Salário para o cargo de Assessor trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Assessor trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assessor trilíngüe

Um Assessor trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.510,00 e R$ 6.453,77, com a média salarial de R$ 2.722,63 e o salário mediana em R$ 1.799,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assessor trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.722,63 32.671,50 680,66 12,72
1º Quartil 1.510,00 18.120,05 377,50 7,05
Salário Mediana 1.799,00 21.588,00 449,75 8,40
3º Quartil 4.921,92 59.063,08 1.230,48 22,99
Teto Salarial 6.453,77 77.445,29 1.613,44 30,14


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.566 - 14.680 6.108,63 1.565,83 5.402,50 12.120,00 14.680,11
Brasília - DF 1.430 - 7.365 2.789,19 1.429,50 1.717,50 6.080,75 7.365,19
Barueri - SP 1.694 - 10.272 4.820,91 1.693,50 4.065,00 8.480,50 10.271,84
Goiânia - GO 1.600 - 2.008 1.611,60 1.600,00 1.600,00 1.658,00 2.008,22
São José do Rio Preto - SP 1.761 - 3.528 2.185,23 1.761,00 1.995,16 2.913,00 3.528,31
Rio de Janeiro - RJ 1.575 - 6.792 3.468,17 1.574,77 3.000,00 5.607,50 6.791,97
Linhares - ES 1.450 - 1.905 1.492,50 1.450,00 1.450,00 1.572,50 1.904,66
Divinópolis - MG 1.600 - 3.043 2.305,33 1.600,00 2.430,00 2.512,00 3.042,61
Lages - SC 1.858 - 3.302 2.271,83 1.858,00 2.287,00 2.726,00 3.301,81
Patos de Minas - MG 1.412 - 2.422 1.632,00 1.412,00 1.536,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.556 - 11.712 4.242,88 1.556,29 2.500,00 9.669,72 11.712,25
Minas Gerais 1.412 - 3.567 1.942,69 1.412,00 1.732,50 2.945,00 3.567,07
Goiás 1.412 - 1.973 1.518,68 1.412,00 1.600,00 1.629,00 1.973,09
Espírito Santo 1.439 - 1.999 1.510,63 1.439,25 1.450,00 1.650,00 1.998,53
Distrito Federal 1.430 - 7.365 2.789,19 1.429,50 1.717,50 6.080,75 7.365,19
Santa Catarina 1.706 - 4.201 2.330,87 1.706,33 2.176,00 3.468,46 4.201,10
Paraná 1.420 - 6.314 2.580,30 1.419,67 1.888,45 5.212,50 6.313,54
Rio de Janeiro 1.431 - 6.792 3.167,87 1.430,77 3.000,00 5.607,50 6.791,97
Mato Grosso 1.561 - 4.276 2.198,50 1.561,00 2.000,00 3.530,00 4.275,64
Tocantins 1.412 - 3.421 1.767,25 1.412,00 1.412,00 2.824,00 3.420,51
Bahia 1.412 - 2.422 1.696,67 1.412,00 1.688,00 2.000,00 2.422,46
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.810 1.643,40 1.412,00 1.528,00 2.320,00 2.810,05
Rio Grande do Sul 1.444 - 8.479 2.793,39 1.443,94 1.800,00 7.000,00 8.478,61


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assessor trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • organizar eventos e viagens;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar informações;
  • gerir suprimentos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);

  • Atividades

    • receber correspondência;
    • administrar estresse;
    • demonstrar proatividade;
    • triar correspondência;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • registrar correspondência;
    • dar suporte em reuniões;
    • colher assinatura;
    • fornecer informações;
    • secretariar reuniões;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • programar as atividades da equipe;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • contornar situações adversas;
    • ler documentos;
    • controlar malote;
    • digitar documentos;
    • marcar compromissos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • tomar ditados;
    • cadastrar documentos;
    • reproduzir documentos;
    • administrar pendências;
    • ordenar documentos;
    • elaborar relatórios;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • demonstrar dinamismo;
    • selecionar pessoal;
    • cobrar ações;
    • prestar serviço de intérprete;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • orientar pessoas;
    • arquivar correspondência;
    • ciceronear visitas;
    • controlar cronogramas;
    • assinar documentação escolar;
    • divulgar informações;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • identificar o assunto;
    • elaborar base de dados;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • revisar traduções;
    • fazer ligações telefônicas;
    • atender pedidos e solicitações;
    • conferir material;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • confirmar presença;
    • dar suporte a expatriados;
    • contratar serviços de terceiros;
    • encaminhar certificados;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • dar suporte durante o evento;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • acompanhar contratos e garantias;
    • transcrever textos;
    • identificar a natureza do documento;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • demonstrar paciência;
    • enviar convite ou convocação;
    • confeccionar clippings;
    • encaminhar documentos;
    • demonstrar sensibilidade;
    • cotar preços;
    • reservar sala/local;
    • adaptar-se a mudanças;
    • encaminhar pessoas;
    • acompanhar processos;
    • administrar arquivos;
    • pesquisar local;
    • formular pedidos de compra;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • elaborar documentação escolar;
    • levantar necessidades de material;
    • redigir documentos;
    • atender ligações telefônicas;
    • elaborar atas;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • pesquisar informações e dados;
    • cancelar compromissos;
    • cobrar relatórios;
    • definir horários;
    • elaborar convites e convocações;
    • demonstrar senso de organização;
    • escolher cardápio;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • recepcionar pessoas;
    • avaliar a equipe;
    • elaborar lista de presença;
    • datilografar documentos;
    • demonstrar discrição;
    • controlar prazos;
    • fazer checklist;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • classificar documentos;
    • preparar sala/local;
    • requisitar material;
    • cobrar respostas;
    • traduzir documentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • enviar correspondência;
    • elaborar prestação de contas;
    • capacitar equipe;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • transmitir fax;
    • trabalhar em equipe;
    • trabalhar sob pressão;
    • anotar informações;
    • preparar apresentações;
    • atualizar arquivos;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • transmitir recados;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • protocolar correspondência;
    • direcionar informações;
    • administrar conflitos;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • formatar documentos;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • solicitar verbas;
    • anotar recados;


    Setores que mais contratam Assessor trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Serviços advocatícios
    • Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais
    • Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista
    • Serviços de diagnóstico por registro gráfico - ecg, eeg e outros exames análogos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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