Salário para o cargo de Economista doméstico
Assistentes sociais e economistas domésticos > CBO 2516-10

Economista doméstico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Prestam serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação, planejam, coordenam e avaliam planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras), atuando nas esferas pública e privada, orientam e monitoram ações em desenvolvimento relacionados à economia doméstica, nas áreas de habitação, vestuário e têxteis, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação e saúde, desempenham tarefas administrativas e articulam recursos financeiros disponíveis.

Quanto ganha um Economista doméstico

Um Economista doméstico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.435,63 e R$ 8.104,42, com a média salarial de R$ 4.077,35 e o salário mediana em R$ 4.545,66 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Economista doméstico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.077,35 48.928,16 1.019,34 20,78
1º Quartil 2.435,63 29.227,56 608,91 12,41
Salário Mediana 4.545,66 54.547,92 1.136,42 23,17
3º Quartil 6.180,78 74.169,32 1.545,19 31,50
Teto Salarial 8.104,42 97.253,04 2.026,10 41,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Cientistas sociais, psicólogos
        • Assistentes sociais e economistas domésticos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.871 - 7.660 5.024,70 2.871,21 6.000,00 6.323,77 7.659,54
Uba - MG 1.568 - 2.809 2.021,25 1.568,00 2.319,37 2.319,37 2.809,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.875 - 7.736 4.422,16 1.875,02 4.660,00 6.387,15 7.736,30


Principais locais de trabalho

Assistentes sociais e economistas domésticos trabalham em instituições das esferas pública e privada, bem como em ONG. Podem atuar em empresas ou instituições do setor agropecuário, comercial, industrial e de serviços. O foco de atuação é a família (ou indíviduo). São estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno, podendo, o assistente social trabalhar em horários irregulares durante plantões e em casos emergenciais. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Assistentes sociais e economistas domésticos

O exercicio dessas ocupações requer curso superior em serviço social para a ocupação de Assistente social e formação em Economia doméstica para a ocupação de Economista doméstico.


Funções e atividades do Economista doméstico

Assistentes sociais e economistas domésticos devem:

  • avaliar ações;
  • desenvolver capacidades e possibilidades individuais e coletivas;
  • promover eventos técnicos e sociais;
  • pesquisar a realidade social;
  • articular recursos disponíveis;
  • planejar políticas sociais;
  • realizar a gestão de programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar procedimentos técnicos;
  • desempenhar tarefas administrativas;

  • Atividades

    • orientar sobre a otimização do uso de recursos;
    • definir recursos materiais;
    • providenciar documentação oficial;
    • acompanhar a execução de programas, projetos, serviços e planos;
    • administrar recursos financeiros;
    • orientar sobre aspectos ergonômicos do trabalho;
    • consultar organizações e especialistas;
    • elaborar pareceres técnicos;
    • analisar as técnicas utilizadas;
    • elaborar instrumentos técnicos;
    • participar de simpósios, congressos e eventos técnico-científicos;
    • articular recursos para a inserção no mercado de trabalho;
    • contornar situações adversas;
    • articular com poder executivo judiciário nas três esferas de poder;
    • avaliar satisfação dos usuários;
    • elaborar planos, programas projetos e serviços;
    • analisar demanda e coberturas;
    • realizar preceptoria profissional;
    • pesquisar características da área de atuação;
    • criar critérios e indicadores para avaliação;
    • articular uma rede de atendimento;
    • identificar possibilidades de geração de renda;
    • formular rotinas e procedimentos profissionais;
    • demonstrar capacidade de escuta profissional;
    • trabalhar com ética profissional;
    • desenvolver grupos e atividades socioeducativas;
    • pesquisar informações ´in loco´;
    • lidar com situações adversas;
    • coordenar grupos de trabalho;
    • registrar atendimentos;
    • delimitar o problema;
    • controlar fluxo de documentos;
    • definir recursos financeiros;
    • identificar recursos financeiros disponíveis;
    • definir resultados e aquisições desejadas na política;
    • analisar dados;
    • coletar dados;
    • realizar pesquisas bibliográficas e documentais;
    • orientar sobre serviços e recursos sociais;
    • atribuir tarefas à equipe;
    • formar parcerias;
    • estabelecer cronograma;
    • organizar grupos socioeducativos;
    • supervisionar estágios curriculares;
    • levantar número de usuários;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • respeitar as diversidades étnicas, culturais, de gênero, de credo, de orientação sexual, etc;
    • capacitar pessoal;
    • propor verbas orçamentárias;
    • demonstrar autocontrole;
    • compilar dados;
    • avaliar resultados de programas, projetos, serviços e planos;
    • contratar pessoal e serviços;
    • participar de comissões técnicas;
    • definir metodologia;
    • realizar avaliação social;
    • estudar viabilidade de projetos propostos;
    • determinar natureza e objetivos do evento;
    • realizar atendimentos sociais;
    • requisitar reforço policial;
    • organizar o processo participativo na política;
    • emitir laudo e parecer social;
    • buscar parceiros;
    • definir público beneficiário;
    • integrar grupos de estudo de casos;
    • realizar estudo socioeconômico;
    • organizar dados coletados;
    • realocar recursos disponíveis;
    • demonstrar ousadia;
    • preparar programação;
    • lidar com estresse;
    • realizar entrevistas sociais;
    • produzir material educativo;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar a satisfação do usuário;
    • articular com movimentos sociais;
    • selecionar pessoal;
    • identificar demandas;
    • escalar pessoal;
    • definir objetivos e metas;
    • assessorar órgãos públicos, empresas e organizações civis;
    • preencher formulários;
    • solicitar vagas em serviços e equipamentos sociais;
    • controlar custos;
    • formular instrumental (formulários, questionários, etc);
    • monitorar atendimento dos compromissos acordados com o usuário;
    • definir parceiros;
    • orientar sobre direitos e deveres;
    • difundir resultados da pesquisa;
    • participar de grupos de estudo;
    • fazer estatísticas;
    • esclarecer dúvidas;
    • estabelecer critérios de atendimento;
    • pesquisar interesses e necessidades da população;
    • captar recursos financeiros, materiais e humanos;
    • estabelecer prioridades;
    • ensinar a otimização do uso de recursos;
    • participar de equipes multiprofissionais e intersetoriais;
    • pesquisar organizações e instituições públicas e privadas;
    • formular cardápios para sadios;
    • cadastrar usuários, entidades e recursos;
    • denunciar situações de violência e violação de direitos;
    • manter o sigilo profissional;
    • preparar anais para publicação;
    • orientar sobre direitos sociais;
    • orientar sobre rotinas da instituição;
    • identificar recursos sociais disponíveis;
    • mediar conflitos;
    • negociar com organizações e instituições públicas e privadas;
    • avaliar cumprimento dos objetivos de programas, projetos, serviços e planos propostos;
    • realizar visitas domiciliares e institucionais;
    • coordenar programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • realizar cursos, palestras, reuniões e capacitações;
    • monitorar as ações em desenvolvimento;
    • elaborar estudo e perícia social;
    • orientar sobre conteúdo de processo e procedimentos;
    • orientar sobre normas, códigos e legislação;
    • convidar participantes;
    • formular propostas;
    • realizar coordenação técnica do serviço social;
    • orientar sobre cuidados especiais;
    • desenvolver programas de educação alimentar para sadios;
    • demonstrar criatividade;
    • controlar dados estatísticos;
    • demonstrar persistência;
    • orientar sobre acesso a direitos instituídos;
    • tabular dados;
    • publicar os resultados do evento;
    • recrutar pessoal;
    • identificar redes de apoio socio familiar e comunitário;
    • preparar material técnico;
    • avaliar custos;
    • divulgar o evento;
    • notificar suspeitas e situações confirmadas de maus tratos;
    • definir recursos humanos;
    • programar atividades;
    • avaliar capacidades, possibilidades e limitações;
    • realizar estudo socio-territorial;
    • supervisionar trabalho dos técnicos da área;
    • facilitar grupos socioeducativos;
    • participar de conselhos de direitos e políticas públicas;
    • encaminhar para acesso a direitos instituídos;
    • mapear o perfil social do usuário;
    • providenciar material operacional;


    Setores que mais contratam Economista doméstico no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Agências de publicidade
    • Moagem de trigo e fabricação de derivados
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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