Salário para o cargo de Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • avaliar desempenho;
  • manter apresentação pessoal;
  • agir com dinamismo;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • designar equipe para projeto;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • examinar currículos;
  • orientar clientes;
  • definir perfil do consumidor final;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estimular a motivação das equipes;
  • exercer liderança;
  • buscar atualização profissional;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • recepcionar mercadorias;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir estratégias de terceirização;
  • providenciar integração de funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • promover programas prevencionistas;
  • captar recursos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • cobrar resultados;
  • fazer orçamentos;
  • propor compra de novos itens;
  • implantar técnicas de vendas;
  • planejar compras e locações;
  • promover funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • cooperar na definição de projetos;
  • elaborar normas e instruções;
  • entrevistar candidatos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir estoques;
  • delegar atribuições;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • representar a empresa;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • exercitar a autonomia;
  • qualificar fornecedores;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • demonstrar motivação;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • operar equipamentos de informática;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • medir resultados de treinamento;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • expressar-se gestualmente;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir compras;
  • participar de reuniões;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • expressar-se oralmente;
  • contratar serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • gerir custos;
  • gerir investimentos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • atender agentes de fiscalização;
  • elaborar plano de investimentos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • remanejar leiaute;
  • instruir subordinados;
  • formular incentivos de produtividade;


Setores que mais contratam Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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