Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Vitrinista
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- atrair o consumidor;
- acompanhar o projeto;
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
- demonstrar competências pessoais;
- executar o projeto;
- interpretar as necessidades do cliente;
- elaborar projeto executivo;
- pesquisar produtos e materiais;
Atividades
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- assessorar o cliente para aprovação de produtos;
- alocar pontos elétricos;
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- avaliar o resultado do projeto;
- estabelecer contrato de trabalho;
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- definir programa de ações;
- divulgar trabalhos na mídia;
- criar peças especiais;
- demonstrar capacidade de negociação;
- gerenciar obra ou projeto;
- elaborar o cronograma;
- selecionar fornecedores;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- supervisionar execução do projeto;
- adaptar materiais;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- coordenar equipes;
- fazer ajustes ao projeto;
- alocar pontos de ar condicionado;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar senso estético;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- definir limites orçamentários do projeto;
- substituir o produto na vitrina já montada;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- contratar serviços especializados;
- alocar pontos de iluminação;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- orçar projeto;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- demonstrar flexibilidade;
- montar espaços que destaquem o produto;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- distribuir volumes no espaço;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- fazer manutenção programada do projeto;
- elaborar estudos preliminares;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- entrevistar cliente;
Setores que mais contratam Vitrinista no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de calçados
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Fotocópias
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Confecção de peças do vestuário
- Impressão de material para uso publicitário
- Comércio varejista de artigos de papelaria
- Serviços de pré-impressão
- Comércio varejista de tecidos
- Supermercados
- Comércio varejista de outros produtos