Supervisiona os serviços de crédito e cobrança. implementa rotinas de análise de pedidos de crédito, avaliando riscos e determinando garantias para concessão. formaliza contratos de empréstimos e financiamentos.
Também chamado de Auxiliar de crédito · Balconista de crediário · Supervisor de cobrança de serviço financeiro, de câmbio e controle · Supervisor de crédito · Supervisor de crédito e cobrança
O Encarregado de crédito e cobrança (CBO 4102-25) supervisiona os serviços de crédito e cobrança. Implementa rotinas de análise de pedidos de crédito, avaliando riscos e determinando garantias para concessão. Formaliza contratos de empréstimos e financiamentos. Realiza cobranças de títulos vencidos, tomando providências para que inadimplentes efetivem o pagamento. Supervisiona e coordena equipe. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 4102-25 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Lojas de Móveis, Lojas de Calçados, Lojas de Roupas, Lojas de Eletrodomésticos, Agências de Trabalho Temporário, Call Centers.
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior completo. O exercício pleno das atividades demanda, em média, de três a quatro anos de experiência na área e para algumas ocupações, curso básico de qualificação profissional de até 200 horas-aula.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - preservação ambiental | 3 | 3 | 3 |
| Ciências exatas e informática | Ciência da computação | Sistemas de informação | 2 | 3 | 3 |
| Matemática e estatística | Estatística | 4 | 4 | 4 | |
| Matemática aplicada | 4 | 4 | 4 | ||
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 4 | 4 | 5 | |
| Internet | 4 | 4 | 5 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 3 | 3 | 3 |
| Estudos econômicos e demográficos | Economia | 2 | 3 | 3 | |
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 4 | 4 | 4 |
| Português: leitura e interpretação de textos | 4 | 5 | 5 | ||
| Português instrumental | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal | Tecnologias estratégicas | Análise de riscos | 2 | 3 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Administração e gestão | Administração de empresas | 3 | 3 | 3 |
| Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 4 | 4 | |
| Processos administrativos e organizacionais | Processos administrativos | 4 | 4 | 4 | |
| Processos contábeis e financeiros | Rotinas contábeis | 4 | 4 | 4 | |
| Rotinas financeiras | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processos contábeis e financeiros - elaboração de demonstrativos financeiros e econômicos | 4 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de processos contábeis e financeiros - rotinas de análise de crédito e cobrança | 5 | 4 | 5 | ||
| Processos de recursos humanos | Dinâmica das relações interpessoais | 4 | 4 | 4 | |
| Liderança | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - avaliação de desempenho da equipe de trabalho | 4 | 3 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - levantamento de necessidades de treinamento | 4 | 3 | 4 | ||
| Qualidade e produtividade | Aferição de produtividade | 4 | 3 | 4 | |
| Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - aperfeiçoamento de processos | 4 | 4 | 5 | ||
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 3 | 3 | |
| Segurança no trabalho | 3 | 3 | 3 | ||
| Processos de comércio | Atendimento ao cliente | Código do consumidor | 3 | 3 | 3 |
| Serviços de atendimento ao cliente | 4 | 3 | 3 | ||
| Importação e exportação | Câmbio | 3 | 3 | 3 | |
| Serviços financeiros e afins | Normas técnicas e regulamentadoras em serviços financeiros e afins | Normas regulamentadoras em serviços financeiros | 3 | 3 | 4 |
| Normas técnicas em serviços financeiros | 3 | 3 | 4 | ||
| Serviços bancários | Atendimento online | 4 | 3 | 4 | |
| Crédito e cobrança | 5 | 5 | 5 | ||
| Rotinas de operações e serviços bancários | 4 | 2 | 2 | ||
| Tipos de crédito | 4 | 5 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de serviços bancários - contratos de empréstimos e financiamentos | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de serviços bancários - taxa de juros e spread de operações financeiras | 4 | 4 | 5 | ||
| Sistema financeiro nacional | Bancos comerciais | 4 | 4 | 4 | |
| Tecnologia dos serviços financeiros e afins | Matemática financeira | 4 | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 4 | 4 |
| Escuta ativa | 4 | 4 | |
| Expressão oral | 4 | 4 | |
| Compreensão escrita | 3 | 3 | |
| Expressão escrita | 4 | 4 | |
| Aprendizado ativo | 3 | 3 | |
| Persuasão | 2 | 2 | |
| Negociação | 4 | 5 | |
| Habilidade de orientar serviços | 3 | 4 | |
| Raciocínio | Raciocínio analítico | 3 | 4 |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 3 | 4 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 3 | 3 |
| Comparação de dados | 3 | 3 | |
| Classificação de dados | 2 | 2 | |
| Análise de dados | 4 | 5 | |
| Sintetização de dados | 3 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Flexibilidade de extensão | 3 | 3 |
| Habilidades psicomotoras | Destreza dos dedos (ou digital) | 4 | 3 |
| Destreza manual | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 3 | 3 |
| Clareza de fala | 3 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 5 | 5 |
| Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... | 4 | 4 | |
| Fornecimento de informações | 3 | 2 | |
| Cooperação | 5 | 5 | |
| Supervisão | 5 | 5 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 2 | 2 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 2 | 2 |
| Análise sistêmica | 3 | 3 | |
| Análise de riscos | 4 | 5 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças | 3 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 3 |
| Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores | 3 | |
| Supervisão do trabalho de outros | Supervisão de profissionais que executam trabalho rotineiro | 4 |
Os cargos dessa família CBO trabalham em vários ramos de atividades, tais como, indústrias diversas, operadoras logísticas e atividades empresariais. Normalmente, são empregados com carteira assinada com supervisão ocasional, estando diretamente subordinados aos gerentes e possuem subordinados. No caso dos supervisores de câmbio, existe a possibilidade de trabalharem por conta própria. Executam seus trabalhos em horário diurno e em ambientes fechados.
O Encarregado de crédito e cobrança (CBO 4102-25) pertence à família dos Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle, dentro do grande grupo dos trabalhadores de serviços administrativos .
O código é CBO 4102-25 (ou CBO 410225 sem o hífen), dentro da família 4102 (Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle), no grande grupo 4 (Trabalhadores de serviços administrativos ).
Supervisiona os serviços de crédito e cobrança. Implementa rotinas de análise de pedidos de crédito, avaliando riscos e determinando garantias para concessão. Formaliza contratos de empréstimos e financiamentos. Realiza cobranças de títulos vencidos, tomando providências para que inadimplentes efetivem o pagamento. Supervisiona e coordena equipe. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúd…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Lojas de Móveis, Lojas de Calçados, Lojas de Roupas, Lojas de Eletrodomésticos.
A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.