Salário para o cargo de Atendente de telemarketing
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Atendente de telemarketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Atendente de telemarketing

Um Atendente de telemarketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.430,32 e R$ 2.671,46, com a média salarial de R$ 1.657,33 e o salário mediana em R$ 1.518,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de telemarketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.657,33 19.887,99 414,33 8,77
1º Quartil 1.430,32 17.163,80 357,58 7,57
Salário Mediana 1.518,00 18.216,00 379,50 8,03
3º Quartil 2.037,37 24.448,48 509,34 10,78
Teto Salarial 2.671,46 32.057,58 667,87 14,13


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.424 - 3.078 1.822,90 1.423,67 1.645,00 2.541,08 3.077,84
Fortaleza - CE 1.412 - 1.963 1.465,81 1.412,00 1.412,00 1.620,72 1.963,07
Belo Horizonte - MG 1.418 - 2.250 1.554,13 1.417,84 1.458,00 1.858,02 2.250,49
Barueri - SP 1.415 - 2.352 1.606,42 1.415,20 1.550,00 1.941,99 2.352,20
Curitiba - PR 1.421 - 2.799 1.787,89 1.421,01 1.677,00 2.311,21 2.799,40
Uberlândia - MG 1.412 - 1.807 1.432,00 1.412,00 1.412,00 1.492,01 1.807,16
Jundiaí - SP 1.412 - 1.913 1.453,75 1.412,00 1.412,00 1.579,14 1.912,70
Rio de Janeiro - RJ 1.414 - 2.778 1.705,88 1.413,64 1.578,00 2.293,42 2.777,86
Goiânia - GO 1.418 - 2.370 1.627,09 1.418,05 1.500,00 1.956,42 2.369,67
Brasília - DF 1.412 - 2.343 1.596,41 1.412,42 1.511,00 1.934,10 2.342,65
Porto Alegre - RS 1.439 - 2.344 1.633,41 1.438,88 1.610,00 1.935,54 2.344,38
Mogi das Cruzes - SP 1.412 - 1.849 1.440,72 1.412,00 1.412,00 1.526,82 1.849,33
São Bernardo do Campo - SP 1.502 - 2.118 1.624,68 1.501,97 1.627,00 1.748,76 2.118,15
Teresina - PI 1.412 - 1.756 1.421,34 1.412,00 1.412,00 1.449,40 1.755,56
Joinville - SC 1.492 - 2.859 1.784,16 1.491,62 1.644,00 2.360,69 2.859,34
Cajamar - SP 1.593 - 2.617 1.739,11 1.593,39 1.600,00 2.160,28 2.616,59
Poa - SP 1.412 - 1.715 1.414,56 1.412,00 1.416,00 1.416,00 1.715,10
Londrina - PR 1.412 - 2.395 1.562,93 1.412,00 1.412,00 1.977,31 2.394,98
Salvador - BA 1.412 - 2.035 1.490,26 1.412,00 1.422,00 1.680,21 2.035,13
Campinas - SP 1.413 - 2.798 1.724,90 1.412,63 1.553,00 2.310,41 2.798,43


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.413 - 2.836 1.734,62 1.413,15 1.591,00 2.341,11 2.835,63
Minas Gerais 1.412 - 2.141 1.512,90 1.412,00 1.426,00 1.767,23 2.140,52
Ceará 1.412 - 1.988 1.470,82 1.412,00 1.412,00 1.640,91 1.987,52
Paraná 1.412 - 2.700 1.731,92 1.412,00 1.625,00 2.229,36 2.700,27
Santa Catarina 1.457 - 2.797 1.778,09 1.456,76 1.645,00 2.309,37 2.797,18
Rio de Janeiro 1.415 - 2.637 1.674,60 1.415,26 1.553,00 2.176,79 2.636,59
Goiás 1.412 - 2.326 1.578,47 1.412,00 1.482,00 1.920,58 2.326,26
Rio Grande do Sul 1.451 - 2.492 1.688,00 1.451,02 1.610,00 2.057,77 2.492,43
Distrito Federal 1.412 - 2.343 1.596,41 1.412,42 1.511,00 1.934,10 2.342,65
Espírito Santo 1.413 - 2.217 1.586,40 1.413,28 1.515,04 1.830,13 2.216,71
Bahia 1.412 - 2.128 1.511,92 1.412,00 1.422,00 1.756,66 2.127,72
Piauí 1.412 - 1.766 1.423,48 1.412,00 1.412,00 1.457,93 1.765,89
Maranhão 1.426 - 1.979 1.517,16 1.426,41 1.500,00 1.634,24 1.979,44
Pernambuco 1.412 - 2.102 1.505,28 1.412,00 1.422,00 1.735,52 2.102,11
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.264 1.579,03 1.412,00 1.514,00 1.869,19 2.264,02
Amazonas 1.416 - 1.967 1.490,42 1.416,07 1.432,00 1.623,91 1.966,93
Paraíba 1.412 - 1.891 1.449,76 1.412,00 1.412,00 1.561,29 1.891,08
Pará 1.412 - 2.316 1.585,24 1.412,00 1.499,83 1.911,73 2.315,54
Mato Grosso 1.417 - 2.508 1.670,18 1.417,36 1.600,00 2.070,83 2.508,25
Alagoas 1.412 - 2.022 1.481,80 1.412,00 1.412,00 1.669,37 2.021,99
Tocantins 1.413 - 2.164 1.534,24 1.413,02 1.462,00 1.786,55 2.163,92
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.236 1.546,62 1.412,00 1.462,00 1.845,89 2.235,80
Rondônia 1.454 - 2.029 1.551,10 1.453,90 1.500,00 1.674,97 2.028,77
Sergipe 1.412 - 2.032 1.493,97 1.412,00 1.412,00 1.677,36 2.031,67
Amapá 1.412 - 1.980 1.465,59 1.412,00 1.412,00 1.634,62 1.979,90
Acre 1.412 - 2.124 1.499,32 1.412,00 1.412,00 1.754,00 2.124,50
Roraima 1.412 - 1.905 1.479,62 1.412,00 1.442,00 1.573,00 1.905,26


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de telemarketing

Operadores de telemarketing devem:

  • cobrar débitos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;

  • Atividades

    • negociar descontos;
    • oferecer vantagens;
    • identificar clientes potenciais;
    • descrever o produto;
    • registrar informações com precisão;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • negociar datas de pagamento;
    • orientar o usuário;
    • definir formas de pagamento;
    • demonstrar objetividade;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • finalizar contato;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • negociar valores;
    • informar relação custo-benefício;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar paciência;
    • argumentar com o cliente;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • tomar decisões;
    • administrar conflitos;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • solicitar informações ao cliente;
    • agendar retorno (follow-up);
    • identificar-se ao cliente;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • finalizar pendência técnica;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • informar prazo de entrega;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • consultar supervisor;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • orientar usuário de telefonia;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • depurar informações;
    • confirmar dados cadastrais;
    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • direcionar atendimento;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • aplicar questionário;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • trabalhar em equipe;
    • seguir o código de ética;
    • autocontrolar-se;
    • oferecer soluções;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • confirmar dados;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • esclarecer dúvidas;
    • fornecer informações;
    • abordar o cliente;
    • acionar serviços emergenciais;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • realizar triagem de atendimento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • avaliar perfil de consumo;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • atualizar listas;
    • identificar problemas;
    • consultar histórico;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • finalizar pendências de serviços;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar empatia;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • calcular encargos do débito;
    • registrar respostas em papel;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • consultar manuais;
    • apresentar produtos e serviços;


    Setores que mais contratam Atendente de telemarketing no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Planos de saúde
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista