Salário para o cargo de Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • expressar-se oralmente;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerir estoques;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • orientar clientes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • participar de reuniões;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • cobrar resultados;
  • gerir compras;
  • analisar tendências do mercado;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • medir resultados de treinamento;
  • delegar atribuições;
  • cooperar na definição de projetos;
  • planejar compras e locações;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • administrar remanejamentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • designar equipe para projeto;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estimular a motivação das equipes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • fazer orçamentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • transferir numerário para o banco;
  • agir com dinamismo;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • gerir investimentos;
  • instruir subordinados;
  • promover funcionários;
  • contratar serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • propor compra de novos itens;
  • definir perfil do consumidor final;
  • remanejar leiaute;
  • captar recursos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • exercer liderança;
  • demonstrar motivação;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • resolver reclamações de clientes;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • providenciar integração de funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • implantar técnicas de vendas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • examinar currículos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • manter apresentação pessoal;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • gerir custos;
  • promover programas prevencionistas;
  • exercitar a autonomia;
  • qualificar fornecedores;
  • operar equipamentos de informática;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • entrevistar candidatos;
  • avaliar desempenho;
  • recepcionar mercadorias;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • representar a empresa;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • determinar perfis profissionais;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);


Setores que mais contratam Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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