Salário para o cargo de Auxiliar de contabilidade
Auxiliares de contabilidade > CBO 4131-10

Auxiliar de contabilidade - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentos e efetuam sua classificação contábil, geram lançamentos contábeis, auxiliam na apuração dos impostos, conciliam contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emitem notas de venda e de transferência entre outras, realizam o arquivo de documentos.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários contábeis e de finanças
        • Auxiliares de contabilidade

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Auxiliares de contabilidade exercem suas funções em atividades empresariais como empregados formais. Trabalham com supervisão permanente em ambientes fechados e em horário diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de contabilidade

Embora não exista exigência legal, requer-se escolaridade de nível médio, preferencialmente com curso técnico ou superior incompleto. Não há exigência de experiência anterior. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de contabilidade

Auxiliares de contabilidade devem:

  • registrar atos e fatos contábeis;
  • elaborar demonstrações financeiras;
  • organizar documentos;
  • preparar documentações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • calcular impostos;

Atividades

  • reunir dados e documentos para atender fiscalizações e auditorias;
  • apurar valores referentes ao icms;
  • relacionar documentos;
  • apurar valores referentes ao ipi;
  • demonstrar iniciativa;
  • consultar normas e procedimentos internos;
  • demonstrar capacidade de participação;
  • arquivar documentos;
  • contabilizar valores referentes à folha de pagamento;
  • verificar a consistência das contas;
  • calcular imposto de renda;
  • levantar informações relacionadas a custos;
  • calcular pis-pasep;
  • utilizar e-mail e intranet;
  • preencher formulários e requerimentos;
  • solicitar a verificação de empresas com o mesmo nome social;
  • elaborar balancete de verificação;
  • dar manutenção em plano de contas;
  • acompanhar legislação trabalhista;
  • demonstrar conhecimentos técnicos específicos;
  • enviar documentos para arquivo morto;
  • efetuar lançamentos contábeis;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar demonstrações das mutações patrimônio líquido;
  • calcular cofins;
  • montar processos administrativos da empresa;
  • registrar dados em planilha ou ficha de lançamentos contábeis;
  • digitar dados e informações;
  • demonstrar empatia;
  • manter-se dinâmico;
  • preparar documentos para obtenção de alvará de funcionamento;
  • levantar dados para a elaboração da demonstração de origem e aplicação dos recursos (doar);
  • utilizar recursos de informática;
  • conciliar contas contábeis;
  • cultivar a ética;
  • preparar documentação para cisão, fusão e incorporação de empresas;
  • utilizar telefone e fax;
  • demonstrar capacidade de crítica;
  • elaborar a demonstração de resultados do exercício (dre);
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • calcular contribuição social;
  • buscar auto desenvolvimento;
  • auxiliar na elaboração do balanço;
  • controlar entrada e saída de documentos no arquivo;
  • preencher declaração de contribuições e tributos federais (dctf);
  • elaborar declaração de imposto de renda sobre pessoa física (dirf);
  • calcular imposto de empresas classificadas no regime simples;
  • solicitar certidões negativas junto a órgãos públicos;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • preencher a declaração de irpf;
  • preencher contrato social;
  • requisitar documentos junto ao arquivo;
  • expressar-se de forma oral e escrita;
  • classificar documentos segundo o plano de contas;
  • depreciar bens;
  • preencher guias de recolhimento;
  • preencher declaração de irpj;
  • demonstrar habilidade em cálculos;
  • escriturar os livros fiscais e auxiliares;
  • apurar valores referentes ao iss;


Setores que mais contratam Auxiliar de contabilidade no mercado de trabalho

  • Atividades de contabilidade
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Supermercados
  • Construção de edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Confecção de peças do vestuário




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