Salário para o cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)
CBO 1224-05 > Diretores de operações em empresa do comércio

Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Estabelecem diretrizes e operações do comércio, coordenam recursos humanos e administram recursos materiais e financeiros. Dirigem operações do comércio, participam de atividades de marketing, implantam filiais e representações comerciais, comunicam-se em seminários, palestras, entrevistas e em contatos e negociações comerciais com clientes e distribuidores.

Quanto ganha um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.274,54 e R$ 43.636,96, com a média salarial de R$ 11.019,76 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 11.019,76 132.237,13 2.754,94 51,94
1º Quartil 1.274,54 15.294,45 318,63 6,01
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 33.279,41 399.352,87 8.319,85 156,87
Teto Salarial 43.636,96 523.643,46 10.909,24 205,69


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações em empresa do comércio


Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.326 - 59.231 24.718,95 4.326,24 24.008,82 48.901,28 59.230,70
Guapiacu - SP 1.451 - 2.591 1.974,80 1.451,48 2.139,00 2.139,00 2.590,82
Guarulhos - SP 1.750 - 2.376 1.860,01 1.749,59 1.849,26 1.961,95 2.376,37
Rio de Janeiro - RJ 1.443 - 59.262 18.021,18 1.443,41 9.432,26 48.926,77 59.261,58
São José do Rio Preto - SP 1.482 - 28.973 5.859,40 1.482,00 1.640,00 23.920,00 28.972,62
João Monlevade - MG 1.059 - 1.332 1.067,62 1.059,00 1.059,70 1.100,00 1.332,35
Ourinhos - SP 1.205 - 1.779 1.343,04 1.205,00 1.355,00 1.468,72 1.778,96
Mariana - MG 2.285 - 2.767 2.284,76 2.284,76 2.284,76 2.284,76 2.767,37
Muriaé - MG 1.143 - 1.696 1.270,02 1.143,40 1.250,00 1.400,00 1.695,72
Curitiba - PR 2.147 - 34.083 9.568,60 2.146,50 4.269,50 28.138,91 34.082,69
Barueri - SP 6.500 - 50.872 26.286,32 6.500,00 29.381,42 42.000,00 50.871,66
Paranavaí - PR 1.461 - 2.846 1.992,08 1.461,20 1.900,00 2.349,60 2.845,91
Ijuí - RS 1.496 - 5.639 2.708,84 1.496,00 1.533,40 4.655,62 5.639,03
Ouro Preto - MG 2.285 - 2.767 2.284,76 2.284,76 2.284,76 2.284,76 2.767,37
Porto Alegre - RS 1.420 - 102.955 29.591,72 1.420,37 28.000,00 85.000,00 102.954,55
Itabira - MG 1.060 - 1.452 1.171,14 1.059,70 1.199,00 1.199,00 1.452,26
Goiânia - GO 1.200 - 22.827 5.129,30 1.200,00 2.000,00 18.846,50 22.827,45
Mococa - SP 5.583 - 6.763 5.583,21 5.583,21 5.583,21 5.583,21 6.762,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.644 - 47.073 15.291,61 1.643,56 7.088,16 38.863,69 47.072,87
Minas Gerais 1.061 - 9.296 2.970,46 1.061,06 1.400,00 7.674,75 9.295,88
Paraná 1.148 - 25.307 6.555,26 1.148,02 2.349,60 20.893,64 25.307,00
Rio Grande do Sul 1.220 - 38.494 9.546,82 1.220,00 1.795,85 31.780,64 38.493,66
Rio de Janeiro 1.826 - 56.586 16.282,95 1.826,05 7.700,00 46.717,57 56.585,72
Santa Catarina 1.548 - 33.366 8.205,66 1.548,17 2.665,98 27.547,23 33.366,03
Goiás 1.123 - 23.943 5.467,94 1.122,50 2.000,00 19.767,21 23.942,64
Bahia 1.600 - 19.985 5.028,55 1.600,00 2.087,07 16.500,00 19.985,30
Ceará 1.045 - 3.634 1.635,63 1.045,00 1.250,00 3.000,00 3.633,69
Rondônia 1.178 - 1.575 1.204,01 1.178,00 1.178,53 1.300,00 1.574,60


Principais locais de trabalho

Diretores de operações em empresa do comércio exercem suas funções em empresas do comércio atacadista e varejista. De modo geral, são trabalhadores contratados com carteira assinada, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. No desenvolvimento de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os a situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações em empresa do comércio

O exercício dessa ocupacção requer escolaridade de ensino superior completo. A qualificação para o desempenho pleno das atividades profissionais ocorre após o período de cinco anos de experiência em funções análogas.


Funções e atividades do Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Diretores de operações em empresa do comércio devem:

  • participar de atividades de marketing;
  • dirigir operações do comércio;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar recursos humanos;
  • comunicar-se;
  • implantar filiais e representações comerciais;
  • estabelecer diretrizes de operações do comércio;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • controlar orçamento;
    • negociar condições de fornecimento com fornecedores;
    • definir recursos materiais e financeiros;
    • representar a empresa em negociações comerciais;
    • identificar talentos;
    • negociar soluções comerciais;
    • sugerir desenvolvimento de novos produtos;
    • demonstrar comprometimento com a missão da empresa;
    • fixar políticas de comercialização;
    • colaborar na seleção de pessoal;
    • adequar estratégias conforme resultados alcançados;
    • definir diretrizes e normas de controle administrativo e financeiro;
    • definir critérios básicos de comercialização;
    • sugerir melhoria em produtos atuais;
    • verificar condições especiais de venda;
    • decidir sobre promoção e transferência de pessoal da equipe;
    • decidir sobre contratação e desligamento de pessoal da equipe;
    • analisar a dinâmica dos mercados;
    • elaborar orçamento;
    • apresentar planos de comercialização;
    • organizar seminários e palestras;
    • aprovar normas e instruções relativas ao pessoal da equipe;
    • expor relatórios de resultados;
    • procurar inovação;
    • verificar níveis de preços a praticar;
    • atuar em reuniões com demais diretores;
    • discutir resultados obtidos;
    • demonstrar capacidade de comunicação verbal;
    • definir fornecedores;
    • decidir sobre promoção de produtos;
    • determinar parcerias;
    • contatar clientes e distribuidores;
    • situar concorrentes;
    • estabelecer indicadores de desempenho;
    • sugerir campanhas mercadológicas;
    • definir preço e condições de fornecimento (prazos, transporte, forma de entrega);
    • divulgar novos produtos;
    • identificar necessidade e oportunidade de abertura de filiais e representações;
    • estabelecer estratégia de participação em eventos;
    • assegurar cumprimento de objetivos e metas;
    • estabelecer cenários futuros, em conjunto com marketing;
    • exercer liderança;
    • analisar demanda de novos produtos;
    • delinear perfil de pessoal da equipe de vendas;
    • atender auditoria;
    • validar campanhas mercadológicas;
    • promover treinamento de clientes e operadores;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • fixar metas;
    • fixar política de estoques;
    • estabelecer estratégia de comercialização, por segmento de mercado;
    • participar de pesquisas de mercado;
    • realizar seminários e palestras;
    • estabelecer parcerias promocionais;
    • colaborar na definição de critérios da remuneração variável;
    • apresentar ideias e inovações;
    • analisar cenário político-econômico;
    • analisar tendências de consumo;
    • contratar pessoal para a equipe;
    • prospectar novos segmentos de mercado;
    • dimensionar necessidade de pessoal na equipe;
    • demonstrar convivência;
    • definir metodologia de vendas;
    • negociar aquisição de recursos materiais;
    • firmar contratos de aquisição;
    • firmar contratos de fornecimento;
    • estruturar equipe;
    • levantar necessidades de treinamento da equipe;
    • conceder entrevistas;
    • autorizar criação de filiais e representações comerciais;
    • demonstrar automotivação;
    • estabelecer indicadores de resultado;
    • verificar resultados de campanhas de vendas;
    • estabelecer estratégia de comercialização, por região geográfica;
    • monitorar desempenho de filiais e representações comerciais;
    • decidir sobre participação em eventos;
    • acompanhar resultados das vendas;
    • especificar recursos humanos e matérias para abertura de filiais;
    • solicitar aprovação de plano de investimentos na área;
    • executar as políticas de comercialização;
    • formular linhas gerais de campanhas de vendas;
    • propor listas de preços;
    • decidir sobre meios de comunicação com o mercado;
    • participar de eventos (feiras, seminários, congressos...);
    • extinguir filiais e representações comerciais;
    • demonstrar empatia;
    • promover treinamento de vendedores;
    • definir descontos aplicáveis às listas;
    • orientar pesquisa para implantação de filiais e representações;
    • delinear organograma da equipe;
    • participar da ação de venda;
    • definir abertura de filiais, novos mercados e novos produtos;
    • definir formas de comercialização;
    • acompanhar desempenho de vendas por segmento de mercado;
    • demonstrar cultura geral;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • implementar programas de incentivo à produtividade;
    • submeter à diretoria, plano de investimento na área;
    • demonstrar interesse em atualização profissional;
    • exercer comando;
    • gerir conflitos;
    • acompanhar desempenho de vendas por região;


    Setores que mais contratam Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fabricação de alimentos para animais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Ensino de idiomas
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Administração pública em geral
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria