Salário para o cargo de Agente de pesquisa
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Agente de pesquisa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Agente de pesquisa

Um Agente de pesquisa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.474,02 e R$ 3.159,24, com a média salarial de R$ 1.818,12 e o salário mediana em R$ 1.650,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de pesquisa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.818,12 21.817,48 454,53 8,40
1º Quartil 1.474,02 17.688,25 368,51 6,81
Salário Mediana 1.650,00 19.800,00 412,50 7,62
3º Quartil 2.409,37 28.912,44 602,34 11,13
Teto Salarial 3.159,24 37.910,86 789,81 14,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.626 - 3.406 1.951,93 1.626,11 1.650,00 2.811,90 3.405,86
Cuiabá - MT 1.412 - 1.965 1.465,21 1.412,00 1.412,00 1.622,24 1.964,90
Vitoria - ES 1.412 - 3.203 1.722,88 1.412,00 1.412,00 2.644,11 3.202,63
Belo Horizonte - MG 1.420 - 2.977 1.774,33 1.419,60 1.600,00 2.458,11 2.977,33
Santo André - SP 1.735 - 2.588 1.950,85 1.734,59 1.974,00 2.136,94 2.588,33
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 3.707 2.012,58 1.412,00 1.900,00 3.060,36 3.706,80
Fortaleza - CE 1.412 - 3.955 1.877,28 1.412,00 1.443,00 3.264,95 3.954,61
São Gonçalo - RJ 1.555 - 2.297 1.743,53 1.555,07 1.761,00 1.896,41 2.296,99
Contagem - MG 1.526 - 2.216 1.676,01 1.526,25 1.650,00 1.829,85 2.216,36
Jundiaí - SP 2.970 - 4.266 3.375,53 2.969,57 3.500,00 3.521,74 4.265,64
Brasília - DF 1.412 - 2.793 1.648,58 1.412,00 1.434,00 2.305,95 2.793,04
Cataguases - MG 1.636 - 1.982 1.636,00 1.636,00 1.636,00 1.636,00 1.981,57
Campina Grande - PB 1.413 - 1.807 1.431,76 1.412,88 1.413,00 1.491,63 1.806,71
Goiânia - GO 1.515 - 3.482 2.027,89 1.514,56 1.600,00 2.875,00 3.482,29
São José dos Campos - SP 1.775 - 2.226 1.822,66 1.775,46 1.838,00 1.838,00 2.226,24
Nova Lima - MG 1.751 - 2.132 1.757,96 1.751,33 1.760,00 1.760,00 2.131,76
Porto Alegre - RS 1.635 - 2.478 1.764,67 1.634,83 1.689,00 2.045,83 2.477,97
Assis - SP 1.870 - 2.581 2.047,30 1.870,45 2.090,00 2.131,00 2.581,13
Canoas - RS 1.689 - 2.521 1.784,92 1.689,00 1.689,00 2.081,40 2.521,05
João Pessoa - PB 1.412 - 1.743 1.418,84 1.412,00 1.412,00 1.439,36 1.743,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.615 - 3.545 2.019,48 1.614,67 1.800,00 2.926,59 3.544,77
Mato Grosso 1.412 - 2.065 1.488,31 1.412,00 1.412,00 1.704,88 2.065,01
Minas Gerais 1.461 - 3.193 1.849,29 1.460,67 1.649,00 2.636,41 3.193,30
Espírito Santo 1.412 - 3.286 1.744,43 1.412,00 1.412,00 2.712,77 3.285,79
Rio de Janeiro 1.412 - 3.078 1.865,15 1.412,00 1.761,00 2.541,50 3.078,34
Ceará 1.412 - 3.553 1.800,32 1.412,00 1.443,00 2.933,20 3.552,78
Rio Grande do Sul 1.585 - 2.468 1.748,67 1.585,44 1.689,00 2.037,22 2.467,54
Paraíba 1.412 - 1.773 1.425,23 1.412,00 1.413,00 1.464,09 1.773,35
Distrito Federal 1.412 - 2.793 1.648,58 1.412,00 1.434,00 2.305,95 2.793,04
Goiás 1.485 - 3.529 2.023,24 1.485,16 1.600,00 2.913,68 3.529,14
Paraná 1.412 - 2.718 1.659,13 1.412,00 1.412,00 2.243,89 2.717,87
Bahia 1.413 - 3.323 2.005,72 1.412,50 2.118,00 2.743,79 3.323,36
Pernambuco 1.412 - 2.331 1.574,81 1.412,00 1.412,00 1.924,11 2.330,54
Santa Catarina 1.421 - 2.575 1.637,64 1.420,70 1.500,00 2.126,20 2.575,32
Pará 1.437 - 2.484 1.693,77 1.436,80 1.605,05 2.050,85 2.484,05
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.561 1.605,86 1.412,00 1.425,00 2.114,34 2.560,96
Amazonas 1.442 - 4.677 2.367,58 1.441,56 2.000,00 3.861,67 4.677,37
Rondônia 1.412 - 2.759 1.764,29 1.412,00 1.736,00 2.277,71 2.758,84
Tocantins 1.412 - 2.007 1.477,38 1.412,00 1.412,00 1.657,33 2.007,41
Mato Grosso do Sul 1.720 - 2.422 1.874,58 1.720,00 1.810,00 2.000,00 2.422,46
Alagoas 1.412 - 1.930 1.462,38 1.412,00 1.412,00 1.593,25 1.929,79
Piauí 1.412 - 2.182 1.521,73 1.412,00 1.416,00 1.801,29 2.181,78
Maranhão 1.412 - 2.134 1.550,53 1.412,00 1.511,13 1.762,00 2.134,19
Roraima 2.070 - 2.507 2.070,00 2.070,00 2.070,00 2.070,00 2.507,25
Amapá 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de pesquisa

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • verificar consistência da informação;
  • realizar triagem;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar dados para análise;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • cadastrar informantes e famílias;

  • Atividades

    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • elaborar gráficos;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • evidenciar senso de organização;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • demonstrar paciência;
    • quantificar consumo de produtos;
    • cadastrar famílias;
    • identificar a composição familiar;
    • cadastrar domicílios;
    • apresentar boa dicção;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • agir com perseverança;
    • organizar base de dados;
    • verificar dados;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • estimar tendências;
    • codificar informações;
    • aplicar programas estatísticos;
    • controlar a especificação do produto;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • atualizar cadastro da família;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • conferir cálculos;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • recuperar informação não preenchida;
    • manter pontualidade;
    • demonstrar discernimento;
    • agendar entrevistas;
    • corrigir informação levantada;
    • esclarecer dúvidas;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • demonstrar credibilidade;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • verificar coerência da resposta;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • sugerir alterações em questionários;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • demonstrar imparcialidade;
    • selecionar o formulário adequado;
    • identificar a demanda da família;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • elaborar tabelas;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • identificar a situação da família;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • registrar com fidedignidade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • coletar preços no comércio;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • atender as famílias;
    • verificar cadastro;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • aplicar questionário de opinião;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • conferir instrumentos de coleta;


    Setores que mais contratam Agente de pesquisa no mercado de trabalho

    • Atividades de apoio à agricultura
    • Serviços de engenharia
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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