Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Inspetor de terminal
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Inspetor naval
- Imediato da marinha mercante
- Agente de manobra e docagem
- Primeiro oficial de náutica
- Comandante da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Vistoriador naval
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
Oficiais de convés devem:
- qualificar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- navegar com segurança;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar operações;
Atividades
- consultar legislação;
- demonstrar percepção espacial;
- testar equipamentos de salvatagem;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- trabalhar sob pressão;
- controlar material de combate à poluição;
- demonstrar raciocínio sintético;
- tomar decisões;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- trabalhar em equipe;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar comportamento proativo;
- aplicar legislação;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- discriminar cores;
- demonstrar raciocínio analítico;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- fiscalizar o uso de epi;
- acionar plano de emergência;
- demonstrar percepção cinemática;
- definir área segura para trabalho;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- elaborar apresentações;
- testar equipamentos de segurança;
- coordenar reuniões de segurança;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- acionar plano de contingência;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- demonstrar raciocínio matemático;
- demonstrar criatividade;
- elaborar conteúdo programático;
- demonstrar capacidade de negociação;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- ministrar treinamento em terra;
- proferir palestras;
- ministrar treinamento a bordo;
- demonstrar liderança;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- discriminar sons e ruídos;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- coordenar operação de controle à poluição;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- elaborar material didático;
Setores que mais contratam Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo