Salário para o cargo de Ajudante de reparador (telecomunicações)
CBO 7321-30 > Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados

Ajudante de reparador (telecomunicações) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Constroem, instalam, ampliam e reparam redes e linhas elétricas, de comunicação e de sistemas fotovoltaicos. Instalam, programam e reparam equipamentos. Para tanto, planejam suas atividades, elaboram relatórios de informações e trabalham cumprindo normas técnicas e de segurança.

Quanto ganha um Ajudante de reparador (telecomunicações)

Um Ajudante de reparador (telecomunicações) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.464,01 e R$ 2.414,57, com a média salarial de R$ 1.664,78 e o salário mediana em R$ 1.574,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Ajudante de reparador (telecomunicações)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.664,78 19.977,36 416,20 7,74
1º Quartil 1.464,01 17.568,12 366,00 6,81
Salário Mediana 1.574,00 18.888,00 393,50 7,32
3º Quartil 1.993,49 23.921,88 498,37 9,27
Teto Salarial 2.414,57 28.974,84 603,64 11,23


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica
      • Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos e de comunicações
        • Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados

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Principais locais de trabalho

Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados algumas atividades podem ser exercidas a céu aberto, em subterrâneos e em grandes alturas. Os trabalhadores podem estar sujeitos à umidade, poluição, variação de temperatura e a riscos decorrentes do trabalho com eletricidade. São empregados por companhias de energia, de telecomunicações, de transporte coletivo e de energia solar. No caso da energia solar a maioria dos profissionais trabalham de forma autônoma.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados

O trabalho é exercido por pessoas com escolaridade mínima de ensino fundamental, acrescida de qualificação profissional. O desempenho completo do exercício profissional ocorre após três ou quatro anos de experiência, sob supervisão permanente de supervisores, técnicos e engenheiros. A experiência para os profissionais que atuam com energia solar é de 1 a 2 anos e trabalham sob supervisão ocasional. Pode-se demandar aprendizagem profissional para Os cargos listados nesta família ocupacional.


Funções e atividades do Ajudante de reparador (telecomunicações)

Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados devem:

  • instalar linhas de redes elétricas e de comunicação;
  • planejar serviços de instalação, manutenção e ampliação de redes elétricas e de comunicação;
  • construir redes elétricas e de comunicação;
  • instalar equipamentos elétricos e de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • registrar informações;
  • realizar manutenção de linhas aéreas e subterrâneas;

Atividades

  • instalar cabos elétricos e/ou de comunicação e/ou mensageiros;
  • emitir registro de devolução de material;
  • enfrentar situações de risco;
  • transferir linhas;
  • substituir equipamento de medição;
  • interpretar projetos;
  • ligar cabos em blocos de conexão;
  • identificar tipos de cabos e conexões;
  • participar de ações de prevenção de acidentes.;
  • estimar o tempo da manutenção, instalação e ampliação;
  • refazer terminais;
  • emendar fios e cabos aéreos e subterrâneos;
  • instalar conectores nos terminais;
  • detectar defeitos;
  • definir equipamentos de segurança;
  • realizar manutenção de linha desenergizada;
  • identificar a rede existente no local;
  • programar equipamento receptor e transmissor de sinal;
  • identificar situações de risco;
  • redefinir ferramentas específicas em situações adversas;
  • aplicar normas de segurança;
  • instalar equipamentos de proteção;
  • abrir terminais;
  • conectar fios e cabos;
  • emitir relatório técnico;
  • participar de descrição de procedimentos;
  • orientar pessoas sobre situações de risco da área;
  • desativar equipamentos;
  • selecionar cabos e fios de acordo com tipo e bitola definidos no projeto;
  • instalar sistema carrier;
  • comunicar-se com as áreas envolvidas com linhas energizadas;
  • testar medição direta e/ou indireta;
  • instalar quadros de distribuição;
  • equipar postes;
  • substituir cruzetas e/ou acessórios;
  • utilizar equipamentos de segurança (epi e epc);
  • demonstrar capacidade de organização;
  • instalar chaves para manobras;
  • fazer fusão de cabos ópticos;
  • transferir equipamentos;
  • implantar postes;
  • instalar sub-bastidores e rack;
  • adequar equipamentos ao sistema;
  • instalar caixas subterrâneas para emendas e passagens;
  • demonstrar senso visual e espacial;
  • solucionar problemas;
  • instalar proteção elétrica e metálica;
  • instalar regeneradores de sinais;
  • fazer e desfazer jumpers;
  • preencher formulário de controle de utilização de veículo;
  • analisar condições da área de trabalho;
  • realizar testes de instalação;
  • analisar condições técnicas do setor de realização da atividade;
  • utilizar equipamentos de detecção de tensão;
  • selecionar equipamentos e ferramentas;
  • adequar o trabalho de acordo com as condições climáticas;
  • registrar informações de atendimentos e reparos;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • preencher requisição de material;
  • realizar manutenção de linha energizada;
  • demonstrar destreza manual;
  • registrar utilizações e alterações de projetos;
  • aplicar normas técnicas de instalação;
  • efetuar aterramento temporário obrigatório.;
  • realizar cortes automáticos;
  • definir materiais e ferramentas;
  • testar equipamentos;
  • manter equipamentos de segurança em plenas condições de uso;
  • estimar recursos humanos.;
  • realizar comissionamento (registro do funcionamento do sistema fotovoltaico);
  • registrar nível de sinal nos locais de instalação;
  • contornar situações adversas;
  • solicitar desligamentos de equipamentos;
  • programar atividades conforme ordem de serviço, de trabalho e reparo.;
  • demonstrar capacidade de atenção;
  • registrar material utilizado;
  • instalar materiais e acessórios;
  • desativar linhas;
  • reparar equipamentos;
  • instalar dutos para cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados;
  • demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças;
  • identificar condições inseguras;
  • demonstrar zelo com o patrimônio da empresa e do cliente;
  • demonstrar autocontrole;
  • compartilhar conhecimentos e informações;
  • definir itinerário de visitas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de cumprir normas e regras;
  • comunicar-se com clareza e objetividade;
  • reestabelecer comunicação para religação do sistema;
  • instalar condutores;
  • estabelecer comunicação entre áreas para início das atividades;
  • substituir cabos e fios;
  • organizar o local de trabalho;


Setores que mais contratam Ajudante de reparador (telecomunicações) no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Serviços de engenharia
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Outras obras de instalações em construções
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de automóveis sem condutor
  • Telefonia móvel celular




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