Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências sociais e humanas
- Cientistas sociais, psicólogos
- Assistentes sociais e economistas domésticos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Assistentes sociais e economistas domésticos trabalham em instituições das esferas pública e privada, bem como em ONG. Podem atuar em empresas ou instituições do setor agropecuário, comercial, industrial e de serviços. O foco de atuação é a família (ou indíviduo). São estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno, podendo, o assistente social trabalhar em horários irregulares durante plantões e em casos emergenciais. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Assistentes sociais e economistas domésticos
O exercicio dessas ocupações requer curso superior em serviço social para a ocupação de Assistente social e formação em Economia doméstica para a ocupação de Economista doméstico.
Funções e atividades do Economista doméstico
Assistentes sociais e economistas domésticos devem:
- executar procedimentos técnicos;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver capacidades e possibilidades individuais e coletivas;
- pesquisar a realidade social;
- avaliar ações;
- realizar a gestão de programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos;
- planejar políticas sociais;
- promover eventos técnicos e sociais;
- articular recursos disponíveis;
- desempenhar tarefas administrativas;
Atividades
- orientar sobre rotinas da instituição;
- fazer estatísticas;
- respeitar as diversidades étnicas, culturais, de gênero, de credo, de orientação sexual, etc;
- formar parcerias;
- lidar com situações adversas;
- trabalhar com ética profissional;
- definir recursos materiais;
- formular instrumental (formulários, questionários, etc);
- aplicar instrumentos de avaliação;
- demonstrar ousadia;
- realizar cursos, palestras, reuniões e capacitações;
- supervisionar trabalho dos técnicos da área;
- ensinar a otimização do uso de recursos;
- capacitar pessoal;
- definir parceiros;
- pesquisar interesses e necessidades da população;
- pesquisar características da área de atuação;
- orientar sobre serviços e recursos sociais;
- orientar sobre a otimização do uso de recursos;
- lidar com estresse;
- definir recursos financeiros;
- identificar possibilidades de geração de renda;
- negociar com organizações e instituições públicas e privadas;
- avaliar cumprimento dos objetivos de programas, projetos, serviços e planos propostos;
- supervisionar estágios curriculares;
- orientar sobre conteúdo de processo e procedimentos;
- articular uma rede de atendimento;
- demonstrar capacidade de escuta profissional;
- orientar sobre cuidados especiais;
- providenciar documentação oficial;
- estabelecer critérios de atendimento;
- mediar conflitos;
- esclarecer dúvidas;
- articular com movimentos sociais;
- avaliar custos;
- manter o sigilo profissional;
- avaliar resultados de programas, projetos, serviços e planos;
- identificar recursos financeiros disponíveis;
- definir objetivos e metas;
- realizar estudo socioeconômico;
- selecionar pessoal;
- organizar grupos socioeducativos;
- definir público beneficiário;
- formular propostas;
- providenciar material operacional;
- demonstrar autocontrole;
- analisar as técnicas utilizadas;
- criar critérios e indicadores para avaliação;
- orientar sobre aspectos ergonômicos do trabalho;
- contratar pessoal e serviços;
- propor verbas orçamentárias;
- desenvolver programas de educação alimentar para sadios;
- demonstrar criatividade;
- integrar grupos de estudo de casos;
- coordenar grupos de trabalho;
- controlar custos;
- escalar pessoal;
- buscar parceiros;
- estabelecer cronograma;
- atribuir tarefas à equipe;
- contornar situações adversas;
- assessorar órgãos públicos, empresas e organizações civis;
- levantar número de usuários;
- coordenar programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos;
- trabalhar em equipe;
- convidar participantes;
- administrar recursos financeiros;
- elaborar planos, programas projetos e serviços;
- facilitar grupos socioeducativos;
- registrar atendimentos;
- programar atividades;
- monitorar atendimento dos compromissos acordados com o usuário;
- determinar natureza e objetivos do evento;
- captar recursos financeiros, materiais e humanos;
- definir metodologia;
- pesquisar informações ´in loco´;
- controlar dados estatísticos;
- tabular dados;
- mapear o perfil social do usuário;
- definir recursos humanos;
- consultar organizações e especialistas;
- elaborar relatórios técnicos;
- demonstrar persistência;
- realizar pesquisas bibliográficas e documentais;
- recrutar pessoal;
- preencher formulários;
- preparar programação;
- formular cardápios para sadios;
- elaborar pareceres técnicos;
- identificar recursos sociais disponíveis;
- participar de conselhos de direitos e políticas públicas;
- pesquisar a satisfação do usuário;
- formular rotinas e procedimentos profissionais;
- delimitar o problema;
- participar de comissões técnicas;
- avaliar satisfação dos usuários;
- realocar recursos disponíveis;
- controlar fluxo de documentos;
- estabelecer prioridades;
- compilar dados;
- coletar dados;
- cadastrar usuários, entidades e recursos;
- acompanhar a execução de programas, projetos, serviços e planos;
- organizar dados coletados;
- preparar anais para publicação;
- difundir resultados da pesquisa;
- orientar sobre normas, códigos e legislação;
- orientar sobre direitos e deveres;
- divulgar o evento;
- pesquisar organizações e instituições públicas e privadas;
- estudar viabilidade de projetos propostos;
- orientar sobre acesso a direitos instituídos;