Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Vitrinista
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
- interpretar as necessidades do cliente;
- executar o projeto;
- elaborar projeto executivo;
- pesquisar produtos e materiais;
- atrair o consumidor;
- demonstrar competências pessoais;
- acompanhar o projeto;
Atividades
- escolher escala cromática para o ambiente;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- alocar pontos de iluminação;
- elaborar estudos preliminares;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- alocar pontos elétricos;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- fazer manutenção programada do projeto;
- supervisionar execução do projeto;
- contratar serviços especializados;
- definir programa de ações;
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- assessorar o cliente para aprovação de produtos;
- fazer ajustes ao projeto;
- substituir o produto na vitrina já montada;
- coordenar equipes;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- adaptar materiais;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- estabelecer contrato de trabalho;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- divulgar trabalhos na mídia;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- definir limites orçamentários do projeto;
- alocar pontos de ar condicionado;
- distribuir volumes no espaço;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- gerenciar obra ou projeto;
- selecionar fornecedores;
- criar peças especiais;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- elaborar o cronograma;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- avaliar o resultado do projeto;
- entrevistar cliente;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- demonstrar capacidade de negociação;
- demonstrar flexibilidade;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- demonstrar senso estético;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- montar espaços que destaquem o produto;
- orçar projeto;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- demonstrar criatividade;
Setores que mais contratam Vitrinista no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de calçados
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Fotocópias
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Confecção de peças do vestuário
- Impressão de material para uso publicitário
- Comércio varejista de artigos de papelaria
- Serviços de pré-impressão
- Comércio varejista de tecidos
- Supermercados
- Comércio varejista de outros produtos