Salário para o cargo de Auxiliar de contabilidade
Auxiliares de contabilidade > CBO 4131-10

Auxiliar de contabilidade - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentos e efetuam sua classificação contábil, geram lançamentos contábeis, auxiliam na apuração dos impostos, conciliam contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emitem notas de venda e de transferência entre outras, realizam o arquivo de documentos.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários contábeis e de finanças
        • Auxiliares de contabilidade

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Auxiliares de contabilidade exercem suas funções em atividades empresariais como empregados formais. Trabalham com supervisão permanente em ambientes fechados e em horário diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de contabilidade

Embora não exista exigência legal, requer-se escolaridade de nível médio, preferencialmente com curso técnico ou superior incompleto. Não há exigência de experiência anterior. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de contabilidade

Auxiliares de contabilidade devem:

  • registrar atos e fatos contábeis;
  • organizar documentos;
  • preparar documentações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar demonstrações financeiras;
  • calcular impostos;

Atividades

  • efetuar lançamentos contábeis;
  • preencher contrato social;
  • calcular pis-pasep;
  • preencher a declaração de irpf;
  • registrar dados em planilha ou ficha de lançamentos contábeis;
  • demonstrar capacidade de crítica;
  • preencher declaração de contribuições e tributos federais (dctf);
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • demonstrar iniciativa;
  • acompanhar legislação trabalhista;
  • auxiliar na elaboração do balanço;
  • escriturar os livros fiscais e auxiliares;
  • preencher guias de recolhimento;
  • arquivar documentos;
  • expressar-se de forma oral e escrita;
  • calcular contribuição social;
  • apurar valores referentes ao iss;
  • utilizar recursos de informática;
  • demonstrar habilidade em cálculos;
  • utilizar telefone e fax;
  • calcular imposto de renda;
  • demonstrar capacidade de participação;
  • enviar documentos para arquivo morto;
  • requisitar documentos junto ao arquivo;
  • apurar valores referentes ao icms;
  • dar manutenção em plano de contas;
  • conciliar contas contábeis;
  • reunir dados e documentos para atender fiscalizações e auditorias;
  • classificar documentos segundo o plano de contas;
  • relacionar documentos;
  • calcular cofins;
  • demonstrar conhecimentos técnicos específicos;
  • elaborar demonstrações das mutações patrimônio líquido;
  • solicitar a verificação de empresas com o mesmo nome social;
  • elaborar a demonstração de resultados do exercício (dre);
  • preencher declaração de irpj;
  • solicitar certidões negativas junto a órgãos públicos;
  • depreciar bens;
  • contabilizar valores referentes à folha de pagamento;
  • apurar valores referentes ao ipi;
  • cultivar a ética;
  • elaborar balancete de verificação;
  • elaborar declaração de imposto de renda sobre pessoa física (dirf);
  • preparar documentação para cisão, fusão e incorporação de empresas;
  • montar processos administrativos da empresa;
  • verificar a consistência das contas;
  • manter-se dinâmico;
  • levantar informações relacionadas a custos;
  • demonstrar empatia;
  • buscar auto desenvolvimento;
  • consultar normas e procedimentos internos;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • preencher formulários e requerimentos;
  • controlar entrada e saída de documentos no arquivo;
  • trabalhar em equipe;
  • preparar documentos para obtenção de alvará de funcionamento;
  • levantar dados para a elaboração da demonstração de origem e aplicação dos recursos (doar);
  • utilizar e-mail e intranet;
  • calcular imposto de empresas classificadas no regime simples;
  • digitar dados e informações;


Setores que mais contratam Auxiliar de contabilidade no mercado de trabalho

  • Atividades de contabilidade
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Supermercados
  • Construção de edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Confecção de peças do vestuário




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