.395,13 1.689,82
Acre 1.109 - 1.682 1.192,07 1.108,90 1.128,60 1.388,74 1.682,09
Amapá 1.052 - 2.443 1.434,91 1.051,97 1.364,63 2.017,21 2.443,30
Roraima 1.054 - 2.149 1.325,70 1.054,33 1.210,00 1.773,97 2.148,68


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Emendador de câmaras de ar

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • lavar chassi;
  • prestar socorro a veículos;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • reparar câmara de ar;
  • lavar peças;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ressulcar pneus;
  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • realizar alinhamento;
  • trocar pneus;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • realizar manutenção de equipamentos;

  • Atividades

    • acionar máquina para girar pneu;
    • trabalhar com segurança;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • limpar ferramentas;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • demonstrar responsabilidade;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • posicionar macaco na base do carro;
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • limpar lado externo do pneu;
    • localizar furo;
    • esgotar água do compressor;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • verificar condições do pneu;
    • verificar óleo do compressor;
    • afrouxar porcas;
    • retirar pneu da roda;
    • demonstrar eficiência;
    • marcar pneu;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • passar cola no local do furo;
    • retirar cônicos e porcas;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • retirar agulha do refil;
    • controlar as peças;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • participar em reuniões da cipa;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • remover resíduos;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • manter calibragem dos pneus;
    • trocar água de caixa d'água;
    • fixar válvula na câmara;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • demonstrar senso de humor;
    • verificar vazamentos;
    • medir alinhamento do chassi;
    • examinar pneu;
    • consultar ficha do pneu;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • inspecionar pneu;
    • fixar rodas com parafusos;
    • sinalizar pista;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • demonstrar paciência;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • demonstrar educação;
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • vulcanizar pneu;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • colocar câmara no pneu;
    • retirar friso;
    • realizar rodízio de pneus;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • descontaminar local do conserto;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • limpar parte interna do pneu;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • escovar roda e friso da roda;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • assentar friso na roda;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar pontualidade;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • receber peças desmontadas;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • secar câmara de ar;
    • levantar informações sobre o local;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • separar pneus por medidas;
    • fixar manchão no pneu;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • centralizar rodas raiadas;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • fixar borracha de ligação;
    • preparar produto (desengraxante);
    • retirar objeto perfurante;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • erguer veículos;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • calibrar pneu;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • demonstrar senso de observação;
    • descolar talões do pneu;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • escarear local do remendo;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • retirar núcleo de válvula;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • verificar freios;
    • apertar porcas em sentido x;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • verificar ovalação da roda;


    Setores que mais contratam Emendador de câmaras de ar no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Reforma de pneumáticos usados
    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Fabricação de álcool
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista