Salário para o cargo de Analista de BI (Business Intelligence)
CBO 1423-30 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de BI (Business Intelligence) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de BI (Business Intelligence)

Um Analista de BI (Business Intelligence) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.609,43 e R$ 11.940,96, com a média salarial de R$ 5.074,98 e o salário mediana em R$ 3.729,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de BI (Business Intelligence)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.074,98 60.899,70 1.268,74 24,03
1º Quartil 2.609,43 31.313,14 652,36 12,36
Salário Mediana 3.729,00 44.748,00 932,25 17,66
3º Quartil 9.106,69 109.280,24 2.276,67 43,12
Teto Salarial 11.940,96 143.291,53 2.985,24 56,54


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.157 - 14.245 5.717,03 2.157,44 4.215,50 11.761,15 14.245,45
Rio de Janeiro - RJ 2.384 - 13.938 5.845,54 2.383,94 4.514,92 11.507,32 13.938,01
São Bernardo do Campo - SP 2.350 - 4.707 3.015,23 2.350,20 2.681,00 3.886,19 4.707,07
Barueri - SP 2.416 - 14.502 6.117,87 2.415,86 4.784,00 11.972,70 14.501,69
Curitiba - PR 2.150 - 10.161 4.442,13 2.149,68 3.500,00 8.389,11 10.161,15
Belo Horizonte - MG 2.015 - 11.335 4.761,62 2.014,54 3.602,00 9.358,12 11.334,84
Osasco - SP 3.625 - 15.925 7.495,60 3.624,69 6.102,00 13.147,98 15.925,23
Porto Alegre - RS 2.044 - 10.439 4.566,79 2.044,24 3.679,50 8.618,17 10.438,59
Brasília - DF 2.414 - 15.493 6.654,05 2.413,53 5.700,00 12.790,81 15.492,62
Campinas - SP 2.225 - 11.345 4.934,31 2.224,62 4.000,00 9.366,66 11.345,18
Florianópolis - SC 2.388 - 11.651 4.960,03 2.388,30 3.770,00 9.618,91 11.650,71
Goiânia - GO 1.803 - 7.747 3.597,51 1.802,92 3.000,00 6.395,63 7.746,58
Recife - PE 1.729 - 7.532 3.224,21 1.729,00 2.362,00 6.218,13 7.531,59
Vitoria - ES 2.426 - 9.484 5.186,27 2.426,50 5.881,00 7.829,85 9.483,74
Fortaleza - CE 1.885 - 7.826 3.641,19 1.885,48 3.000,00 6.460,79 7.825,51
Salvador - BA 2.042 - 10.656 4.641,58 2.042,14 3.675,00 8.797,90 10.656,29
Uberlândia - MG 1.813 - 8.678 3.955,55 1.812,63 3.321,50 7.164,23 8.677,53
Joinville - SC 1.873 - 10.118 4.226,28 1.872,51 3.282,50 8.353,83 10.118,41
Ribeirão Preto - SP 2.282 - 8.870 4.072,72 2.282,34 3.276,00 7.323,13 8.869,99
Maringá - PR 1.842 - 7.327 3.560,98 1.842,21 3.100,00 6.049,49 7.327,32


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.177 - 13.337 5.388,62 2.176,87 3.916,00 11.011,41 13.337,35
Rio de Janeiro 2.297 - 13.519 5.661,95 2.297,35 4.410,00 11.161,79 13.519,50
Minas Gerais 1.897 - 10.902 4.546,54 1.896,73 3.500,00 9.000,89 10.902,14
Paraná 2.090 - 9.788 4.341,81 2.089,74 3.500,00 8.081,18 9.788,17
Santa Catarina 2.114 - 9.772 4.331,65 2.113,93 3.500,00 8.067,88 9.772,06
Rio Grande do Sul 2.036 - 10.634 4.548,01 2.035,88 3.500,00 8.779,27 10.633,72
Goiás 1.792 - 8.366 3.721,35 1.791,63 3.000,00 6.907,36 8.366,41
Distrito Federal 2.414 - 15.493 6.654,05 2.413,53 5.700,00 12.790,81 15.492,62
Mato Grosso 1.432 - 8.067 3.283,44 1.431,71 2.495,00 6.660,20 8.067,03
Espírito Santo 2.320 - 9.791 4.958,06 2.320,15 4.737,00 8.083,20 9.790,61
Pernambuco 1.748 - 7.594 3.310,92 1.747,69 2.500,00 6.270,02 7.594,44
Bahia 1.812 - 10.100 4.271,81 1.811,75 3.276,00 8.338,68 10.100,06
Ceará 1.842 - 7.699 3.571,67 1.841,65 3.000,00 6.356,51 7.699,20
Pará 1.869 - 10.930 4.890,21 1.868,87 4.005,00 9.023,61 10.929,66
Mato Grosso do Sul 1.966 - 9.674 4.423,81 1.966,13 3.843,00 7.986,96 9.674,05
Amazonas 2.127 - 10.475 4.497,13 2.127,34 3.276,00 8.648,15 10.474,90
Maranhão 2.049 - 11.959 5.374,30 2.048,81 4.692,50 9.873,16 11.958,67
Paraíba 1.419 - 6.994 2.927,02 1.418,75 2.100,00 5.774,14 6.993,81
Rio Grande do Norte 1.586 - 8.071 3.455,78 1.586,42 2.638,00 6.663,11 8.070,55
Piauí 1.675 - 7.936 3.612,86 1.675,13 3.000,00 6.551,97 7.935,94
Sergipe 1.477 - 8.467 3.503,53 1.477,44 2.760,00 6.990,05 8.466,56
Alagoas 1.882 - 8.892 3.980,31 1.882,36 3.267,00 7.341,42 8.892,15
Rondônia 1.532 - 8.565 3.491,69 1.531,60 2.694,00 7.071,40 8.565,09
Tocantins 1.987 - 7.826 3.758,95 1.986,78 3.200,00 6.461,20 7.826,00
Acre 1.501 - 11.203 4.271,57 1.500,64 3.500,00 9.249,00 11.202,67
Roraima 1.510 - 7.977 3.270,41 1.509,80 2.445,00 6.586,00 7.977,16
Amapá 2.008 - 8.288 4.018,56 2.008,25 3.736,50 6.842,25 8.287,54


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de BI (Business Intelligence)

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de síntese;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar relatórios;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • representar empresa publicamente;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • pensar estrategicamente;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • entrevistar candidatos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • captar recursos;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • examinar currículos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • elaborar orçamentos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • delegar atribuições;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • agir com empatia;
    • avaliar desempenho;
    • gerir lucratividade;
    • identificar necessidade de recursos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • analisar contexto;
    • analisar cenários;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • pesquisar mercado;
    • trabalhar em equipe;
    • otimizar custos e recursos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • gerenciar remanejamentos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • cobrar ações;
    • monitorar mídias;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • analisar demanda reclamatória;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • liderar pessoas;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • analisar demanda do cliente;
    • negociar com partes interessadas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • estabelecer diálogo;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • administrar conflitos entre partes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • monitorar contratos;
    • administrar orçamentos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • dimensionar equipe;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • analisar tendências do mercado;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • formular plano de incentivos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • analisar impacto normativo;
    • tomar decisões;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • checar informações para divulgação;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • revisar planos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • mapear processo de decisão;
    • negociar com clientes;
    • mediar conflitos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • contratar serviços de terceiros;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • gerenciar equipes;
    • realizar campanhas de vendas;
    • saber ouvir;
    • estabelecer política comercial;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • definir perfis profissionais;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • autorizar pagamentos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • realizar escuta ativa;


    Setores que mais contratam Analista de BI (Business Intelligence) no mercado de trabalho

    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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