Salário para o cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)
CBO 1224-05 > Diretores de operações em empresa do comércio

Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Estabelecem diretrizes e operações do comércio, coordenam recursos humanos e administram recursos materiais e financeiros. Dirigem operações do comércio, participam de atividades de marketing, implantam filiais e representações comerciais, comunicam-se em seminários, palestras, entrevistas e em contatos e negociações comerciais com clientes e distribuidores.

Quanto ganha um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.174,14 e R$ 55.234,27, com a média salarial de R$ 19.012,09 e o salário mediana em R$ 7.882,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 19.012,09 228.145,08 4.753,02 88,43
1º Quartil 3.174,14 38.089,68 793,54 14,76
Salário Mediana 7.882,00 94.584,00 1.970,50 36,66
3º Quartil 45.601,80 547.221,60 11.400,45 212,10
Teto Salarial 55.234,27 662.811,24 13.808,57 256,90


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações em empresa do comércio



Principais locais de trabalho

Diretores de operações em empresa do comércio exercem suas funções em empresas do comércio atacadista e varejista. De modo geral, são trabalhadores contratados com carteira assinada, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. No desenvolvimento de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os a situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações em empresa do comércio

O exercício dessa ocupacção requer escolaridade de ensino superior completo. A qualificação para o desempenho pleno das atividades profissionais ocorre após o período de cinco anos de experiência em funções análogas.


Funções e atividades do Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Diretores de operações em empresa do comércio devem:

  • estabelecer diretrizes de operações do comércio;
  • coordenar recursos humanos;
  • comunicar-se;
  • dirigir operações do comércio;
  • implantar filiais e representações comerciais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • participar de atividades de marketing;

Atividades

  • atender auditoria;
  • procurar inovação;
  • analisar cenário político-econômico;
  • demonstrar interesse em atualização profissional;
  • negociar aquisição de recursos materiais;
  • acompanhar desempenho de vendas por região;
  • conceder entrevistas;
  • especificar recursos humanos e matérias para abertura de filiais;
  • definir metodologia de vendas;
  • decidir sobre promoção de produtos;
  • estabelecer indicadores de desempenho;
  • definir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar capacidade de comunicação verbal;
  • verificar níveis de preços a praticar;
  • identificar talentos;
  • implementar programas de incentivo à produtividade;
  • demonstrar comprometimento com a missão da empresa;
  • determinar parcerias;
  • exercer comando;
  • definir descontos aplicáveis às listas;
  • firmar contratos de fornecimento;
  • decidir sobre contratação e desligamento de pessoal da equipe;
  • analisar tendências de consumo;
  • estabelecer estratégia de comercialização, por região geográfica;
  • autorizar criação de filiais e representações comerciais;
  • demonstrar empatia;
  • sugerir desenvolvimento de novos produtos;
  • decidir sobre promoção e transferência de pessoal da equipe;
  • demonstrar equilíbrio emocional;
  • delinear perfil de pessoal da equipe de vendas;
  • colaborar na definição de critérios da remuneração variável;
  • estabelecer cenários futuros, em conjunto com marketing;
  • verificar condições especiais de venda;
  • analisar demanda de novos produtos;
  • atuar em reuniões com demais diretores;
  • definir diretrizes e normas de controle administrativo e financeiro;
  • propor listas de preços;
  • definir formas de comercialização;
  • promover treinamento de vendedores;
  • promover treinamento de clientes e operadores;
  • prospectar novos segmentos de mercado;
  • formular linhas gerais de campanhas de vendas;
  • analisar a dinâmica dos mercados;
  • colaborar na seleção de pessoal;
  • negociar soluções comerciais;
  • acompanhar resultados das vendas;
  • contatar clientes e distribuidores;
  • fixar política de estoques;
  • levantar necessidades de treinamento da equipe;
  • executar as políticas de comercialização;
  • dimensionar necessidade de pessoal na equipe;
  • fixar metas;
  • monitorar desempenho de filiais e representações comerciais;
  • divulgar novos produtos;
  • validar campanhas mercadológicas;
  • adequar estratégias conforme resultados alcançados;
  • solicitar aprovação de plano de investimentos na área;
  • orientar pesquisa para implantação de filiais e representações;
  • verificar resultados de campanhas de vendas;
  • delinear organograma da equipe;
  • sugerir campanhas mercadológicas;
  • acompanhar desempenho de vendas por segmento de mercado;
  • contratar pessoal para a equipe;
  • participar de pesquisas de mercado;
  • definir abertura de filiais, novos mercados e novos produtos;
  • aprovar normas e instruções relativas ao pessoal da equipe;
  • expor relatórios de resultados;
  • extinguir filiais e representações comerciais;
  • estabelecer indicadores de resultado;
  • organizar seminários e palestras;
  • identificar necessidade e oportunidade de abertura de filiais e representações;
  • definir fornecedores;
  • realizar seminários e palestras;
  • gerir conflitos;
  • sugerir melhoria em produtos atuais;
  • elaborar orçamento;
  • estabelecer parcerias promocionais;
  • estruturar equipe;
  • apresentar ideias e inovações;
  • discutir resultados obtidos;
  • assegurar cumprimento de objetivos e metas;
  • definir preço e condições de fornecimento (prazos, transporte, forma de entrega);
  • participar da ação de venda;
  • participar de eventos (feiras, seminários, congressos...);
  • submeter à diretoria, plano de investimento na área;
  • estabelecer estratégia de comercialização, por segmento de mercado;
  • demonstrar convivência;
  • definir critérios básicos de comercialização;
  • estabelecer estratégia de participação em eventos;
  • decidir sobre meios de comunicação com o mercado;
  • controlar orçamento;
  • negociar condições de fornecimento com fornecedores;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • demonstrar cultura geral;
  • representar a empresa em negociações comerciais;
  • exercer liderança;
  • decidir sobre participação em eventos;
  • demonstrar automotivação;
  • situar concorrentes;
  • apresentar planos de comercialização;
  • firmar contratos de aquisição;
  • fixar políticas de comercialização;


Setores que mais contratam Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de idiomas
  • Hipermercados
  • Supermercados
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros




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