Salário para o cargo de Desenhista de identidade visual
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais > CBO 2624-10

Desenhista de identidade visual - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e desenvolvem obras de arte e projetos de design, elaboram e executam projetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados. Para tanto realizam pesquisas, elaboram propostas e divulgam suas obras de arte, produtos e serviços.

Quanto ganha um Desenhista de identidade visual

Um Desenhista de identidade visual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.287,62 e R$ 8.180,81, com a média salarial de R$ 2.980,22 e o salário mediana em R$ 2.009,71 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista de identidade visual

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.980,22 35.762,69 745,06 14,03
1º Quartil 1.287,62 15.451,41 321,90 6,06
Salário Mediana 2.009,71 24.116,52 502,43 9,46
3º Quartil 6.239,03 74.868,40 1.559,76 29,38
Teto Salarial 8.180,81 98.169,70 2.045,20 38,52


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.708 - 10.437 4.350,60 1.708,37 3.500,00 8.617,21 10.437,42
Rio de Janeiro - RJ 1.537 - 8.448 3.691,22 1.536,96 3.029,00 6.974,89 8.448,20
Curitiba - PR 1.509 - 6.396 2.859,70 1.509,12 2.289,52 5.280,85 6.396,33
Belo Horizonte - MG 1.426 - 6.377 2.905,31 1.425,80 2.460,30 5.264,68 6.376,73
Fortaleza - CE 1.140 - 4.246 1.996,68 1.139,89 1.641,80 3.505,79 4.246,32
Brasília - DF 1.392 - 9.392 3.870,84 1.392,17 3.000,00 7.753,70 9.391,52
Porto Alegre - RS 1.678 - 7.575 3.401,24 1.678,20 2.797,70 6.253,92 7.574,93
Florianópolis - SC 1.776 - 7.255 3.572,85 1.775,52 3.195,12 5.989,93 7.255,18
Campinas - SP 1.558 - 9.345 4.000,15 1.558,35 3.000,00 7.715,24 9.344,93
Goiânia - GO 1.262 - 4.247 2.120,56 1.262,22 1.800,00 3.506,17 4.246,78
Recife - PE 1.257 - 17.766 5.011,28 1.257,42 2.000,00 14.667,90 17.766,20
Barueri - SP 1.600 - 9.525 4.225,64 1.599,96 3.533,43 7.863,91 9.525,01
Blumenau - SC 1.447 - 6.935 3.009,72 1.447,15 2.350,00 5.725,65 6.935,08
Joinville - SC 1.503 - 8.232 3.472,30 1.503,26 2.500,00 6.796,70 8.232,36
Londrina - PR 1.400 - 5.022 2.333,97 1.400,26 1.935,00 4.146,14 5.021,92
Maringá - PR 1.398 - 4.078 2.161,75 1.397,65 1.984,00 3.366,57 4.077,69
Salvador - BA 1.329 - 6.946 2.876,60 1.329,25 2.200,00 5.734,42 6.945,70
Manaus - AM 1.185 - 6.055 2.520,52 1.185,38 1.800,00 4.999,02 6.054,97
São José do Rio Preto - SP 1.365 - 3.664 1.940,54 1.364,96 1.707,56 3.024,67 3.663,57
Osasco - SP 2.139 - 13.629 5.887,33 2.138,94 5.000,00 11.252,11 13.628,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.465 - 9.173 3.668,44 1.465,12 2.680,00 7.573,05 9.172,71
Paraná 1.368 - 5.343 2.452,70 1.368,09 2.000,00 4.411,51 5.343,36
Santa Catarina 1.387 - 5.923 2.663,19 1.387,02 2.098,00 4.890,19 5.923,14
Minas Gerais 1.185 - 5.468 2.380,89 1.185,38 1.826,80 4.514,62 5.468,25
Rio de Janeiro 1.370 - 7.671 3.235,89 1.370,30 2.500,00 6.333,35 7.671,14
Rio Grande do Sul 1.329 - 5.872 2.570,43 1.329,44 2.000,00 4.847,56 5.871,51
Ceará 1.111 - 4.131 1.939,89 1.111,42 1.600,00 3.410,92 4.131,41
Goiás 1.176 - 3.929 1.977,70 1.176,17 1.700,00 3.243,99 3.929,22
Pernambuco 1.147 - 11.960 3.602,32 1.146,70 1.600,00 9.874,10 11.959,81
Distrito Federal 1.392 - 9.392 3.870,84 1.392,17 3.000,00 7.753,70 9.391,52
Bahia 1.073 - 4.650 1.992,89 1.072,74 1.500,00 3.838,79 4.649,66
Espírito Santo 1.184 - 3.425 1.783,14 1.184,35 1.500,00 2.827,46 3.424,70
Mato Grosso 1.088 - 3.162 1.666,39 1.087,90 1.500,00 2.610,35 3.161,74
Paraíba 1.090 - 2.451 1.452,01 1.090,24 1.300,00 2.023,25 2.450,63
Rio Grande do Norte 1.050 - 9.519 2.853,39 1.050,06 1.213,25 7.858,65 9.518,63
Maranhão 1.088 - 3.137 1.648,56 1.087,79 1.440,58 2.589,52 3.136,51
Amazonas 1.165 - 5.988 2.480,68 1.164,82 1.800,00 4.943,49 5.987,71
Pará 1.087 - 2.789 1.563,73 1.086,53 1.499,40 2.303,00 2.789,46
Piauí 1.087 - 32.941 7.775,11 1.086,53 1.488,73 27.196,59 32.941,32
Mato Grosso do Sul 1.194 - 3.073 1.776,95 1.193,98 1.700,00 2.537,26 3.073,21
Sergipe 1.072 - 3.262 1.590,43 1.071,75 1.250,00 2.692,80 3.261,60
Alagoas 1.026 - 3.079 1.598,83 1.025,72 1.482,83 2.542,38 3.079,41
Rondônia 1.132 - 2.749 1.496,88 1.131,57 1.300,00 2.269,39 2.748,75
Tocantins 1.083 - 3.754 1.746,96 1.083,23 1.500,00 3.099,02 3.753,62
Roraima 1.045 - 3.103 1.507,51 1.045,00 1.100,00 2.561,56 3.102,64
Amapá 1.045 - 2.435 1.325,31 1.045,00 1.100,00 2.010,00 2.434,57
Acre 1.073 - 1.741 1.208,95 1.072,87 1.200,00 1.437,33 1.740,94


Principais locais de trabalho

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.


Funções e atividades do Desenhista de identidade visual

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais devem:

  • efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar conservação preventiva;
  • divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;
  • elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
  • comunicar-se;
  • executar obras de arte e projeto de design;
  • desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
  • realizar pesquisas;
  • conceber obra artística ou projeto de design;

  • Atividades

    • demonstrar afinidade com novas tecnologias;
    • prestar consultoria;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • pesquisar padrões de reprodutibilidade;
    • estabelecer contatos com galerias;
    • registrar etapas do processo criativo;
    • aplicar técnicas de escultura;
    • contatar clientes;
    • emitir parecer técnico;
    • identificar bem cultural;
    • coordenar equipes;
    • pesquisar literatura específica da área;
    • comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
    • participar de ações de educação patrimonial;
    • demonstrar capacidade de imaginação espacial;
    • elaborar livros, artigos, etc;
    • definir parâmetros de controle ambiental;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar orçamentos e cronograma;
    • apresentar trabalhos em congressos, seminários;
    • definir processos de produção;
    • conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
    • elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
    • demonstrar habilidade manual;
    • recomendar medidas de preservação pós intervenção;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
    • demonstrar acuidade visual;
    • participar de concursos;
    • experimentar ideias;
    • avaliar pedido do cliente;
    • registrar patente ou direito autoral;
    • aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
    • perceber imagem que está emergindo na elaboração da obra;
    • solicitar parecer de outros profissionais;
    • identificar necessidades do público alvo;
    • aplicar técnicas digitais;
    • avaliar ideias ou conceitos propostos;
    • aplicar técnicas de cerâmica;
    • capacitar equipes;
    • buscar imagens adequadas à encomenda;
    • trabalhar em equipe;
    • definir suportes e materiais a serem utilizados;
    • analisar material e técnicas;
    • definir memorial descritivo;
    • estabelecer condições contratuais;
    • definir tecnologias e materiais;
    • especificar medidas de proteção de bem cultural durante intervenções no ambiente;
    • aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • configurar ideias em diferentes suportes;
    • definir perfil do público alvo;
    • executar modelo, protótipo ou peça piloto;
    • promover eventos;
    • estabelecer contatos com instituições vinculadas à área;
    • identificar público alvo;
    • cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • emitir laudo técnico de conservação;
    • monitorar condições ambientais;
    • participar da elaboração de políticas de conservação;
    • definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
    • controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • desenvolver soluções de acondicionamento e armazenagem de bem cultural;
    • elaborar relatórios(dossiês);
    • definir metodologias e critérios;
    • selecionar técnicas e materiais para intervenção;
    • elaborar diagnósticos;
    • orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
    • veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
    • identificar viabilidade do projeto;
    • aplicar técnicas de gravura;
    • determinar ideia ou conceito a ser adotado;
    • participar do processo de gerenciamento de risco;
    • analisar estado de conservação do bem cultural;
    • demonstrar habilidade motora fina;
    • expor em exposições, salões e espaços públicos;
    • participar de feiras;
    • participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
    • aplicar técnicas de tapeçaria;
    • demonstrar capacidade de percepção;
    • identificar problema;
    • documentar dados do bem cultural;
    • identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
    • aplicar técnicas de pintura;
    • desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
    • interagir com instituições e profissionais da área;
    • aplicar técnica de intervenção;
    • desenvolver obra em performance e instalação;
    • realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
    • definir técnicas de acabamento;
    • identificar fatores de degradação;
    • formatar pedido do cliente;
    • pesquisar temáticas;
    • ministrar palestras, cursos e oficinas;
    • aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
    • interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...);
    • definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
    • estabelecer contatos com intermediários de arte;
    • aplicar técnicas de desenho;
    • frequentar exposições e mostras;
    • colocar obras em coleções públicas e privadas;
    • realizar pesquisas de mercado;
    • compor equipes;
    • analisar histórico e estilo do bem cultural;
    • submeter projetos aos órgãos oficiais;
    • propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • apresentar proposta;
    • experimentar materiais;
    • realizar pesquisa de campo;
    • elaborar material promocional;


    Setores que mais contratam Desenhista de identidade visual no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Impressão de material para uso publicitário
    • Marketing direto
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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