Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Vitrinista
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- atrair o consumidor;
- elaborar projeto executivo;
- executar o projeto;
- interpretar as necessidades do cliente;
- pesquisar produtos e materiais;
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
- acompanhar o projeto;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- alocar pontos de iluminação;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- adaptar materiais;
- demonstrar criatividade;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
- orçar projeto;
- estabelecer contrato de trabalho;
- alocar pontos de ar condicionado;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- definir programa de ações;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- gerenciar obra ou projeto;
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- fazer manutenção programada do projeto;
- entrevistar cliente;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- montar espaços que destaquem o produto;
- demonstrar senso estético;
- fazer ajustes ao projeto;
- selecionar fornecedores;
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- alocar pontos elétricos;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- substituir o produto na vitrina já montada;
- avaliar o resultado do projeto;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- coordenar equipes;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- divulgar trabalhos na mídia;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- elaborar estudos preliminares;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- demonstrar capacidade de negociação;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- assessorar o cliente para aprovação de produtos;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- demonstrar flexibilidade;
- contratar serviços especializados;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- criar peças especiais;
- elaborar o cronograma;
- supervisionar execução do projeto;
- definir limites orçamentários do projeto;
- distribuir volumes no espaço;
Setores que mais contratam Vitrinista no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de calçados
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Fotocópias
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Confecção de peças do vestuário
- Impressão de material para uso publicitário
- Comércio varejista de artigos de papelaria
- Serviços de pré-impressão
- Comércio varejista de tecidos
- Supermercados
- Comércio varejista de outros produtos