Salário para o cargo de Comentarista de esportes
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista de esportes - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista de esportes

Um Comentarista de esportes trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.794,10 e R$ 16.903,83, com a média salarial de R$ 5.614,45 e o salário mediana em R$ 2.503,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista de esportes

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.614,45 67.373,38 1.403,61 29,07
1º Quartil 1.794,10 21.529,24 448,53 9,29
Salário Mediana 2.503,50 30.042,00 625,88 12,96
3º Quartil 12.891,58 154.698,95 3.222,89 66,76
Teto Salarial 16.903,83 202.845,90 4.225,96 87,54


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.694 - 28.288 6.566,67 2.694,00 3.498,00 23.355,00 28.288,28
Rio de Janeiro - RJ 2.507 - 75.980 19.288,80 2.507,00 6.707,00 62.730,00 75.980,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.448 - 48.891 10.450,50 1.447,50 2.332,50 40.365,00 48.891,30
Minas Gerais 1.412 - 16.264 4.947,11 1.412,00 2.855,00 13.427,50 16.263,79
São Paulo 1.748 - 34.556 11.625,89 1.747,50 11.025,00 28.530,00 34.556,39
Santa Catarina 1.900 - 4.977 2.955,50 1.900,00 2.963,00 4.109,00 4.976,94
Paraná 1.723 - 3.331 2.212,43 1.723,00 2.226,00 2.750,00 3.330,88


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista de esportes

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • apresentar programas e noticiários;
  • apresentar eventos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • narrar transmissão de eventos;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • gravar voz para mídias;
  • comentar os fatos;
  • entrevistar pessoas;

  • Atividades

    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • demonstrar imparcialidade;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • locutar documentários;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar cordialidade;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • passar o texto;
    • animar o programa;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • delimitar o conteúdo;
    • gravar reportagens;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • chamar reportagem;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • ensaiar a apresentação;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • construir a cena;
    • ancorar programas;
    • locutar audiodescrição;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • interromper o entrevistado;
    • chamar os comerciais;
    • participar da definição da pauta;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • administrar tempo para o evento;
    • instruir o entrevistado;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • rebater o entrevistado;
    • redigir a notícia;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • descrever o evento;
    • apresentar os participantes do evento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • fazer enquete;
    • formular perguntas;
    • envolver o entrevistado;
    • apresentar programações diversas;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • editar material gravado;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • opinar a respeito do evento;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • noticiar fatos;
    • anunciar programação;
    • anunciar chamadas;
    • checar as informações;
    • editar textos;
    • selecionar material;
    • ler o texto no ar;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • demonstrar credibilidade;
    • mediar debates;
    • ajustar a narração ao evento;
    • demonstrar dinamismo;
    • ler os comerciais no ar;
    • posicionar os participantes do evento;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • organizar as informações;
    • seguir o roteiro do evento;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • provocar o entrevistado;
    • levantar informações e dados;


    Setores que mais contratam Comentarista de esportes no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Programadoras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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