Salário para o cargo de Analista de balanço
CBO 2522-10 > Contadores

Analista de balanço - Descrição, atividades e funções do cargo

Legalizam empresas, elaborando contrato social/estatuto e notificando encerramento junto aos órgãos competentes, administram os tributos da empresa, registram atos e fatos contábeis, controlam o ativo permanente, gerenciam custos, administram o departamento pessoal, preparam obrigações acessórias, tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administra o registro dos livros nos órgãos apropriados, elaboram demonstrações contábeis, prestam consultoria e informações gerenciais, realizam auditoria interna e externa, atendem solicitações de órgãos fiscalizadores e realizam perícia.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Contadores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Contadores trabalham em escritórios de contabilidade e departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, industriais, comerciais e dos serviços, incluindo bancos. São empregados com carteira assinada, exceto o Perito contábil que trabalha por conta própria e sem supervisão. Costumam se organizar de forma induvidual, trabalhando sob supervisão. Trabalham em ambiente fechado e em horário diurno. Os peritos contábeis podem trabalhar à distância. Eventualmente, trabalham sob pressão, podendo levar a situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Contadores

O exercício desse cargo requer curso superior em Ciências contábeis. O desempenho pleno das atividades ocorre após quatro anos (contador) e mais de cinco anos (auditor geral e perito contábil).


Funções e atividades do Analista de balanço

Contadores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar custos;
  • controlar o ativo permanente;
  • administrar o departamento pessoal;
  • registrar atos e fatos contábeis;
  • atender solicitações de Órgãos fiscalizadores;
  • legalizar empresas;
  • elaborar demonstrações contábeis;
  • administrar os tributos da empresa;
  • preparar obrigações acessórias;
  • prestar consultoria e informações gerenciais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • administrar o registro dos livros nos órgãos apropriados;
  • agir com discrição;
  • trabalhar em equipe;
  • manter-se informado;
  • gerar os dados para preenchimento das guias;
  • participar de congressos, convenções e workshop;
  • notificar encerramento junto aos órgãos competentes;
  • disponibilizar informações cadastrais aos bancos e fornecedores;
  • elaborar orçamento;
  • atualizar procedimentos internos;
  • compensar tributos;
  • preparar documentação p/certidões negativas;
  • conciliar saldo de contas;
  • consolidar demonstrações contábeis;
  • identificar possibilidade de redução de impostos;
  • montar balanços e demais demonstrativos contábeis;
  • demonstrar conhecimento de outras línguas;
  • prestar informações sobre balanços;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preparar documentação e relatórios auxiliares;
  • preparar as notas explicativas das demonstrações contábeis;
  • manter-se atualizado;
  • realizar o controle físico com o contábil;
  • assessorar a gestão empresarial;
  • disponibilizar documentos com controle;
  • demonstrar objetividade;
  • intermediar acordos com os sindicatos;
  • ministrar palestras, seminários e treinamentos;
  • enviar mensagens via correio eletrônico;
  • administrar o prontuário dos funcionários;
  • definir sistema de custo e rateios;
  • administrar fluxo de documentos;
  • agir com dinamismo;
  • definir procedimentos internos;
  • preparar a declaração de imposto de renda pessoa física e jurídica;
  • preparar declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes;
  • analisar os custos apurados;
  • providenciar defesa;
  • manter-se atencioso;
  • calcular os encargos sociais sobre a folha de pagamento, pró-labore, autônomos;
  • elaborar folder;
  • divulgar e consultar manuais;
  • elaborar folhas de pagamento de empregados, autônomos e pró-labore, férias, rescisão contratual;
  • orientar as áreas da empresa sobre custos;
  • utilizar fax, telefone, internet e intranet;
  • preparar obrigações trabalhistas;
  • raciocinar logicamente;
  • definir procedimentos contábeis;
  • fazer manutenção do plano de contas;
  • confrontar as informações contábeis com custos;
  • enquadrar a empresa em um sistema de tributação;
  • escriturar livros contábeis;
  • registrar a movimentação dos ativos;
  • preencher formulários específicos inerentes a atividade da empresa;
  • classificar o bem na contabilidade e no sistema patrimonial;
  • solicitar aos órgãos regime especial de procedimentos fiscais, municipais, estaduais e federais;
  • analisar balancete contábil;
  • escriturar livros fiscais;
  • enviar boletins informativos;
  • agir eticamente;
  • definir a taxa de amortização, depreciação e exaustão;
  • preencher o livro de apuração do lucro real;
  • analisar os relatórios;
  • levantar informações para recuperação de impostos;
  • apurar os impostos devidos;
  • acompanhar os trabalhos de fiscalização;
  • controlar impostos retidos dos empregados autônomos e empregadores;
  • zelar pelas informações;
  • elaborar contrato social/estatuto;
  • fazer relatórios gerenciais econômicos e financeiros;
  • estruturar plano de contas conforme a atividade da empresa;
  • acompanhar a execução do orçamento;
  • apurar custos;
  • atender a auditoria externa;
  • gerar diário/razão;
  • identificar as necessidades de informações da empresa;
  • apontar as possibilidades de uso dos incentivos fiscais;
  • agir de forma educada;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • calcular índices econômicos e financeiros;
  • participar de entidades de classe;
  • estruturar centros de custo;
  • manter-se atualizado perante a legislação;
  • emitir balancetes;
  • parametrizar aplicativos contábeis/fiscais e de suporte;
  • justificar os procedimentos adotados;
  • classificar os documentos;
  • falar corretamente;
  • escriturar ficha de crédito de impostos na aquisição de ativo fixo;
  • guardar sigilo;
  • comparecer às audiências trabalhistas;


Setores que mais contratam Analista de balanço no mercado de trabalho

  • Atividades de contabilidade
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Construção de edifícios
  • Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de engenharia
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Planos de saúde
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços advocatícios
  • Fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores




Profissões em Destaque:

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