Inspetor de risco · CBO 3517-25
Técnicos de seguros e afins / Complexidade 3 de 8

Inspetor de risco · CBO 3517-25

CBO 351725 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Inspeciona o objeto do seguro, examinando os pontos críticos e avaliando a exposição ao risco coberto, para mostrar os pontos problemáticos e as medidas recomendáveis para minimizar a ocorrência de sinistros.

Também chamado de Representante de controle de perdas · Vistoriador de risco de auto

O ofício do Inspetor de risco em uma frase CBO 351725

Síntese

O Inspetor de risco (CBO 3517-25) inspeciona o objeto do seguro, examinando os pontos críticos e avaliando a exposição ao risco coberto, para mostrar os pontos problemáticos e as medidas recomendáveis para minimizar a ocorrência de sinistros. Atua em conformidade com legislação, com diretrizes de órgãos reguladores e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 3517-25 se traduz na rotina

Planeja a inspeção, definindo procedimentos, analisando documentação, estudando informações do objeto a ser inspecionado e identificando circunstâncias que aumentam a intensidade ou a probabilidade da ocorrência do risco, a ser assumido pela seguradora.

Faz inspeções para seguros dos diversos ramos e níveis de complexidade, verificando as condições de segurança do local, das instalações e dos equipamentos.

Verifica a existência de sistemas de prevenção de combate a incêndio e demais equipamentos de segurança, testando as condições de funcionamento dos mesmos e verificando o grau de habilitação da equipe responsável por sua utilização, para resguardar responsabilidades da seguradora.

Aponta áreas críticas ou que assim se tornarão no decorrer do tempo, indicando, orientando e recomendando medidas para sua melhoria.

Classifica o risco.

Elabora parecer técnico e relatórios de inspeção e vistoria, para subsidiar a decisão da seguradora sobre aceitação (ou não) do risco.

Verifica a implementação das medidas sugeridas para diminuição dos riscos.

Investiga, analisa e determina a extensão da responsabilidade da companhia de seguros em relação a perdas ou danos pessoais, de acidentes ou de bens e negocia acordo com os reclamantes.

Corresponde-se ou faz entrevista com especialistas, médicos, agentes, testemunhas ou requerentes para compilar informações.

Calcula pagamentos de benefícios e aprova o pagamento de reivindicações conforme o limite de valor estabelecido.

Pode participar da elaboração de manuais técnicos de sinistros, fornecendo informações práticas com base em sua experiência, para colaborar na formação de novos profissionais.

Pode identificar a origem dos prejuízos ocorridos, determinando se foram diretamente causados por riscos cobertos, para estabelecer possíveis infrações contratuais do seguro.

Atua na prevenção a fraudes, auxiliando na criação de processos para identificação de possíveis fraudadores.

Pulso do mercado para CBO Inspetor de risco

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 3517-25 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 3517-25

Os principais empregadores concentram-se em: Serviços para Empresas, Supermercados, Instalação de Acessórios Automotivos, Transportadoras, Associações, Testes e Análises Técnicas.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência.

Saberes que sustentam o CBO 3517-25

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 8 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalAvaliação de impactos ambientais e gerenciamento de riscos322
Ciências exatas e informáticaMatemática e estatísticaEstatística322
Matemática aplicada322
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática333
Internet333
Ciências sociais aplicadasDireitoLegislação aplicada à área ocupacional333
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação oral e escrita433
Português instrumental333
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 19 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosPlanejamento e controle da produção (pcp)Planejamento do trabalho333
Processos contábeis e financeirosOutros conhecimentos de processos contábeis e financeiros - rotinas administrativas e financeiras relacionadas a seguros333
Saúde e segurançaErgonomia222
Segurança no trabalho322
Valores e ética profissionalÉtica profissional555
Valores555
Processos de comércioImportação e exportaçãoTransporte internacional e seguro333
MarketingPerfil de clientes222
Planejamento de operações comerciaisTransportes e seguro322
Serviços financeiros e afinsNormas técnicas e regulamentadoras em serviços financeiros e afinsOutros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras em serviços financeiros e afins - normas técnicas e regulamentadoras relacionadas a seguros333
Serviços bancáriosSeguros444
Outros conhecimentos de serviços bancários - análise de conformidade do risco com os termos da apólice433
Outros conhecimentos de serviços bancários - análise de riscos em seguro433
Outros conhecimentos de serviços bancários - elaboração de parecer técnico e de relatórios de inspeção e vistoria433
Outros conhecimentos de serviços bancários - exame de pontos críticos e avaliação da exposição ao risco333
Outros conhecimentos de serviços bancários - métodos de inspeções e vistorias do objeto de seguro333
Outros conhecimentos de serviços bancários - planejamento de inspeção e vistoria do objeto de seguro333
Tecnologia dos serviços financeiros e afinsMatemática financeira333
Sinistros444

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 17 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral33
Escuta ativa33
Expressão oral32
Compreensão escrita33
Expressão escrita22
Aprendizado ativo33
Negociação32
Outras habilidades de cognitivas (especificar...)Outras - visão espacial33
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções33
Raciocínio abstrato para resolução de problemas33
Raciocínio analítico33
Trabalho com númerosTranscrição de dados33
Comparação de dados33
Classificação de dados22
Compreensão numérica33
Análise de dados33
Sintetização de dados32
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 10 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades psicomotorasDestreza dos dedos (ou digital)33
Destreza manual33
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva32
Clareza de fala33
Visão a distância33
Visão de perto (ou a curta distância)33
Visão noturna33
Visão periférica32
Discriminação de cor visual32
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....)Outras - atenção a detalhes33
Habilidades práticas 8 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe22
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...33
Troca de informações33
Fornecimento de informações33
Orientação de pessoas22
Percepção da realidade social33
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas33
Habilidades organizacionaisAnálise de riscos44

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas3
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.

Verbos do dia a dia do CBO 351725

O que se faz na prática
Expressar-se de forma oral e escrita
Demonstrar flexibilidade
Agendar inspeção
Elaborar parecer técnico
Identificar exposição e agravação física e moral do risco
Assistir ao desenvolvimento do sistema de informática
Sugerir valor segurável
Agir com persuasão
Demonstrar senso de observação
Criar normas e procedimentos internos
Agir com objetividade
Testar equipamentos de segurança contra incêndio

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Inspetor de risco (CBO 3517-25) pertence à família dos Técnicos de seguros e afins, dentro do grande grupo dos técnicos de nível médio .

3 Técnicos de nível médio
35 Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
351 Técnicos das ciências administrativas
3517 Técnicos de seguros e afins
351725 Inspetor de risco

Profissões irmãs na família CBO 3517

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Inspetor de risco

CBO 351725

Qual é o CBO do Inspetor de risco?

O código é CBO 3517-25 (ou CBO 351725 sem o hífen), dentro da família 3517 (Técnicos de seguros e afins), no grande grupo 3 (Técnicos de nível médio ).

O que faz um Inspetor de risco?

Inspeciona o objeto do seguro, examinando os pontos críticos e avaliando a exposição ao risco coberto, para mostrar os pontos problemáticos e as medidas recomendáveis para minimizar a ocorrência de sinistros. Atua em conformidade com legislação, com diretrizes de órgãos reguladores e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Que formação é necessária para o CBO 3517-25?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Serviços para Empresas, Supermercados, Instalação de Acessórios Automotivos, Transportadoras.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 3517-25

Mesmo subgrupo · CBO 351