Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
 - Comunicadores, artistas e religiosos
 
- Profissionais de espetáculos e das artes
 
- Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
 
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Funções e atividades do Coreógrafo bailarino
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:
- realizar apresentação pública de dança;
 - ensinar dança;
 - concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
 - ensaiar coreografia;
 - pesquisar movimentos, gestos e dança;
 - demonstrar competências pessoais;
 - preparar o corpo para dança;
 - conceber projeto cênico em dança;
 
Atividades
- selecionar técnicas corporais;
 - desenvolver consciência cinesiológica;
 - construir qualidade dramática do e pelo movimento;
 - liderar equipes;
 - configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
 - desenvolver ideia ou tema;
 - supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
 - escolher música, texto, imagens, objetos etc;
 - configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
 - registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
 - demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
 - experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
 - explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
 - criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
 - selecionar elenco;
 - desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
 - fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
 - selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
 - levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
 - conhecer seus limites psicofísicos;
 - expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
 - supervisionar equipe de bailarinos;
 - desenvolver sensibilidade artística;
 - supervisionar equipe de música;
 - gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
 - recriar passos codificados;
 - selecionar equipe artística;
 - desenvolver capacidade de observação e percepção;
 - transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
 - participar de sessões de registro e gravação de imagens;
 - articular as partes da obra coreográfica;
 - conceber soluções cênicas;
 - avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
 - supervisionar equipe de iluminação;
 - participar de ensaios gerais;
 - experimentar movimentos, sequências de movimento;
 - gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
 - experimentar o uso de objetos na dança;
 - participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
 - estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
 - selecionar gestos, passos e sequências;
 - desenvolver experimentação e improvisos;
 - transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
 - incorporar diferentes linguagens artísticas;
 - supervisionar equipe de multimídia;
 - ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
 - trabalhar em equipe;
 - coordenar equipes de criação;
 - supervisionar equipe de adereços e figurinos;
 - elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
 - definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
 - investigar linguagens;
 - levantar material sobre o tema;
 - improvisar movimentos;
 - supervisionar equipe de cenografia;
 - considerar o espaço e o público na concepção cênica;
 - expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
 - investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
 - registrar gestos, passos e sequências;
 - adaptar-se a situações imprevistas;
 - reelaborar gestos, passos e sequências;
 - manter corpo preparado;