Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Vitrinista
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
- interpretar as necessidades do cliente;
- pesquisar produtos e materiais;
- acompanhar o projeto;
- elaborar projeto executivo;
- executar o projeto;
- atrair o consumidor;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- avaliar o resultado do projeto;
- contratar serviços especializados;
- demonstrar capacidade de negociação;
- orçar projeto;
- elaborar estudos preliminares;
- adaptar materiais;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- distribuir volumes no espaço;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- substituir o produto na vitrina já montada;
- demonstrar criatividade;
- montar espaços que destaquem o produto;
- alocar pontos elétricos;
- estabelecer contrato de trabalho;
- divulgar trabalhos na mídia;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- demonstrar senso estético;
- selecionar fornecedores;
- adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- alocar pontos de ar condicionado;
- supervisionar execução do projeto;
- fazer ajustes ao projeto;
- fazer manutenção programada do projeto;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- definir programa de ações;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- criar peças especiais;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- entrevistar cliente;
- elaborar o cronograma;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- coordenar equipes;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- gerenciar obra ou projeto;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- assessorar o cliente para aprovação de produtos;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- definir limites orçamentários do projeto;
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- demonstrar flexibilidade;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- alocar pontos de iluminação;
Setores que mais contratam Vitrinista no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de calçados
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Fotocópias
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Confecção de peças do vestuário
- Impressão de material para uso publicitário
- Comércio varejista de artigos de papelaria
- Serviços de pré-impressão
- Comércio varejista de tecidos
- Supermercados
- Comércio varejista de outros produtos