Salário para o cargo de Diretor regente de bateria
CBO 2626-15 > Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Diretor regente de bateria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Compõem e arranjam obras musicais, regem e dirigem grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais. Estudam, pesquisam e ensinam música. Editoram partituras, elaboram textos e prestam consultoria na área musical.

Quanto ganha um Diretor regente de bateria

Um Diretor regente de bateria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.591,76 e R$ 9.062,35, com a média salarial de R$ 3.509,01 e o salário mediana em R$ 2.254,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor regente de bateria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.509,01 42.108,14 877,25 20,35
1º Quartil 1.591,76 19.101,12 397,94 9,23
Salário Mediana 2.254,83 27.057,96 563,71 13,08
3º Quartil 6.911,33 82.935,99 1.727,83 40,09
Teto Salarial 9.062,35 108.748,16 2.265,59 52,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 13.659 4.637,22 1.453,30 3.339,50 11.277,17 13.659,24
Belo Horizonte - MG 1.487 - 7.083 3.284,59 1.487,40 2.543,90 5.847,87 7.083,11
Fortaleza - CE 1.073 - 5.152 2.241,12 1.072,50 1.800,00 4.253,42 5.151,87
Salvador - BA 1.721 - 4.427 2.423,63 1.721,23 2.350,00 3.655,07 4.427,12
Campos dos Goytacazes - RJ 1.650 - 3.826 2.666,38 1.650,00 2.512,59 3.158,96 3.826,23
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 6.662 3.699,72 1.380,05 3.750,36 5.500,00 6.661,77
Porto Alegre - RS 1.250 - 4.845 2.807,85 1.250,00 3.000,00 4.000,00 4.844,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.281 - 25.647 6.605,60 1.281,46 2.426,63 21.174,04 25.646,63
Minas Gerais 1.330 - 6.253 2.672,19 1.329,64 2.049,18 5.162,48 6.252,95
Rio Grande do Sul 1.171 - 7.183 2.845,88 1.170,90 2.100,00 5.930,59 7.183,30
Rio de Janeiro 1.518 - 6.524 3.025,47 1.517,79 2.512,59 5.386,11 6.523,81
Bahia 1.706 - 4.427 2.360,71 1.705,71 2.350,00 3.655,07 4.427,12
Paraná 1.209 - 3.656 2.079,30 1.209,00 2.115,90 3.018,34 3.655,90
Ceará 1.073 - 5.152 2.264,65 1.072,50 1.800,00 4.253,42 5.151,87
Espírito Santo 1.045 - 10.226 3.724,80 1.045,00 2.400,00 8.442,84 10.226,22
Santa Catarina 1.200 - 4.007 2.081,96 1.200,00 2.042,65 3.308,30 4.007,11
Mato Grosso do Sul 1.045 - 4.418 2.332,10 1.045,00 2.432,70 3.647,38 4.417,82
Goiás 1.200 - 9.503 3.240,96 1.200,00 2.400,00 7.845,75 9.503,01


Principais locais de trabalho

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.


Funções e atividades do Diretor regente de bateria

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos devem:

  • reger grupos vocais e/ou instrumentais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar música;
  • realizar direção musical;
  • estudar música;
  • editorar música;
  • compor músicas;
  • elaborar textos sobre música;
  • pesquisar na Área musical;
  • prestar consultoria musical;
  • arranjar músicas;

  • Atividades

    • desenvolver pesquisas em musicologia;
    • realizar revisão de partituras;
    • avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido;
    • selecionar músicos solistas;
    • ensinar composição musical;
    • prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical;
    • coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação;
    • compor peças eletroacústicas;
    • definir critérios para seleção de premiação de músicos;
    • assessorar os programas de meios de comunicação de massa;
    • redefinir a forma musical;
    • coordenar atividades musicais em televisão;
    • compor trilhas musicais para veículos audiovisuais e multimídias.;
    • participar de eventos culturais e congressos;
    • compor música para espetáculos dramático-musicais;
    • correpetir instrumentistas;
    • participar de bancas acadêmicas;
    • planejar o evento musical;
    • acompanhar novas propostas estéticas no campo musical;
    • compor peças vocais;
    • elaborar harmonização vocal para coral;
    • realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais;
    • estabelecer cronograma conforme repertório selecionado;
    • copiar partituras musicais;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • pesquisar e selecionar repertório para o evento;
    • elaborar edições práticas;
    • definir o padrão de editoração da obra musical;
    • redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares;
    • revisar trabalho de copistas;
    • supervisionar a produção musical;
    • participar de comissões de seleção de obras musicais;
    • ensinar arranjo;
    • elaborar notação musical apropriada à composição;
    • estudar repertório;
    • elaborar edições críticas;
    • conceber o evento musical;
    • realizar perícia técnica na área musical;
    • reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos;
    • orquestrar a obra musical;
    • supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários;
    • correpetir cantores;
    • registrar arranjo por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • ensinar disciplinas avançadas de teoria musical;
    • registrar composição por meio de grafia musical;
    • propor soluções musicais a demandas específicas;
    • redefinir harmonia da composição musical;
    • aperfeiçoar-se através da leitura de partituras;
    • realizar design sonoro através de multimeios;
    • aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais;
    • elaborar críticas;
    • selecionar músicos cantores;
    • estudar novos recursos tecnológicos;
    • aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba);
    • criar material sonoro por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • registrar arranjo por meio de grafia musical;
    • selecionar músicos instrumentistas;
    • desenvolver pesquisas em composição;
    • definir e supervisionar a difusão sonora em eventos;
    • redefinir ritmo da composição musical;
    • reger e dirigir espetáculo musical em gravação;
    • reger e dirigir espetáculo musical ao vivo;
    • prestar consultoria para obras e eventos não musicais;
    • elaborar resenhas e artigos de livros;
    • ensinar regência;
    • escolher edição da partitura da obra a ser executada;
    • analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais;
    • desenvolver pesquisas em práticas interpretativas;
    • transcrever músicas;
    • compor peças mistas (vocais, instrumentais, eletroacústicas);
    • elaborar comunicações para congressos;
    • dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores;
    • elaborar projetos musicais;
    • supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico;
    • criar material pedagógico;
    • estudar repertório;
    • redigir notas de programa;
    • definir proposta interpretativa;
    • participar de júri;
    • reger e dirigir ensaios gerais;
    • ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.;
    • aperfeiçoar-se através de novas bibliografias;
    • redefinir melodia da composição musical;
    • dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música;
    • participar de comissões de seleção de músicos;
    • redigir roteiros;
    • elaborar verbetes para dicionário;
    • demonstrar capacidade de administrar;
    • desenvolver material pedagógico;
    • conhecer outras línguas;
    • elaborar pareceres;
    • registrar composição por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas;
    • adaptar obras musicais;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • compor canções (música e/ou letra);
    • coordenar atividades musicais em rádio;
    • orientar projetos de pesquisa em música;
    • estudar instrumentos musicais;
    • definir a formação instrumental e/ou vocal do arranjo;
    • realizar ensaio com o grupo todo;
    • editorar partituras musicais;
    • criar material sonoro por meio acústico;
    • coordenar processo de gravação;
    • prestar consultoria em edições musicais;
    • conceber dramaturgia musical;
    • trabalhar em equipe;
    • restaurar partituras;
    • definir critérios de seleção para premiação de obras musicais;
    • desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais;
    • dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais);
    • compor peças instrumentais;
    • pesquisar gêneros e estilos musicais;
    • manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade;
    • registrar a tradição musical oral;


    Setores que mais contratam Diretor regente de bateria no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino fundamental
    • Produção musical
    • Outras atividades de ensino
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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