Visitador de saúde · CBO 5151-05

Visitador de saúde · CBO 5151-05

CBO 515105 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Realiza ações - domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas - para promoção da saúde, para prevenção das doenças e para orientação e acompanhamento de pessoas com problemas de saúde, numa microárea geográfica.

Também chamado de Agente comunitário de saúde · Agente de saúde · Visitador de saúde em domicílio

O ofício do Visitador de saúde em uma frase CBO 515105

Síntese

O Visitador de saúde (CBO 5151-05) realiza ações - domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas - para promoção da saúde, para prevenção das doenças e para orientação e acompanhamento de pessoas com problemas de saúde, numa microárea geográfica. Participa no mapeamento social e demográfico e no planejamento das ações em saúde em sua microárea geográfica de atuação. Cumpre diretrizes do Sistema Único de Saúde, procedimentos técnicos, protocolos e normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 5151-05 se traduz na rotina

Participa, com os demais membros da equipe multiprofissional em saúde da família, no mapeamento social e demográfico em sua microárea geográfica de atuação.

Participa no planejamento das ações em saúde para a microárea geográfica, junto aos demais membros da equipe multiprofissional e, sempre que possível, aos representantes da população local.

Elabora seu roteiro de visitas, levando em consideração o planejamento de ações.

Realiza visitas domiciliares rotineiras, casa a casa, cadastrando cada família e registrando seus dados sociais, demográficos e de saúde.

Registra e acompanha a condição de saúde da família, verificando a existência de pessoas com sinais ou sintomas de doenças agudas ou crônicas, de agravos e de eventos de importância para a saúde pública. Alerta sobre os perigos da automedicação.

Acompanha as pessoas com problemas de saúde, marcando consultas médicas e levando os pacientes à unidade de saúde de referência. Presta orientação sobre o cumprimento de dietas. Pode acionar profissionais de saúde, quando necessário.

Acompanha a evolução das gestantes e das lactantes, registra o crescimento e desenvolvimento de crianças, identifica as necessidades do adolescente, desenvolve ações de promoção de saúde e de prevenção de quedas e acidentes domésticos para a pessoa idosa, identifica a presença de pessoa em sofrimento psíquico ou com dependência química de álcool, de tabaco e de outras drogas, promove a saúde e a prevenção de doenças dos grupos homossexuais e transexuais, verifica o estado vacinal da família.

Pode – desde que tenha concluído curso técnico, disponha de equipamentos adequados e seja assistido por profissional de saúde de nível superior – aferir pressão arterial e temperatura axilar e realizar a medição de glicemia capilar, encaminhando o paciente, quando necessário, para a unidade de saúde de referência. Pode, ainda, fazer a verificação antropométrica e orientar a correta administração de medicação de paciente em situação de vulnerabilidade.

Promove comunicação entre equipe multidisciplinar da unidade de saúde de referência e a comunidade da sua microárea geográfica de atuação. Orienta as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis. Informa, aos indivíduos e aos grupos sociais, sobre fluxos, rotinas e ações desenvolvidos no âmbito da atenção básica em saúde.

Realiza, junto com o Agente de Combate às Endemias, a prevenção de doenças infecciosas, zoonoses, doenças de transmissão vetorial e agravos causados por animais peçonhentos.

Participa da promoção de campanhas de prevenção à dengue, à malária e a outras doenças, distribuindo material educativo. Divulga, à comunidade, informações obtidas em levantamentos socioepidemiológicos realizados pela equipe de saúde.

Participa da promoção de educação sanitária e ambiental, orientando sobre uso da água, condições de higiene, conservação de alimentos e descarte de lixo.

Registra dados detalhados das visitas domiciliares em sistema informatizado do Ministério da Saúde.

Realiza, com os demais membros da equipe multiprofissional em saúde da família, a consolidação e a análise de dados obtidos nas visitas domiciliares.

Participa na avaliação e no replanejamento das ações em saúde na microárea geográfica de atuação, junto aos demais membros da equipe multiprofissional e, sempre que possível, aos representantes da população local.

Pulso do mercado para CBO Visitador de saúde

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 5151-05 se encontra hoje em zona de em ascensão.

Termômetro de Carreira
Em ascensão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Saldo positivo entre entradas e saídas
Volatilidade
Baixa rotatividade, com bons indicadores de retenção
Volume
Ocupação de presença moderada no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença moderada no mercado formal
  • MovimentoEm ascensão recente
  • VolatilidadeBaixa rotatividade, com bons indicadores de retenção
  • Saldo de vagasSaldo positivo entre entradas e saídas
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • Carga horáriaJornada padrão de aproximadamente 39h semanais

Quem emprega o CBO 5151-05

Os principais empregadores concentram-se em: Administração Pública, Apoio à Gestão de Saúde, ONGs, Ambulatórios, Ambulatórios com Exames, Consultórios Médicos.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O exercício profissional requer ensino fundamental, além de curso profissionalizante com duração de duzentas a quatrocentas horas- aula. O ensino fundamental também é desejável para o agente indígena de saúde e agente indígena de saneamento, que muitas vezes, dependendo da região ou da distância de centros urbanos, não possuem nenhuma escolaridade formal. Os profissionais da saúde indígena são preparados com cursos profissionalizantes com carga horária acima de quatrocentas horas-aula. A principal característica do agente comunitário de saúde, do visitador sanitário, do agente indígena de saúde e do agente indígena de saneamento é a capacidade de relações interpessoais, mobilizada no trabalho de orientação junto à comunidade, no que se refere à saúde e prevenção de doenças. Na ocupação Agentes de Combate às Endemias, requer primeiro grau concluído com nenhuma experiência profissional e nenhum cursos de qualificação para o exercício da ocupação.

Saberes que sustentam o CBO 5151-05

Tabela CBO · posição 4 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 13 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalMeio ambiente333
ParasitologiaParasitologia geral445
Ciências exatas e informáticaMatemática e estatísticaEstatística444
Matemática aplicada444
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática334
Internet334
Ciências sociais aplicadasDireitoLegislação aplicada à área ocupacional445
Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho344
Outros conhecimentos de direito - estatuto da criança e do adolescente355
Outros conhecimentos de direito - estatuto do idoso355
Outros conhecimentos de direito - políticas públicas de assistência social255
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação e expressão444
Português instrumental444
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 35 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosLevantamento de informaçõesAplicação de questionários445
Entrevista445
Planejamento de empresaPlanejamento operacional344
Processos de recursos humanosDinâmica das relações interpessoais333
Liderança344
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - planejamento e realização de ações educativas na área de saúde comunitária435
Saúde e segurançaPrimeiros socorros445
Segurança no trabalho445
Saúde, cuidados e adestramento de animais domésticosSaúde de animais domésticosZoonoses444
Serviços da saúde e bem-estarAções de saúdeAções preventivas455
Saúde bucal233
Outros conhecimentos de ações de saúde - a gestação, suas fases e cuidados445
Outros conhecimentos de ações de saúde - acidentes domésticos e infantis: tipos e formas de prevenção445
Outros conhecimentos de ações de saúde - cuidados com o bebê445
Outros conhecimentos de ações de saúde - doenças crônicas: características445
Outros conhecimentos de ações de saúde - doenças sexualmente transmissíveis: características e formas de prevenção445
BiossegurançaOutros conhecimentos de biossegurança - biossegurança445
Normas regulamentadoras nos serviços de saúde e bem-estarNormas regulamentadoras344
Nutrição e dietéticaDesnutrição e desenvolvimento fisiológico444
Higiene dos alimentos444
Qualidade de vidaCuidado às pessoas (care)444
Promoção de atividades para o bem-estar444
Saúde coletivaEpidemiologia444
Registros e informações em saúde445
Saúde pública444
Serviços de vacinação445
Sistema único de saúde - estrutura, princípios e como funciona444
Vigilância sanitária444
Serviços farmacêuticosOutros conhecimentos de serviços farmacêuticos - administração, guarda e descarte de medicamentos444
Outros conhecimentos de serviços farmacêuticos - farmacovigilância444
Serviços de utilidade pública (telecomunicações, saneamento básico e energia)Saneamento básicoEducação sanitária e ambiental.444
Outros conhecimentos de saneamento básico - consumo consciente e tratamento da água344
Serviços educacionais, de desenvolvimento comunitário e defesa civilDesenvolvimento comunitário e defesa civilComunicação social comunitária344
Identficação de necessidades e demandas comunitárias344
Políticas públicas sociais344

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 4 de 8
Habilidades cognitivas 16 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral44
Escuta ativa44
Expressão oral44
Compreensão escrita55
Expressão escrita44
Aprendizado ativo34
Persuasão22
Habilidade de ensinar22
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções55
Raciocínio abstrato para resolução de problemas44
Raciocínio analítico33
Trabalho com númerosTranscrição de dados44
Classificação de dados33
Compreensão numérica33
Expressão numérica33
Análise de dados22
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 11 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasFlexibilidade de extensão33
Flexibilidade dinâmica22
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão33
Destreza dos dedos (ou digital)44
Destreza manual33
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva45
Reconhecimento de fala44
Clareza de fala44
Visão a distância44
Visão de perto (ou a curta distância)44
Discriminação de cor visual33
Habilidades práticas 14 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe55
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...44
Troca de informações44
Fornecimento de informações44
Cooperação55
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços33
Orientação de pessoas44
Percepção da realidade social44
Habilidades operacionaisAplicação de instruções simples e rotineiras44
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas44
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade33
Habilidades organizacionaisAnálise de garantia de qualidade33
Análise sistêmica33
Análise de riscos44

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas4
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Em sua maioria, são empregados formais com carteira assinada, ou autônomos que atuam no ramo da saúde e serviço social. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente e ocasional em horários diurnos e em rodízio de turnos. Trabalham em local fechado ou a céu aberto, dependendo da necessidade. Frequentemente são expostos às variações de temperatura, materiais tóxicos, doenças contagiosas e risco de acidentes com materiais perfurocortantes.

Verbos do dia a dia do CBO 515105

O que se faz na prática
Levar pacientes ao serviço de saúde
Organizar grupos de orientação
Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe
Orientar sobre construção de fossa
Usar e.p.i.
Checar informações
Demonstrar capacidade de organizar o tempo
Verificar a existência de animais
Verificar obediência a prescrição médica
Orientar família sobre cuidados com pacientes
Aplicar fluor em crianças nas escolas - juntamente com dentistas
Demonstrar capacidade de respeitar cultura, tradição, costumes e crenças

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Visitador de saúde (CBO 5151-05) pertence à família dos Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde, dentro do grande grupo dos trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados .

5 Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
51 Trabalhadores dos serviços
515 Trabalhadores dos serviços de saúde
5151 Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde
515105 Visitador de saúde

Profissões irmãs na família CBO 5151

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Visitador de saúde

CBO 515105

Qual é o CBO do Visitador de saúde?

O código é CBO 5151-05 (ou CBO 515105 sem o hífen), dentro da família 5151 (Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde), no grande grupo 5 (Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados ).

O que faz um Visitador de saúde?

Realiza ações - domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas - para promoção da saúde, para prevenção das doenças e para orientação e acompanhamento de pessoas com problemas de saúde, numa microárea geográfica. Participa no mapeamento social e demográfico e no planejamento das ações em saúde em sua microárea geográfica de atuação. Cumpre diretrizes do Sistema Único de Saúde, procedimento…

Que formação é necessária para o CBO 5151-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Administração Pública, Apoio à Gestão de Saúde, ONGs, Ambulatórios.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 39 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 5151-05

Mesmo subgrupo · CBO 515