Esse profissional presta apoio e assistência em diversas atividades dentro da organização, sendo conhecido como um agente multitarefas.
Pode trabalhar em diversos segmentos como ajudante de confeiteiro, ajudante de cozinha, ajudante de caminhão, ajudante escolar, o termo pode mudar, porém o ajudante geral continuará desempenhando diversas funções e atividades pertencentes ao setor.
Formação Necessária
Esse é um dos poucos cargos que não exige diploma ou formação específica, pessoas com ensino médio ou fundamental encontram vagas para uma possível colocação, porém vale ressaltar que pessoas com maior conhecimento e experiência sempre têm mais vantagens.
É possível encontrar até mesmo pessoas que não sabem ler ou escrever (analfabetos) desempenhando a função, já que rotineiramente se tratam de tarefas que estão relacionadas à força física, energia e disposição.
Atividades Exercidas
- Auxílio na produção.
- Envio de correspondências.
- Entregas.
- Separar mercadorias.
- Contar mercadorias.
- Organizar mercadorias.
- Efetuar pagamentos.
- Limpeza e higiene de ambiente, objetos e utensílios, banheiros, cozinhas, corredores, salas, veículos etc.
- Carga e descarga.
- Trabalhos com marcenaria, carpintaria ou medição.
- Execução de tarefas simples.
- Armazenagem, transporte e movimentação de produtos e equipamentos.
- Apoio no preparo de alimentos.
- Abastecimento e suporte.
- Organização de ambientes.
Mercado de trabalho
Esta é uma das áreas mais requisitadas, já que toda empresa necessita de um profissional para organizar e fazer a manutenção dos muitos serviços dentro da instituição.
Os setores e ramos podem ser diversos, como: Escolas, lojas comerciais, escritórios, restaurantes, galpões comerciais, faculdades, igrejas, entre outros.
A remuneração média é um salário mínimo, mas pode chegar a mais de R$1.200,00, dependendo das tarefas, habilidades e da cultura empresarial, segundo a (CLT).
Habilidades requeridas
- Honestidade.
- Rapidez.
- Disponibilidade de horário e viagens.
- Higiene.
- Força;
- Agilidade.