Salário para o cargo de Chefe de manobra - no transporte ferroviário
CBO 7831-10 > Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Chefe de manobra - no transporte ferroviário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Quanto ganha um Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Um Chefe de manobra - no transporte ferroviário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.140,31 e R$ 2.591,18, com a média salarial de R$ 1.482,28 e o salário mediana em R$ 1.427,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.482,28 17.787,36 370,57 6,91
1º Quartil 1.140,31 13.683,68 285,08 5,32
Salário Mediana 1.427,00 17.124,00 356,75 6,65
3º Quartil 1.976,15 23.713,77 494,04 9,21
Teto Salarial 2.591,18 31.094,21 647,80 12,08


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas
        • Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.392 - 2.238 1.578,32 1.392,20 1.539,26 1.847,90 2.238,23
Curitiba - PR 1.198 - 1.893 1.346,47 1.197,60 1.328,05 1.562,52 1.892,57
Rio de Janeiro - RJ 1.244 - 1.869 1.334,31 1.243,60 1.258,00 1.543,45 1.869,47
Belo Horizonte - MG 1.123 - 2.094 1.331,04 1.122,77 1.229,05 1.728,70 2.093,85
Recife - PE 1.073 - 1.842 1.240,12 1.072,77 1.205,00 1.520,97 1.842,25
Fortaleza - CE 1.067 - 1.622 1.164,55 1.067,38 1.121,20 1.339,18 1.622,06
Juiz de Fora - MG 1.291 - 1.819 1.413,37 1.290,82 1.430,53 1.501,60 1.818,78
Brasília - DF 1.119 - 1.885 1.268,48 1.118,61 1.158,62 1.556,01 1.884,69
Guarulhos - SP 1.475 - 2.361 1.641,06 1.474,60 1.539,26 1.949,22 2.360,96
Caldas Novas - GO 1.244 - 1.635 1.296,79 1.243,89 1.296,68 1.349,92 1.635,06
Goiânia - GO 1.068 - 2.948 1.482,49 1.068,05 1.200,00 2.433,55 2.947,59
Uberlândia - MG 1.112 - 1.990 1.352,79 1.112,27 1.309,08 1.643,32 1.990,44
Santos - SP 1.454 - 2.869 1.730,92 1.454,39 1.550,00 2.368,41 2.868,69
Campinas - SP 1.317 - 2.159 1.503,48 1.316,67 1.453,95 1.782,50 2.159,02
Belém - PA 1.170 - 1.544 1.223,43 1.169,50 1.224,65 1.274,90 1.544,20
Cuiabá - MT 1.100 - 1.927 1.286,73 1.099,95 1.207,57 1.591,00 1.927,07
Sarzedo - MG 1.052 - 1.664 1.184,85 1.052,00 1.095,00 1.373,89 1.664,10
Niterói - RJ 1.302 - 1.676 1.340,71 1.302,02 1.330,88 1.384,02 1.676,37
Poços de Caldas - MG 1.178 - 2.365 1.579,81 1.178,05 1.509,72 1.952,77 2.365,25
Campo Grande - MS 1.068 - 1.702 1.227,36 1.067,60 1.215,10 1.405,44 1.702,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.367 - 2.524 1.631,07 1.366,59 1.539,26 2.084,16 2.524,39
Minas Gerais 1.089 - 2.011 1.323,09 1.089,05 1.265,05 1.660,14 2.010,81
Rio de Janeiro 1.215 - 1.882 1.340,62 1.215,30 1.299,50 1.553,49 1.881,63
Paraná 1.201 - 2.019 1.390,88 1.200,82 1.350,00 1.667,20 2.019,36
Goiás 1.102 - 2.196 1.367,75 1.102,34 1.296,68 1.812,65 2.195,53
Pernambuco 1.078 - 2.202 1.326,86 1.078,32 1.205,00 1.817,67 2.201,61
Ceará 1.070 - 1.631 1.163,79 1.069,51 1.112,00 1.346,52 1.630,94
Rio Grande do Sul 1.147 - 2.036 1.397,51 1.147,34 1.359,00 1.681,28 2.036,42
Distrito Federal 1.119 - 1.885 1.268,48 1.118,61 1.158,62 1.556,01 1.884,69
Pará 1.154 - 1.686 1.256,33 1.153,70 1.224,72 1.392,36 1.686,46
Santa Catarina 1.287 - 2.314 1.511,35 1.287,47 1.421,00 1.910,52 2.314,08
Mato Grosso 1.130 - 2.057 1.395,25 1.129,93 1.311,00 1.698,57 2.057,36
Bahia 1.066 - 2.284 1.411,45 1.066,05 1.322,05 1.885,72 2.284,04
Mato Grosso do Sul 1.073 - 1.843 1.255,58 1.073,00 1.215,10 1.521,34 1.842,70
Paraíba 1.067 - 27.082 5.897,38 1.067,41 1.258,21 22.358,79 27.081,64
Maranhão 1.047 - 1.696 1.157,20 1.046,58 1.100,00 1.399,93 1.695,64
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.360 1.466,41 1.053,73 1.607,00 1.948,20 2.359,72
Espírito Santo 1.119 - 4.290 1.712,36 1.118,90 1.198,55 3.542,23 4.290,46
Alagoas 1.068 - 1.701 1.150,16 1.067,67 1.079,00 1.404,10 1.700,69
Piauí 1.113 - 1.852 1.266,44 1.112,74 1.172,68 1.528,84 1.851,78
Amazonas 1.188 - 2.059 1.430,93 1.188,32 1.276,63 1.699,77 2.058,81


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos devem:

  • operar amv (aparelho de mudança de via);
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar pátio de manobras;
  • estacionar trem;
  • desacoplar vagões e carros;
  • manobrar veículos ferroviários;
  • observar normas de segurança;
  • preencher registros burocráticos;
  • acoplar vagões e carros;
  • revisar veículos ferroviários;

  • Atividades

    • executar engate;
    • licenciar trem via gps (global position system);
    • executar pequenos reparos nos vagões;
    • demonstrar visão logística;
    • identificar tipo de vagão e destino;
    • prender mangueira no suporte;
    • comunicar anormalidades à área de manutenção;
    • limpar chave;
    • conectar engate no trem;
    • cumprir ordens;
    • executar programação de manobras;
    • comunicar descarrilamento de trens;
    • averiguar local onde o trem está estacionado;
    • acompanhar cauda do trem;
    • inspecionar timoneira;
    • aproximar máquina do vagão;
    • atentar para anormalidades;
    • desengatar mangueiras;
    • acionar chave manual;
    • mapear vagões e trens nas linhas;
    • verificar bitola das linhas;
    • utilizar sinais luminosos;
    • informar a chegada de vagões ao cliente;
    • lubrificar chave;
    • abrir torneira angular de ar;
    • mostrar-se atento;
    • contatar centro de controle operacional sobre circulação de trens;
    • engatar mangueiras de ar;
    • manifestar prudência;
    • limpar locomotivas;
    • engatar máquina nos vagões;
    • preencher planilhas de carregamento e descarregamento;
    • acionar alavanca de corte do engate;
    • acompanhar descarregamento quando houver anormalidade;
    • aplicar freio de serviço de emergência no veículo;
    • conferir posição da chave;
    • demonstrar humildade;
    • verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões;
    • verificar calço do trem;
    • demonstrar iniciativa;
    • abastecer locomotiva com areia;
    • retirar obstáculos dos trilhos;
    • exprimir polidez;
    • verificar sistemas de freios;
    • desacoplar plugues ou jumpers;
    • alimentar o sistema operacional;
    • conferir documentos das mercadorias dos vagões;
    • destravar a chave;
    • combinar manobra com o manobrista;
    • acompanhar maquinistas em viagem;
    • orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais;
    • conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas;
    • abrir amv;
    • abrir mandíbulas;
    • autorizar entrada de trens no pátio;
    • manter confidencialidade acerca de acidentes;
    • atualizar-se;
    • conectar adaptador de engate no trem;
    • solicitar prioridade de formação de trens;
    • aplicar procedimentos de primeiros socorros;
    • demonstrar agilidade;
    • liberar vagões para partida;
    • identificar bitolas e linhas;
    • confirmar engate;
    • assumir responsabilidades;
    • acionar freio manual dos vagões;
    • travar chave na posição desejada;
    • registrar eventuais perdas de mercadorias;
    • alinhar engates;
    • verificar posição dos engates;
    • conferir freios manuais e calços;
    • recarregar freio se necessário;
    • fechar a torneira de ar;
    • deixar trem dentro do marco;
    • verificar ponta da agulha;
    • certificar-se das manobras nos pátios;
    • separar locomotiva dos vagões;
    • sinalizar manualmente;
    • demonstrar paciência;
    • preencher planilhas de circulação de trens no pátio;
    • calçar o trem;
    • utilizar epi;
    • comunicar ao cco liberação de trens;
    • demonstrar força física;
    • acionar freio de emergência ou de serviço;
    • demonstrar presteza;
    • informar situação do pátio;
    • emitir documentação de vagões;
    • utilizar rádio transceptor;
    • demonstrar autocontrole;
    • inspecionar estado físico dos vagões;
    • comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens;
    • preencher planilha de lotação no pátio;


    Setores que mais contratam Chefe de manobra - no transporte ferroviário no mercado de trabalho

    • Estacionamento de veículos
    • Transporte ferroviário de carga
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Hotéis
    • Restaurantes e similares
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Condomínios prediais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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