Salário para o cargo de Crítico de rádio
CBO 2615-10 > Profissionais da escrita

Crítico de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Escrevem textos literários para publicação, representação e outras formas de veiculação e para tanto criam projetos líterários, pesquisando temas, elaborando esquemas preliminares. Podem buscar publicação ou encenação da obra literária bem como sua divulgação.

Quanto ganha um Crítico de rádio

Um Crítico de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.714,00 e R$ 3.952,05, com a média salarial de R$ 2.228,33 e o salário mediana em R$ 2.030,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Crítico de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.228,33 26.740,00 557,08 10,78
1º Quartil 1.714,00 20.568,00 428,50 8,29
Salário Mediana 2.030,50 24.366,00 507,63 9,83
3º Quartil 3.014,00 36.168,00 753,50 14,58
Teto Salarial 3.952,05 47.424,57 988,01 19,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Profissionais da escrita

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Profissionais da escrita desenvolvem a escrita, trabalho intelectual e subjetivo, tanto no conteúdo, como na forma de organizá-lo e desenvolvê-lo. Trabalham geralmente como autônomos, podendo exercer outras atividades de forma concomitante à escrita. São encontrados em várias atividades econômicas, dentre elas, no ensino e nas atividades culturais e recreativas. Costumam trabalhar sozinhos - exceção feita aos autores- roteiristas que trabalham em equipes interdisciplinares, em geral, em horários irregulares. Os processos de concepção e criação são partes importantes do seu trabalho, assim como as habilidades de organização, pesquisa, obervação e reflexão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais da escrita

O exercício do trabalho não requer formação escolar definida, senso imprescindível o domínio da língua, bem como das linguagens específicas aos vários veículos de comunicação para os quais se pode escrever, como teatro, TV, cinema etc. É freqüente a ocorrência de profissionais autodidatas.


Funções e atividades do Crítico de rádio

Profissionais da escrita devem:

  • pesquisar temas pertinentes ao projeto;
  • elaborar esquema preliminar;
  • escrever textos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • criar projeto literário;
  • divulgar a obra;
  • buscar a publicação ou encenação da obra literária;

  • Atividades

    • pesquisar teatro;
    • elaborar e reelaborar o texto;
    • situar projeto em um determinado espaço, tempo.;
    • definir foco narrativo;
    • selecionar material coletado;
    • conceder entrevistas;
    • refazer o livro didático periodicamente;
    • utilizar a internet como meio de divulgação da obra;
    • escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra;
    • reelaborar o texto final considerando pareceres críticos;
    • pesquisar cinema;
    • buscar subsídios nas memórias de leituras (textos escritos, imagens, espetáculos etc);
    • realizar pesquisa de campo;
    • participar de comissões julgadoras;
    • desenvolver enredo;
    • discutir direitos autorais;
    • considerar diretrizes formuladas para projeto;
    • consultar especialistas;
    • enviar textos para concursos literários;
    • participar de lançamentos da obra;
    • desenvolver intuição;
    • pesquisar fontes historiográficas;
    • utilizar recursos retóricos para sedução dos leitores;
    • definir conceitos a serem desenvolvidos na obra técnica, didática e científica;
    • analisar propostas de trabalho pré-definidas;
    • procurar editor para publicação;
    • demonstrar criatividade;
    • dominar a linguagem específica do veículo (tv, livro, cinema, teatro, jornal etc);
    • definir formas metodológicas na obra didática;
    • demonstrar senso de observação;
    • considerar diretrizes dos órgãos oficiais;
    • participar de concursos;
    • divulgar a obra junto a críticos e resenhistas;
    • negociar contrato de edição;
    • participar de feiras de livros e exposições;
    • dominar a língua;
    • pesquisar palavras, gírias e formas de expressão;
    • definir gênero da obra (forma e conteúdo);
    • pesquisar textos jornalísticos;
    • definir personagem;
    • procurar agentes literários;
    • apresentar relatórios do desenvolvimento do trabalho;
    • procurar produtor de teatro, cinema e televisão;
    • justificar as ideias apresentadas no texto técnico, didático e científico;
    • participar de mesas redondas;
    • considerar público alvo;
    • decodificar a obra para o público alvo;
    • demonstrar hábito de leitura;
    • buscar subsídios na memória (emocionais, experiência pessoal);
    • pesquisar os sons das palavras;
    • adequar linguagem ao público alvo;
    • realizar palestras para divulgar a obra;
    • definir tempo;
    • considerar prazos na elaboração do texto;
    • procurar coordenador de coleções;
    • pesquisar textos literário;
    • considerar as diretrizes comerciais do projeto;
    • pesquisar música;
    • pesquisar iconografia;
    • definir espaço;


    Setores que mais contratam Crítico de rádio no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista especializado de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Serviços advocatícios
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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