Salário para o cargo de Auxiliar de contabilidade
Auxiliares de contabilidade > CBO 4131-10

Auxiliar de contabilidade - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentos e efetuam sua classificação contábil, geram lançamentos contábeis, auxiliam na apuração dos impostos, conciliam contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emitem notas de venda e de transferência entre outras, realizam o arquivo de documentos.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários contábeis e de finanças
        • Auxiliares de contabilidade

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Auxiliares de contabilidade exercem suas funções em atividades empresariais como empregados formais. Trabalham com supervisão permanente em ambientes fechados e em horário diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de contabilidade

Embora não exista exigência legal, requer-se escolaridade de nível médio, preferencialmente com curso técnico ou superior incompleto. Não há exigência de experiência anterior. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de contabilidade

Auxiliares de contabilidade devem:

  • calcular impostos;
  • registrar atos e fatos contábeis;
  • elaborar demonstrações financeiras;
  • organizar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar documentações;

Atividades

  • calcular cofins;
  • preencher a declaração de irpf;
  • reunir dados e documentos para atender fiscalizações e auditorias;
  • preencher formulários e requerimentos;
  • demonstrar iniciativa;
  • requisitar documentos junto ao arquivo;
  • conciliar contas contábeis;
  • cultivar a ética;
  • preparar documentos para obtenção de alvará de funcionamento;
  • preencher declaração de contribuições e tributos federais (dctf);
  • preparar documentação para cisão, fusão e incorporação de empresas;
  • calcular contribuição social;
  • expressar-se de forma oral e escrita;
  • arquivar documentos;
  • relacionar documentos;
  • auxiliar na elaboração do balanço;
  • demonstrar habilidade em cálculos;
  • demonstrar conhecimentos técnicos específicos;
  • elaborar demonstrações das mutações patrimônio líquido;
  • efetuar lançamentos contábeis;
  • dar manutenção em plano de contas;
  • buscar auto desenvolvimento;
  • elaborar a demonstração de resultados do exercício (dre);
  • preencher guias de recolhimento;
  • elaborar balancete de verificação;
  • demonstrar capacidade de crítica;
  • preencher declaração de irpj;
  • solicitar certidões negativas junto a órgãos públicos;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • calcular pis-pasep;
  • utilizar telefone e fax;
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • verificar a consistência das contas;
  • consultar normas e procedimentos internos;
  • levantar informações relacionadas a custos;
  • depreciar bens;
  • enviar documentos para arquivo morto;
  • manter-se dinâmico;
  • calcular imposto de renda;
  • levantar dados para a elaboração da demonstração de origem e aplicação dos recursos (doar);
  • contabilizar valores referentes à folha de pagamento;
  • solicitar a verificação de empresas com o mesmo nome social;
  • utilizar e-mail e intranet;
  • apurar valores referentes ao ipi;
  • elaborar declaração de imposto de renda sobre pessoa física (dirf);
  • escriturar os livros fiscais e auxiliares;
  • calcular imposto de empresas classificadas no regime simples;
  • acompanhar legislação trabalhista;
  • digitar dados e informações;
  • montar processos administrativos da empresa;
  • classificar documentos segundo o plano de contas;
  • apurar valores referentes ao icms;
  • demonstrar empatia;
  • apurar valores referentes ao iss;
  • registrar dados em planilha ou ficha de lançamentos contábeis;
  • controlar entrada e saída de documentos no arquivo;
  • utilizar recursos de informática;
  • demonstrar capacidade de participação;
  • preencher contrato social;


Setores que mais contratam Auxiliar de contabilidade no mercado de trabalho

  • Atividades de contabilidade
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Supermercados
  • Construção de edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Confecção de peças do vestuário




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