Programador de processamento de dados · CBO 3171-10

Programador de processamento de dados · CBO 3171-10

CBO 317110 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações de tecnologia da informação. colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. projeta os sistemas e as aplicações.

Também chamado de Desenvolvedor de sistemas de tecnologia da informação (técnico) · Desenvolvedor de sustentação de ti (técnico) · Programador de sistemas de computador · Programador de sistemas de informação · Técnico de desenvolvimento de sistemas (ti) · Técnico de desenvolvimento de software · Técnico em programação de computador

O ofício do Programador de processamento de dados em uma frase CBO 317110

Síntese

O Programador de processamento de dados (CBO 3171-10) desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 3171-10 se traduz na rotina

Desenvolve sistemas e aplicações de tecnologia da informação, elaborando a interface gráfica e aplicando critérios ergonômicos de navegação. Monta a estrutura do banco de dados e codifica os programas e aplicativos, aplicando sistemas de rotinas de segurança. Compila os programas. Testa aplicativos e programas, elaborando casos de testes. Gera aplicativos para instalação e gerenciamento dos sistemas. Documenta os sistemas e aplicações e avalia o desempenho dos produtos desenvolvidos.

Implanta sistemas e aplicações de tecnologia da informação, instalando os programas e configurando os equipamentos em que a aplicação será executada. Homologa os sistemas e aplicações desenvolvidos, avaliando e validando os resultados da implantação. Elabora material para capacitação de usuários. Avalia os objetivos e as metas de projetos de sistemas e aplicações, tendo em vista os resultados obtidos na fase de implantação. Publica o código final no servidor de sistemas e aplicações.

Realiza a manutenção de sistemas e aplicações de tecnologia da informação, atualizando informações gráficas, textuais e audiovisuais e convertendo seus códigos fontes para outras linguagens ou plataformas. Implementa alterações nos sistemas e aplicações e em suas estruturas de armazenamento de dados, adequando-os aos sistemas e ambientes operacionais. Monitora a performance dos sistemas e aplicações, utilizando ferramentas de software, para obter subsídios à atividade de manutenção. Atualiza a documentação dos sistemas e aplicações, em função das intervenções de manutenção. Fornece suporte técnico para o cliente interno.

Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento, especificando máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos. Participa da seleção das linguagens de programação e metodologias. Seleciona ferramentas de desenvolvimento. Participa da definição da nomenclatura padrão.

Colabora no planejamento das etapas e ações de trabalho, participando das definições de atividades, tarefas e cronograma. Participa de reuniões com a equipe de trabalho ou com o cliente. Participa das definições de padronizações.

Projeta sistemas e aplicações de tecnologia da informação, identificando a demanda do cliente, coletando dados e desenvolvendo o leiaute de telas e relatórios. Elabora o pré-projeto e os projetos conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico dos sistemas e aplicações, definindo os requisitos de projeto. Participa das definições dos critérios ergonômicos de navegação e da interface de comunicação e interatividade. Dimensiona a vida útil dos sistemas e aplicações, modela sua estrutura de banco de dados e dimensiona a capacidade de armazenamento de dados dos sistemas.

Pulso do mercado para CBO Programador de processamento de dados

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 3171-10 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Saldo positivo entre entradas e saídas
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença significativa no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença significativa no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasSaldo positivo entre entradas e saídas
  • Escolaridade típicaEnsino superior completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 42h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 3171-10

Os principais empregadores concentram-se em: Desenvolvedoras de Software, Softhouses (Customizáveis), Consultorias em TI, Suporte Técnico em TI, Softhouses (Não-Customizáveis), Consultoria Empresarial.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino técnico de nível médio de informática ou superior incompleto em áreas como ciências exatas, informática, engenharia. A atualização profissional permanente é condição para o seu exercício. O desempenho pleno das atividades do programador de máquinas-ferramenta com comando numérico requer de três a quatro anos de experiência. As demais ocupações, de um a dois anos.

Caminho de formação mais comum

O curso de Técnico em desenvolvimento de sistemas é a porta de entrada mais comum (tecnico), com duração típica de 24 meses.

Saberes que sustentam o CBO 3171-10

Tabela CBO · posição 4 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 27 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 3 3 3
Ciências exatas e informática Ciência da computação Arquitetura de computação 4 4 4
Banco de dados 4 4 4
Big data 3 3 4
Hardware 3 3 3
Inteligência artificial 3 3 3
Linguagem de programação 4 5 5
Sistemas de informação 4 4 4
Sistemas operacionais 3 4 4
Outros conhecimentos de ciência da computação - desenvolvimento de sistemas e aplicações de tecnologia da informação 5 5 5
Outros conhecimentos de ciência da computação - implantação de sistemas e aplicações de tecnologia da informação 4 4 4
Outros conhecimentos de ciência da computação - manutenção de sistemas e aplicações de tecnologia da informação 4 4 4
Outros conhecimentos de ciência da computação - projeto de sistemas e aplicações de tecnologia da informação 4 3 4
Matemática e estatística Algoritmo 4 4 4
Lógica matemática 4 4 4
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 5
Internet 4 4 4
Software - business intelligence-bi 3 3 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - segurança em sistemas e aplicações de tecnologia da informação 4 4 5
Ciências sociais aplicadas Direito Legislação aplicada à área ocupacional 3 3 3
Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 4 3 4
Português instrumental 5 4 5
Inglês instrumental 4 4 4
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal Metodologia de projetos Avaliação de projeto 4 3 4
Desenvolvimento de projetos 4 4 5
Elaboração de projeto 4 3 4
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 10 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 4 4 5
Qualidade e produtividade Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - qualidade de software 4 3 5
Saúde e segurança Ergonomia 3 3 3
Segurança no trabalho 3 3 3
Processos de produção industrial Informações tecnológicas de eletroeletrônica Circuitos lógicos digitais 3 2 3
Microprocessadores 2 2 3
Processamento de sinais 2 2 3
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - linguagens de programação de baixo nível 3 3 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - protocolos de comunicação 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - sistemas embarcados 3 3 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 4 de 8
Habilidades cognitivas 17 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 3 3
Aprendizado ativo 4 4
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 3 3
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 5 5
Raciocínio analítico 4 4
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 4 4
Trabalho com números Transcrição de dados 4 4
Comparação de dados 4 4
Classificação de dados 4 4
Compreensão numérica 4 5
Expressão numérica 4 4
Análise de dados 4 4
Sintetização de dados 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 6 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Destreza dos dedos (ou digital) 4 4
Velocidade de pulso-dedos​​   3 3
Habilidades sensoriais Sensibilidade ao brilho 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 3 3
Discriminação de cor visual 4 4
Habilidades práticas 11 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 5 5
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 3 4
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 3 4
Habilidades organizacionais Análise de operações 4 4
Programação de operações 5 5
Análise de garantia de qualidade 4 4
Análise sistêmica 3 3
Análise de riscos 3 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças 4
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Trabalham em atividades de informática e conexas, presentes em todas as atividades econômicas. O programador de máquinas- ferramenta com controle númérico se faz presente na indústria. O programador de sistema de informação e o prgramador de maquinas- ferramenta com controle numérico são, predominantemente, empregados com carteira assinada, ao passo que o programador de multimídia trabalha também como autônomo. As atividades são realizadas no horário diurno, exceto o programador de sistemas de informação, que realiza suas atividades no horário noturno, e o programador de internet, que trabalha em horários irregulares. Todas as atividades se desenvolvem em ambiente fechado. Trabalham individualmente e com supervisão ocasional, exceto o programador de internet, o programador de multimídia e o programador de sistemas de informação, que podem, eventualmente, trabalhar em equipe. Em algumas ocupações, é possível o trabalho a distância. No exercício das atividades, podem permanecer em posições

Verbos do dia a dia do CBO 317110

O que se faz na prática
Demonstrar iniciativa
Montar estrutura de banco de dados
Selecionar ferramentas de desenvolvimento
Participar da definição das atividades e tarefas
Atualizar documentações de sistemas e aplicações
Dimensionar vida útil de sistema e aplicações
Capacidade de senso crítico
Aplicar critérios ergonômicos de navegação em sistemas e aplicações
Especificar máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos
Demonstrar raciocínio lógico
Participar da definição da nomenclatura padrão
Instalar programas

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Programador de processamento de dados (CBO 3171-10) pertence à família dos Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações, dentro do grande grupo dos técnicos de nível médio .

3 Técnicos de nível médio
31 Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
317 Técnicos em informática
3171 Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações
317110 Programador de processamento de dados

Profissões irmãs na família CBO 3171

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Programador de processamento de dados

CBO 317110

Qual é o CBO do Programador de processamento de dados?

O código é CBO 3171-10 (ou CBO 317110 sem o hífen), dentro da família 3171 (Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações), no grande grupo 3 (Técnicos de nível médio ).

O que faz um Programador de processamento de dados?

Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Que formação é necessária para o CBO 3171-10?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Desenvolvedoras de Software, Softhouses (Customizáveis), Consultorias em TI, Suporte Técnico em TI.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 3171-10

Mesmo subgrupo · CBO 317