Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos
- Trabalhadores de montagem de tubulações, estruturas metálicas e de compósitos
- Trabalhadores de caldeiraria e serralheria
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de caldeiraria e serralheria os trabalhadores desta família podem desempenhar suas atividades em indústrias como por exemplo, metalmecânicas, de fabricação de veículos e outros equipamentos de transporte, construção civil e seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira. Podem,também, prestar serviços de confecção e reparação como autônomos ou por conta-própria. O seu trabalho costuma se desenvolver de forma individual, normalmente em turnos diurnos, submetido a supervisão permanente. No exercício das suas atividades esses profissionais tendem a ficar em posições desconfortáveis por longos períodos, podendo trabalhar em grandes alturas ou em ambientes confinados. No exercício de algumas de suas atividades, podem estar sujeitos aos efeitos de materiais tóxicos, radiação, ruído e altas temperaturas.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de caldeiraria e serralheria
As ocupações requerem nível de instrução mínimo equivalente ao ensino fundamental (ou 1ºgrau completo) e sua aprendizagem poderá se dar por intermédio de cursos de qualificação profissional de curta duração até duzentas horas é desejável que os titulares das ocupações apresentem experiência anterior por um período de três a quatro anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Chapista de aeronaves
Trabalhadores de caldeiraria e serralheria devem:
- demonstrar competências pessoais;
- verificar etapas dos processos de fabricação e reparo;
- montar peças;
- planejar trabalho;
- preparar peças;
- organizar local de trabalho;
- reparar obra;
- garantir segurança no local de trabalho;
Atividades
- zelar pela limpeza e organização;
- determinar material para execução do projeto;
- preparar local de trabalho;
- avaliar condições finais da peça;
- recuperar peça;
- vedar peça;
- cortar peças;
- desenvolver resistência física;
- demonstrar habilidade manual;
- conformar peças;
- planejar o reparo;
- conservar ferramentas e máquinas;
- trabalhar em áreas de risco;
- montar tubulações;
- verificar as dimensões do corte;
- participar da avaliação da obra;
- demonstrar espírito de equipe;
- examinar ângulos do chanfro;
- determinar local para depósito de materiais e ferramentas;
- selecionar máquinas e ferramentas;
- chanfrar peças;
- organizar ferramentas e máquinas;
- utilizar equipamentos de proteção coletiva;
- sinalizar área de risco;
- traçar peças de acordo com medidas do projeto;
- realizar ensaios de líquido penetrante na dobra e na soldagem da peça;
- desenvolver concentração;
- nivelar peça;
- utilizar equipamentos de proteção individual;
- examinar marcações da peça;
- proteger peça contra corrosão;
- providenciar liberação do local de trabalho;
- demonstrar criatividade;
- verificar especificações do projeto;
- desempenar peças;
- fixar peça (por rebite, parafuso, ponto de solda, etc.);
- interpretar ordem de serviço;
- obedecer as normas de segurança do trabalho;
- definir equipamentos de proteção individual;
- esmerilhar peças;
- verificar as condições da chapa;
- fabricar gabaritos;
- substituir peças;
- interpretar projeto;
- esquadrejar peça;
- desenvolver percepção visual;
Setores que mais contratam Chapista de aeronaves no mercado de trabalho
- Fabricação de aeronaves
- Outras obras de instalações em construções