Salário para o cargo de Chefe de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Chefe de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Chefe de cobrança

Um Chefe de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.992,26 e R$ 6.820,55, com a média salarial de R$ 3.177,18 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.177,18 38.126,12 794,29 14,79
1º Quartil 1.992,26 23.907,14 498,07 9,27
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,64
3º Quartil 5.201,64 62.419,68 1.300,41 24,21
Teto Salarial 6.820,55 81.846,55 1.705,14 31,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.983 - 10.045 3.987,62 1.982,68 2.803,00 8.293,37 10.045,18
Curitiba - PR 1.781 - 5.891 2.835,85 1.781,02 2.259,50 4.863,46 5.890,77
Fortaleza - CE 1.629 - 4.040 2.200,13 1.629,10 2.000,00 3.335,08 4.039,55
Belo Horizonte - MG 1.902 - 6.016 3.019,44 1.902,05 2.604,50 4.966,71 6.015,82
Bauru - SP 2.160 - 5.132 3.015,75 2.159,71 2.826,00 4.236,88 5.131,83
Rio de Janeiro - RJ 1.769 - 7.864 3.881,18 1.769,27 3.500,00 6.492,65 7.864,10
Porto Alegre - RS 2.055 - 6.505 3.333,95 2.055,08 3.000,00 5.370,72 6.505,18
Ribeirão Preto - SP 2.384 - 6.384 3.328,05 2.384,24 2.851,00 5.270,56 6.383,86
Joinville - SC 2.125 - 5.115 2.908,74 2.125,02 2.631,00 4.223,12 5.115,17
Campo Grande - MS 1.898 - 5.961 3.047,16 1.898,11 2.500,00 4.921,40 5.960,95
Goiânia - GO 1.865 - 6.895 3.201,21 1.865,20 2.560,00 5.692,23 6.894,60
Uberlândia - MG 1.675 - 4.573 2.490,80 1.675,00 2.134,00 3.775,25 4.572,70
Barueri - SP 2.328 - 11.380 4.432,99 2.327,81 2.875,00 9.395,36 11.379,95
Recife - PE 1.766 - 4.771 2.595,50 1.766,48 2.403,00 3.939,18 4.771,26
Brasília - DF 1.653 - 5.058 2.517,42 1.653,40 2.044,00 4.175,90 5.057,98
Sorocaba - SP 1.948 - 4.260 2.426,57 1.947,78 2.084,00 3.517,33 4.260,30
São Caetano do Sul - SP 2.174 - 3.375 2.336,27 2.174,25 2.215,00 2.786,29 3.374,84
Araçatuba - SP 2.051 - 3.746 2.388,53 2.050,88 2.199,00 3.092,75 3.746,03
Osasco - SP 2.052 - 5.631 2.977,05 2.052,38 2.387,50 4.648,77 5.630,73
Maringá - PR 1.818 - 6.152 2.791,57 1.817,87 2.078,00 5.079,38 6.152,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.996 - 8.720 3.661,56 1.996,48 2.700,00 7.198,91 8.719,54
Paraná 1.741 - 5.713 2.749,93 1.741,33 2.170,00 4.716,64 5.712,94
Minas Gerais 1.711 - 5.451 2.752,38 1.710,70 2.386,50 4.500,48 5.451,12
Ceará 1.631 - 4.152 2.231,94 1.631,36 2.000,00 3.427,65 4.151,67
Rio Grande do Sul 1.843 - 5.834 3.060,91 1.843,40 3.000,00 4.816,80 5.834,25
Rio de Janeiro 1.621 - 8.550 3.750,56 1.620,78 2.981,00 7.058,63 8.549,62
Santa Catarina 1.932 - 6.024 3.074,90 1.931,89 2.710,00 4.973,68 6.024,27
Goiás 1.686 - 7.700 3.297,70 1.685,84 2.500,00 6.357,23 7.700,07
Mato Grosso do Sul 1.871 - 5.677 2.963,44 1.871,26 2.500,00 4.687,26 5.677,35
Maranhão 1.451 - 4.020 2.008,58 1.451,47 1.590,00 3.318,94 4.020,00
Pernambuco 1.740 - 5.021 2.601,63 1.740,17 2.387,65 4.145,64 5.021,33
Pará 1.433 - 3.957 2.057,68 1.433,00 1.757,00 3.267,00 3.957,09
Bahia 1.521 - 5.415 2.443,86 1.520,80 1.920,00 4.470,40 5.414,68
Distrito Federal 1.653 - 5.058 2.517,42 1.653,40 2.044,00 4.175,90 5.057,98
Espírito Santo 1.425 - 4.591 2.506,08 1.424,67 2.373,00 3.790,56 4.591,23
Mato Grosso 1.444 - 4.913 2.371,71 1.443,75 1.981,50 4.055,88 4.912,60
Piauí 1.666 - 3.970 2.464,35 1.666,20 2.486,00 3.277,80 3.970,17
Amazonas 1.906 - 5.702 2.716,33 1.905,50 2.040,00 4.708,00 5.702,47
Alagoas 1.615 - 2.456 1.863,98 1.615,49 1.946,00 2.027,33 2.455,57
Rondônia 1.460 - 3.324 1.905,06 1.460,00 1.768,00 2.743,96 3.323,57
Sergipe 1.827 - 4.651 2.572,50 1.827,33 2.215,00 3.839,67 4.650,72
Tocantins 1.450 - 4.269 2.332,67 1.450,00 2.075,00 3.524,50 4.268,98
Rio Grande do Norte 1.573 - 4.191 2.363,88 1.572,50 2.058,50 3.460,00 4.190,86
Paraíba 1.694 - 4.078 2.169,50 1.694,00 1.800,00 3.367,00 4.078,21
Acre 1.412 - 2.798 1.722,33 1.412,00 1.600,00 2.310,00 2.797,94


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • planejar trabalho da equipe;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;

  • Atividades

    • propor desligamentos de funcionários;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • elaborar programação de férias;
    • manter-se atualizado;
    • definir rotinas de trabalho;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • administrar banco de dados e listagens;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • controlar ligações telefônicas;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • controlar movimentação de questionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • confrontar dados coletados;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • identificar prioridades;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • promover reuniões;
    • criticar questionários preenchidos;
    • agir com flexibilidade;
    • atuar com dinamismo;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • analisar relatórios;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • tabular dados;
    • definir recursos de trabalho;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • propor admissões de funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • liderar equipe;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • justificar diferenças de caixa;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • propor fechamento de contratos;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • promover rodízio de funções;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • agir com criatividade;
    • recolher numerário dos guichês;
    • estimar volume de trabalho;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • orçar custos;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • selecionar pessoal;
    • demonstrar atitude proativa;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • agir com desenvoltura;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • definir perfil para cargos;
    • agir com empatia;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • rever rotinas de trabalho;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • conferir faturas;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • controlar as emoções;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • treinar novos funcionários;
    • propor promoções de funcionários;


    Setores que mais contratam Chefe de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Correspondentes de instituições financeiras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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