Salário para o cargo de Coreógrafo bailarino
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-15

Coreógrafo bailarino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Quanto ganha um Coreógrafo bailarino

Um Coreógrafo bailarino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.574,88 e R$ 12.128,88, com a média salarial de R$ 5.038,45 e o salário mediana em R$ 3.811,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coreógrafo bailarino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.038,45 60.461,39 1.259,61 27,96
1º Quartil 2.574,88 30.898,59 643,72 14,29
Salário Mediana 3.811,00 45.732,00 952,75 21,15
3º Quartil 9.250,00 111.000,00 2.312,50 51,33
Teto Salarial 12.128,88 145.546,53 3.032,22 67,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 3.811 - 12.325 5.225,33 3.811,00 3.811,00 10.175,50 12.324,87
Rio de Janeiro - RJ 5.690 - 16.291 9.218,00 5.690,00 6.500,00 13.450,00 16.291,04
Mangaratiba - RJ 2.200 - 4.378 2.553,63 2.200,00 2.200,00 3.614,50 4.377,99
Curitiba - PR 2.300 - 6.541 4.008,33 2.300,00 4.125,00 5.400,00 6.540,64
São Paulo - SP 1.553 - 4.845 2.835,50 1.553,00 2.930,00 4.000,00 4.844,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.200 - 15.843 6.081,82 2.200,00 5.000,00 13.080,50 15.843,49
São Paulo 1.684 - 18.653 5.808,07 1.684,33 3.727,00 15.400,00 18.652,94
Minas Gerais 3.811 - 19.205 6.267,45 3.811,00 3.811,00 15.855,50 19.204,66
Paraná 2.240 - 6.541 3.755,71 2.240,00 3.750,00 5.400,00 6.540,64


Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Coreógrafo bailarino

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • ensaiar coreografia;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • preparar o corpo para dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar dança;
  • conceber projeto cênico em dança;

  • Atividades

    • selecionar técnicas corporais;
    • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
    • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
    • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
    • desenvolver ideia ou tema;
    • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
    • supervisionar equipe de iluminação;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
    • experimentar o uso de objetos na dança;
    • participar de ensaios gerais;
    • articular as partes da obra coreográfica;
    • ensinar técnicas e métodos de criação;
    • desenvolver consciência cinesiológica;
    • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
    • selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • liderar equipes;
    • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
    • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
    • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
    • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
    • gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
    • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
    • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
    • interpretar imagens por meio da dança;
    • desenvolver sensibilidade artística;
    • realizar seminários e palestras em dança;
    • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
    • investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
    • ensinar técnicas e métodos de composição;
    • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
    • ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
    • desenvolver capacidade de observação e percepção;
    • recriar passos codificados;
    • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
    • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • supervisionar equipe de música;
    • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
    • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
    • ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
    • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
    • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
    • transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
    • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
    • improvisar movimentos;
    • fixar sequência de movimentos;
    • escolher música, texto, imagens, objetos etc;
    • supervisionar equipe de adereços e figurinos;
    • considerar o espaço e o público na concepção cênica;
    • manter corpo preparado;
    • apreender proposta coreográfica;
    • reciclar professores de dança;
    • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • investigar linguagens;
    • interpretar narrativas por meio da dança;
    • conceber soluções cênicas;
    • desenvolver experimentação e improvisos;
    • ensinar técnicas corporais;
    • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
    • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
    • levantar material sobre o tema;
    • dançar;
    • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
    • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
    • supervisionar equipe de cenografia;
    • trabalhar em equipe;
    • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
    • configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
    • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
    • selecionar elenco;
    • conhecer seus limites psicofísicos;
    • ensinar técnicas e métodos de improvisação;
    • registrar gestos, passos e sequências;
    • aperfeiçoar técnicas de dança;
    • ensinar dança para amadores;
    • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
    • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
    • supervisionar equipe de multimídia;
    • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
    • adotar medidas profiláticas de preservação física;
    • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
    • selecionar equipe artística;
    • definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
    • interagir com parceiros de dança;
    • supervisionar equipe de bailarinos;
    • adaptar-se a situações imprevistas;
    • coordenar equipes de criação;
    • realizar oficinas de dança;
    • ministrar aulas magnas em dança;
    • selecionar gestos, passos e sequências;
    • experimentar movimentos, sequências de movimento;
    • reelaborar gestos, passos e sequências;


    Setores que mais contratam Coreógrafo bailarino no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de condicionamento físico
    • Outras atividades de recreação e lazer
    • Produção de espetáculos de dança
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Ensino fundamental
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: