Salário para o cargo de Alinhador de pneus
CBO 9921-05 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Alinhador de pneus - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Alinhador de pneus

Um Alinhador de pneus trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.185,42 e R$ 2.385,45, com a média salarial de R$ 1.437,26 e o salário mediana em R$ 1.366,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Alinhador de pneus

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.437,26 17.247,08 359,31 6,59
1º Quartil 1.185,42 14.225,08 296,36 5,43
Salário Mediana 1.366,00 16.392,00 341,50 6,26
3º Quartil 1.819,24 21.830,92 454,81 8,34
Teto Salarial 2.385,45 28.625,35 596,36 10,94


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.203 - 2.064 1.357,38 1.203,31 1.261,89 1.704,34 2.064,35
São Paulo - SP 1.382 - 2.916 1.790,01 1.381,50 1.636,95 2.407,69 2.916,26
Brasília - DF 1.147 - 1.747 1.226,85 1.146,52 1.155,00 1.442,11 1.746,73
Diadema - SP 1.329 - 1.849 1.415,28 1.328,83 1.400,00 1.526,77 1.849,27
Fortaleza - CE 1.109 - 1.931 1.252,23 1.108,82 1.168,00 1.593,97 1.930,67
Belo Horizonte - MG 1.134 - 2.042 1.367,96 1.133,84 1.353,13 1.686,05 2.042,19
Londrina - PR 1.372 - 2.118 1.507,00 1.372,10 1.439,50 1.748,66 2.118,03
Campo Grande - MS 1.198 - 2.077 1.427,49 1.197,67 1.377,42 1.715,00 2.077,26
Joinville - SC 1.351 - 2.843 1.756,74 1.351,16 1.700,00 2.347,09 2.842,86
Salvador - BA 1.062 - 2.121 1.309,62 1.062,15 1.200,00 1.751,13 2.121,02
Goiânia - GO 950 - 2.114 1.323,30 949,71 1.316,57 1.745,21 2.113,85
Curitiba - PR 1.284 - 2.920 1.652,90 1.283,53 1.500,00 2.411,01 2.920,29
Jaraguá do Sul - SC 1.275 - 2.038 1.428,41 1.275,13 1.430,00 1.682,78 2.038,23
São Luís - MA 1.134 - 1.859 1.321,71 1.134,41 1.194,65 1.534,70 1.858,87
Guarulhos - SP 1.413 - 2.690 1.698,51 1.412,84 1.578,80 2.220,79 2.689,89
Assis - SP 1.410 - 2.266 1.553,12 1.409,63 1.471,00 1.871,11 2.266,34
Divinópolis - MG 1.077 - 1.985 1.263,25 1.077,20 1.149,34 1.638,69 1.984,84
Teresina - PI 1.056 - 1.654 1.157,69 1.056,02 1.117,40 1.365,67 1.654,14
Recife - PE 1.151 - 1.996 1.301,70 1.150,71 1.205,00 1.647,51 1.995,52
Uberlândia - MG 1.081 - 2.160 1.285,99 1.080,66 1.166,00 1.783,30 2.159,99


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.328 - 2.610 1.633,57 1.328,10 1.500,00 2.155,20 2.610,44
Minas Gerais 1.082 - 2.061 1.300,77 1.081,81 1.183,60 1.701,59 2.061,01
Santa Catarina 1.279 - 2.358 1.556,72 1.279,29 1.492,84 1.946,87 2.358,11
Rio de Janeiro 1.207 - 2.260 1.405,26 1.207,35 1.261,89 1.865,99 2.260,14
Paraná 1.233 - 2.462 1.550,39 1.233,07 1.450,00 2.032,32 2.461,60
Goiás 1.040 - 2.281 1.355,32 1.039,72 1.254,00 1.883,27 2.281,08
Bahia 1.047 - 1.860 1.222,19 1.047,42 1.164,27 1.535,82 1.860,23
Rio Grande do Sul 1.301 - 2.515 1.591,71 1.301,13 1.500,00 2.076,79 2.515,47
Mato Grosso 1.089 - 2.546 1.502,38 1.088,88 1.400,00 2.102,28 2.546,34
Distrito Federal 1.147 - 1.747 1.226,85 1.146,52 1.155,00 1.442,11 1.746,73
Espírito Santo 1.097 - 2.017 1.323,19 1.097,00 1.243,91 1.664,85 2.016,52
Maranhão 1.075 - 1.878 1.259,11 1.074,99 1.194,64 1.550,23 1.877,69
Ceará 1.073 - 1.840 1.218,08 1.073,10 1.125,00 1.519,47 1.840,42
Pernambuco 1.072 - 1.729 1.212,39 1.071,75 1.178,00 1.427,62 1.729,17
Mato Grosso do Sul 1.165 - 2.125 1.422,46 1.164,62 1.371,00 1.754,62 2.125,24
Pará 1.053 - 2.128 1.292,52 1.052,92 1.176,00 1.756,74 2.127,82
Piauí 1.053 - 1.672 1.157,60 1.053,00 1.100,00 1.380,45 1.672,04
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.786 1.169,78 1.045,00 1.060,80 1.474,13 1.785,51
Rondônia 1.107 - 2.107 1.309,35 1.106,80 1.178,00 1.739,63 2.107,10
Paraíba 1.086 - 1.719 1.191,71 1.086,09 1.155,00 1.418,88 1.718,59
Tocantins 1.076 - 1.785 1.205,72 1.075,61 1.146,54 1.473,88 1.785,21
Sergipe 1.093 - 1.442 1.117,02 1.092,80 1.093,00 1.190,30 1.441,73
Alagoas 1.045 - 1.843 1.186,15 1.045,00 1.080,00 1.521,67 1.843,09
Amazonas 1.090 - 1.452 1.134,58 1.090,00 1.128,00 1.198,93 1.452,17
Amapá 1.045 - 2.059 1.210,29 1.045,00 1.200,00 1.700,00 2.059,09
Acre 1.128 - 1.497 1.152,68 1.128,00 1.130,09 1.236,00 1.497,08


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alinhador de pneus

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • trocar pneus;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • lavar chassi;
  • lavar peças;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ressulcar pneus;
  • realizar alinhamento;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • reparar câmara de ar;
  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • prestar socorro a veículos;
  • realizar manutenção de equipamentos;

  • Atividades

    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • preparar produto (desengraxante);
    • centralizar rodas raiadas;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • erguer veículos;
    • secar câmara de ar;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • realizar rodízio de pneus;
    • inspecionar pneu;
    • localizar furo;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • acionar máquina para girar pneu;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • vulcanizar pneu;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • passar cola no local do furo;
    • verificar óleo do compressor;
    • retirar objeto perfurante;
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • trabalhar com segurança;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • escarear local do remendo;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • calibrar pneu;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • descolar talões do pneu;
    • trabalhar em equipe;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • medir alinhamento do chassi;
    • limpar parte interna do pneu;
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • demonstrar senso de humor;
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • consultar ficha do pneu;
    • receber peças desmontadas;
    • demonstrar paciência;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • demonstrar pontualidade;
    • verificar vazamentos;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • fixar borracha de ligação;
    • limpar lado externo do pneu;
    • verificar freios;
    • fixar rodas com parafusos;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • examinar pneu;
    • demonstrar senso de observação;
    • demonstrar eficiência;
    • afrouxar porcas;
    • manter calibragem dos pneus;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • controlar as peças;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • separar pneus por medidas;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • limpar ferramentas;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • sinalizar pista;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • demonstrar educação;
    • verificar ovalação da roda;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • participar em reuniões da cipa;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • retirar cônicos e porcas;
    • retirar friso;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • remover resíduos;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • demonstrar responsabilidade;
    • retirar agulha do refil;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • escovar roda e friso da roda;
    • trocar água de caixa d'água;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • fixar válvula na câmara;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • retirar pneu da roda;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • assentar friso na roda;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • esgotar água do compressor;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • apertar porcas em sentido x;
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • verificar condições do pneu;
    • descontaminar local do conserto;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • colocar câmara no pneu;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • levantar informações sobre o local;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • fixar manchão no pneu;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • marcar pneu;
    • retirar núcleo de válvula;


    Setores que mais contratam Alinhador de pneus no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Reforma de pneumáticos usados
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores
    • Comércio por atacado de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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