Salário para o cargo de Diretor de unidade de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de unidade de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de unidade de saúde

Um Diretor de unidade de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de unidade de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de unidade de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • coordenar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • planejar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • elaborar plano estratégico;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • aprovar contratações e demissões;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • planejar ações de capacitação;
    • definir investimentos e custeio;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • avaliar programas implementados;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar relatórios;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • promover atividades científicas;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • prestar auditoria;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • contornar situações adversas;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • levantar custo por departamento;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • implementar ações de sensibilização;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • participar de conferência de saúde;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • evidenciar acessibilidade;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • implementar programas de saúde;
    • prestar consultoria;
    • contratar auditorias;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir instruções de serviços internos;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • prestar assessoria;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • analisar indicadores de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • realizar convênios e parcerias;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • propor auditorias;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar em conselhos;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • avaliar resultados financeiros;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • demonstrar iniciativa;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • delegar funções;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • planejar ações de educação permanente;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • nomear ouvidores;
    • demonstrar empatia;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • definir estratégias de avaliação;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • realizar pesquisas;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;


    Setores que mais contratam Diretor de unidade de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua