Salário para o cargo de Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)
CBO 2312-05 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.693,73 e R$ 7.901,48, com a média salarial de R$ 3.279,98 e o salário mediana em R$ 2.205,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.279,98 39.359,79 820,00 20,91
1º Quartil 1.693,73 20.324,81 423,43 10,80
Salário Mediana 2.205,00 26.460,00 551,25 14,06
3º Quartil 6.026,00 72.312,04 1.506,50 38,42
Teto Salarial 7.901,48 94.817,71 1.975,37 50,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 1.412 - 9.432 3.174,39 1.412,00 1.670,00 7.786,76 9.431,55
São Paulo - SP 1.759 - 9.365 3.755,00 1.759,10 2.443,00 7.731,52 9.364,65
Brasília - DF 1.647 - 8.341 3.550,31 1.646,67 2.788,00 6.886,19 8.340,75
Barra do Garças - MT 3.391 - 5.536 4.154,08 3.391,40 4.326,00 4.570,69 5.536,16
Rio de Janeiro - RJ 1.509 - 8.126 3.098,64 1.508,71 1.874,00 6.708,79 8.125,89
Goiânia - GO 1.591 - 8.633 3.344,12 1.590,74 2.213,00 7.127,71 8.633,29
São José dos Pinhais - PR 2.293 - 17.779 9.745,05 2.293,29 14.639,00 14.678,79 17.779,39
Salvador - BA 1.517 - 5.655 2.677,26 1.516,96 2.207,00 4.669,13 5.655,39
Sorocaba - SP 4.641 - 7.450 5.515,41 4.640,65 5.537,00 6.150,85 7.450,10
Recife - PE 1.527 - 5.128 2.620,10 1.526,52 2.425,00 4.233,57 5.127,83
Bandeirantes - PR 1.706 - 2.391 1.866,24 1.705,56 1.922,00 1.973,84 2.390,78
Curitiba - PR 1.493 - 5.129 2.326,88 1.492,88 1.681,00 4.234,87 5.129,40
Cosmópolis - SP 3.079 - 4.678 3.466,66 3.079,06 3.457,00 3.861,97 4.677,74
Manaus - AM 1.422 - 6.175 2.553,73 1.422,37 1.600,00 5.098,46 6.175,40
Natal - RN 1.412 - 11.082 3.523,66 1.412,00 1.700,00 9.149,54 11.082,19
João Pessoa - PB 1.412 - 4.362 2.027,05 1.412,00 1.588,00 3.601,00 4.361,64
Franca - SP 1.770 - 5.586 3.678,64 1.770,05 4.321,00 4.611,95 5.586,13
Aparecida de Goiânia - GO 1.717 - 44.586 11.277,61 1.716,78 2.824,00 36.810,21 44.585,64
Teresina - PI 1.412 - 8.026 2.778,00 1.412,00 1.478,00 6.626,72 8.026,49
Belo Horizonte - MG 1.576 - 4.326 2.287,39 1.575,90 2.052,00 3.571,68 4.326,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.811 - 7.200 3.477,97 1.811,15 3.127,00 5.944,09 7.199,66
Paraná 1.576 - 10.041 3.540,57 1.575,67 2.105,00 8.289,91 10.040,99
Rio de Janeiro 1.480 - 5.954 2.528,92 1.480,35 1.795,00 4.916,01 5.954,41
Ceará 1.412 - 14.080 4.101,55 1.412,00 1.562,50 11.624,74 14.080,23
Minas Gerais 1.560 - 4.905 2.462,22 1.560,15 2.074,00 4.049,35 4.904,70
Goiás 1.508 - 12.440 4.062,14 1.508,03 2.056,00 10.270,50 12.439,94
Mato Grosso 1.959 - 5.579 3.602,40 1.959,24 4.326,00 4.606,03 5.578,97
Distrito Federal 1.647 - 8.341 3.550,31 1.646,67 2.788,00 6.886,19 8.340,75
Bahia 1.433 - 5.290 2.424,93 1.433,18 1.867,00 4.367,54 5.290,10
Pernambuco 1.419 - 7.052 2.798,62 1.418,56 1.850,00 5.822,50 7.052,38
Maranhão 1.413 - 5.131 2.381,15 1.413,09 1.985,00 4.236,22 5.131,03
Rio Grande do Norte 1.412 - 7.149 2.619,78 1.412,00 1.500,00 5.902,67 7.149,49
Pará 1.507 - 7.918 3.390,22 1.507,49 2.989,00 6.536,84 7.917,61
Piauí 1.412 - 27.242 6.713,13 1.412,00 1.478,00 22.491,43 27.242,29
Rio Grande do Sul 1.696 - 5.179 2.689,23 1.696,19 2.400,00 4.275,64 5.178,79
Santa Catarina 1.881 - 6.708 3.181,57 1.881,34 2.582,00 5.538,52 6.708,42
Mato Grosso do Sul 1.570 - 5.077 2.694,27 1.569,63 2.495,00 4.191,46 5.076,82
Paraíba 1.412 - 4.148 2.061,39 1.412,00 1.632,00 3.424,60 4.147,98
Espírito Santo 1.471 - 5.382 2.340,85 1.471,47 1.735,00 4.443,08 5.381,60
Tocantins 2.079 - 12.395 5.123,34 2.079,32 4.011,00 10.233,45 12.395,06
Sergipe 1.412 - 5.474 2.274,51 1.412,00 1.522,50 4.519,13 5.473,71
Amazonas 1.423 - 6.174 2.552,70 1.423,44 1.600,00 5.097,09 6.173,74
Alagoas 1.419 - 4.494 2.089,09 1.419,43 1.581,00 3.710,46 4.494,22
Rondônia 1.420 - 5.788 2.645,04 1.420,40 2.200,00 4.778,79 5.788,22
Roraima 1.487 - 6.180 2.698,65 1.487,25 2.015,00 5.102,13 6.179,85
Acre 1.412 - 4.679 2.448,44 1.412,00 1.902,00 3.863,25 4.679,28
Amapá 1.412 - 3.471 1.763,41 1.412,00 1.412,00 2.866,00 3.471,39


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • preparar aulas;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • ministrar aulas;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • comunicar-se;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar os alunos;

  • Atividades

    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • selecionar material didático;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • revisar conteúdos;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • produzir material didático;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • proceder com ética e moral;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • analisar material didático e paradidático;
    • conversar com os pais dos alunos;
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • programar pauta das reuniões;
    • preencher fichas descritivas;
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • consultar legislação educacional;
    • escolher temas para reuniões;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • atualizar-se;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • organizar palestras;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • relatar evasão escolar;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • convencionar regras de convivência;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • proceder com clareza;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • proceder com criatividade;
    • definir metodologias de ensino;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • atuar em reuniões de professores;
    • fixar objetivos de avaliação;
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • registrar frequência dos alunos;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • determinar objetivo da aula;
    • divulgar os eventos da escola;
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • ajustar planejamento à classe;
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
    • dialogar com os alunos;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • organizar visitas a espaços culturais;
    • propor trabalhos e atividades;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • atuar em reuniões de pais;
    • definir estratégias de ensino;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;
    • criar material didático;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • definir critérios de avaliação;
    • exercer autoridade com critério;
    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;


    Setores que mais contratam Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série) no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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