Quanto ganha um Alinhador de pneus
Um Alinhador de pneus trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.543,73 e R$ 3.098,76, com a média salarial de R$ 1.866,79 e o salário mediana em R$ 1.761,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.866,79 | 22.401,46 | 466,70 | 8,53 |
1º Quartil | 1.543,73 | 18.524,82 | 385,93 | 7,05 |
Salário Mediana | 1.761,00 | 21.132,00 | 440,25 | 8,04 |
3º Quartil | 2.363,25 | 28.358,96 | 590,81 | 10,80 |
Teto Salarial | 3.098,76 | 37.185,12 | 774,69 | 14,16 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
- Trabalhadores elementares da manutenção
- Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.698 - 3.366 | 2.199,52 | 1.698,28 | 2.154,00 | 2.778,81 | 3.365,78 |
Praia Grande - SP | 1.917 - 2.435 | 1.986,92 | 1.916,94 | 2.010,00 | 2.010,00 | 2.434,57 |
Brasília - DF | 1.412 - 2.238 | 1.554,76 | 1.412,12 | 1.472,00 | 1.847,42 | 2.237,65 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.443 - 2.909 | 1.745,29 | 1.443,40 | 1.591,00 | 2.401,72 | 2.909,04 |
Belo Horizonte - MG | 1.483 - 2.464 | 1.698,13 | 1.483,35 | 1.608,00 | 2.034,45 | 2.464,19 |
Assis - SP | 1.859 - 2.679 | 1.973,11 | 1.859,00 | 1.911,00 | 2.211,43 | 2.678,55 |
Campo Grande - MS | 1.481 - 3.031 | 1.892,75 | 1.480,65 | 1.797,50 | 2.502,07 | 3.030,58 |
Fortaleza - CE | 1.469 - 2.208 | 1.593,95 | 1.468,56 | 1.560,00 | 1.822,81 | 2.207,85 |
Ribeirão Preto - SP | 1.754 - 3.250 | 2.042,66 | 1.754,47 | 1.885,00 | 2.683,18 | 3.249,95 |
Salvador - BA | 1.418 - 2.059 | 1.530,11 | 1.418,19 | 1.510,00 | 1.699,75 | 2.058,79 |
Sorocaba - SP | 1.719 - 3.064 | 2.096,89 | 1.719,00 | 2.081,00 | 2.529,27 | 3.063,52 |
Goiânia - GO | 1.412 - 2.282 | 1.626,08 | 1.412,00 | 1.584,00 | 1.883,64 | 2.281,52 |
São Bernardo do Campo - SP | 1.712 - 4.022 | 2.358,53 | 1.712,19 | 2.020,00 | 3.320,32 | 4.021,67 |
Londrina - PR | 1.758 - 2.961 | 1.994,81 | 1.757,64 | 1.891,50 | 2.444,28 | 2.960,58 |
Campinas - SP | 1.789 - 4.126 | 2.395,55 | 1.789,44 | 2.206,00 | 3.406,33 | 4.125,85 |
Maringá - PR | 1.638 - 3.622 | 2.073,27 | 1.637,91 | 1.800,00 | 2.990,73 | 3.622,46 |
São José dos Campos - SP | 1.637 - 2.713 | 1.906,16 | 1.636,80 | 1.888,00 | 2.239,60 | 2.712,67 |
Jundiaí - SP | 1.679 - 2.717 | 2.009,24 | 1.679,00 | 2.000,00 | 2.243,40 | 2.717,27 |
Diadema - SP | 1.797 - 2.549 | 1.938,12 | 1.797,40 | 1.912,00 | 2.104,30 | 2.548,79 |
Guarulhos - SP | 1.599 - 3.063 | 2.009,70 | 1.598,70 | 1.995,00 | 2.529,00 | 3.063,20 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.676 - 3.233 | 2.079,08 | 1.675,71 | 2.000,00 | 2.669,15 | 3.232,95 |
Minas Gerais | 1.428 - 2.882 | 1.757,31 | 1.427,59 | 1.597,00 | 2.379,67 | 2.882,33 |
Rio Grande do Sul | 1.604 - 2.717 | 1.827,49 | 1.603,71 | 1.721,00 | 2.243,51 | 2.717,41 |
Paraná | 1.608 - 3.204 | 2.013,45 | 1.608,13 | 1.882,00 | 2.645,44 | 3.204,24 |
Santa Catarina | 1.709 - 3.261 | 2.073,08 | 1.708,59 | 1.925,00 | 2.692,67 | 3.261,44 |
Bahia | 1.414 - 2.221 | 1.559,88 | 1.413,52 | 1.500,00 | 1.833,26 | 2.220,50 |
Rio de Janeiro | 1.458 - 2.691 | 1.715,90 | 1.457,59 | 1.591,00 | 2.221,53 | 2.690,78 |
Goiás | 1.413 - 3.084 | 1.793,30 | 1.412,85 | 1.584,00 | 2.545,96 | 3.083,75 |
Mato Grosso | 1.431 - 3.325 | 1.908,19 | 1.430,55 | 1.679,68 | 2.745,38 | 3.325,29 |
Espírito Santo | 1.428 - 2.809 | 1.737,74 | 1.427,71 | 1.562,00 | 2.319,45 | 2.809,39 |
Pernambuco | 1.412 - 2.382 | 1.597,07 | 1.412,00 | 1.500,00 | 1.966,96 | 2.382,45 |
Mato Grosso do Sul | 1.487 - 3.016 | 1.890,18 | 1.487,18 | 1.777,50 | 2.490,42 | 3.016,47 |
Pará | 1.412 - 2.197 | 1.556,10 | 1.412,00 | 1.500,00 | 1.813,52 | 2.196,59 |
Ceará | 1.427 - 2.238 | 1.576,25 | 1.426,68 | 1.503,00 | 1.847,60 | 2.237,87 |
Distrito Federal | 1.412 - 2.238 | 1.554,76 | 1.412,12 | 1.472,00 | 1.847,42 | 2.237,65 |
Rondônia | 1.420 - 3.155 | 1.785,03 | 1.419,81 | 1.600,00 | 2.604,50 | 3.154,65 |
Maranhão | 1.414 - 2.772 | 1.750,72 | 1.413,63 | 1.590,00 | 2.288,95 | 2.772,44 |
Rio Grande do Norte | 1.412 - 2.161 | 1.502,96 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.783,94 | 2.160,76 |
Tocantins | 1.412 - 2.279 | 1.539,64 | 1.412,00 | 1.440,00 | 1.881,64 | 2.279,10 |
Paraíba | 1.415 - 2.040 | 1.517,13 | 1.414,91 | 1.510,00 | 1.684,27 | 2.040,04 |
Alagoas | 1.412 - 2.058 | 1.494,48 | 1.412,00 | 1.445,00 | 1.699,38 | 2.058,33 |
Piauí | 1.412 - 2.225 | 1.532,21 | 1.412,00 | 1.440,00 | 1.837,29 | 2.225,38 |
Amapá | 1.422 - 3.149 | 1.863,42 | 1.421,67 | 1.715,00 | 2.600,00 | 3.149,20 |
Amazonas | 1.481 - 4.658 | 2.256,07 | 1.481,33 | 1.550,00 | 3.845,29 | 4.657,53 |
Sergipe | 1.412 - 2.111 | 1.520,77 | 1.412,00 | 1.512,00 | 1.742,60 | 2.110,69 |
Acre | 1.412 - 2.489 | 1.519,17 | 1.412,00 | 1.412,00 | 2.055,00 | 2.489,08 |
Principais locais de trabalho
Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular
Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Alinhador de pneus
Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:
Atividades
- levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
- verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
- controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
- erguer veículos;
- demonstrar capacidade de organização;
- apertar porcas em sentido x;
- inflar câmara de ar com a válvula;
- retirar objeto perfurante;
- dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
- mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
- retirar friso;
- secar câmara de ar;
- preencher ficha de especificação do serviço;
- demonstrar atenção pelos clientes;
- retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
- lavar com água fria a carroceria do veículo;
- passar cola no local do furo;
- verificar folga de cubo e manga de eixo;
- proteger o sistema de distribuição do veículo;
- demonstrar senso de observação;
- lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
- lavar carro para reforma e ou revisão;
- escovar roda e friso da roda;
- inspecionar pneu;
- demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
- utilizar produto de lavagem adequado;
- escarear local do remendo;
- verificar vazamentos do macaco hidráulico;
- demonstrar educação;
- fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
- medir alinhamento do chassi;
- inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
- localizar furo;
- aplicar desengraxante nas peças;
- descontaminar local do conserto;
- especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
- verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
- levantar informações sobre o acontecido;
- preencher ficha de controle de uso de pneus;
- colocar cavalete no eixo do carro;
- retirar cônicos e porcas;
- verificar óleo do compressor;
- lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
- fixar válvula na câmara;
- demonstrar responsabilidade;
- verificar vazamentos;
- armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
- levantar informações sobre o local;
- retirar pneu da roda;
- demonstrar pontualidade;
- colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
- demonstrar eficiência;
- regular eixo do estirante (linha pesada);
- colocar água na câmara (trator agrícola);
- utilizar ferramentas adequadas;
- receber peças desmontadas;
- aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
- posicionar macaco na base do carro;
- cobrir remendo com papel celofane;
- separar pneus por medidas;
- colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
- verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
- informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
- aplicar cimento vulcanizante;
- verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
- calibrar pneu;
- investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
- selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
- verificar se o vazamento foi vedado;
- demonstrar paciência;
- isolar sistema elétrico do veículo;
- esgotar água do compressor;
- verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
- assentar friso na roda;
- verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
- verificar amortecedores e seus componentes;
- realizar rodízio de pneus;
- retirar agulha do refil;
- limpar parte interna do pneu;
- secar peças com ar comprimido ou pano;
- verificar ovalação da roda;
- fixar rodas com parafusos;
- acionar máquina para girar pneu;
- centralizar rodas raiadas;
- consultar ficha do pneu;
- aparar refil rente ao pneu;
- verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
- retirar conjunto pneu e roda do carro;
- verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
- examinar pneu;
- calçar rodas dianteiras e traseiras;
- colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
- colocar câmara na máquina vulcanizadora;
- utilizar equipamentos de proteção individual;
- demonstrar senso de humor;
- retirar protetor da câmara de ar;
- dispor as peças sobre uma grade;
- repor óleo do macaco hidráulico;
- verificar resíduos após lavagem;
- retirar núcleo de válvula;
- examinar estado de carcaça do pneu;
- limpar lado externo do pneu;
- localizar vazamento na camara de ar;
- trabalhar com segurança;
- preparar produto (desengraxante);
- verificar se o pneu é ressulcável;
- verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
- aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
- vulcanizar pneu;
- escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
- descolar talões do pneu;
- verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
- acoplar máquina de balanceamento no pneu;
- controlar as peças;
- colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
- remover resíduos;
- lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
- manter calibragem dos pneus;
- verificar terminal e caixa de direção;
- sinalizar pista;
- informar sobre ano e modelo do carro;
- separar peças recebidas por origem e posição do carro;
- verificar condições do pneu;
- controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
- colocar câmara no pneu;
- fixar remendo com rolete no pneu;
- demonstrar capacidade de resistência física;
- manter válvula de alívio fechada após uso;
- verificar freios;
- retirar câmara de ar do pneu;
- selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
- fixar manchão no pneu;
- verificar pivôs das bandejas de suspensão;
- participar em reuniões da cipa;
- colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
- ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
- inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
- aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
- verificar molas espirais (linha leve);
- trocar água de caixa d'água;
- limpar ferramentas;
- marcar pneu;
- posicionar cavalete de segurança;
- afrouxar porcas;
- resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
- retirar cavalete e macaco hidráulico;
- introduzir refil de vedação no furo;
- trabalhar em equipe;
- fixar borracha de ligação;
Setores que mais contratam Alinhador de pneus no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Serviços de borracharia para veículos automotores
- Reforma de pneumáticos usados
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio por atacado de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br