Salário para o cargo de Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Um Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.490,27 e R$ 2.989,03, com a média salarial de R$ 1.789,13 e o salário mediana em R$ 1.649,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.789,13 21.469,58 447,28 9,41
1º Quartil 1.490,27 17.883,24 372,57 7,84
Salário Mediana 1.649,79 19.797,48 412,45 8,68
3º Quartil 2.279,56 27.354,77 569,89 12,00
Teto Salarial 2.989,03 35.868,39 747,26 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.449 - 3.310 1.947,30 1.448,55 1.800,00 2.733,02 3.310,32
Barueri - SP 1.412 - 2.269 1.580,03 1.412,00 1.500,00 1.873,32 2.269,02
Jundiaí - SP 1.592 - 2.384 1.735,97 1.591,76 1.690,00 1.968,26 2.384,01
São Bernardo do Campo - SP 1.500 - 2.157 1.571,81 1.500,47 1.503,00 1.781,14 2.157,37
Curitiba - PR 1.432 - 3.387 1.933,24 1.432,15 1.700,00 2.796,59 3.387,31
Brasília - DF 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio de Janeiro - RJ 1.555 - 3.330 2.014,59 1.555,14 2.000,00 2.749,01 3.329,68
Belo Horizonte - MG 1.434 - 3.198 1.941,32 1.434,16 1.800,00 2.639,97 3.197,61
Goiânia - GO 1.412 - 3.371 1.812,24 1.412,00 1.500,00 2.783,01 3.370,87
Vila Velha - ES 1.774 - 2.226 1.797,67 1.773,60 1.790,00 1.837,40 2.225,51
Recife - PE 1.449 - 2.086 1.576,99 1.449,23 1.563,00 1.722,23 2.086,02
São Caetano do Sul - SP 1.462 - 3.265 1.813,27 1.462,48 1.568,00 2.695,80 3.265,24
Guarulhos - SP 1.810 - 3.995 2.539,91 1.809,95 2.550,00 3.298,19 3.994,87
Valparaiso de Goiás - GO 1.624 - 2.794 1.876,81 1.624,40 1.789,00 2.307,02 2.794,33
Mogi das Cruzes - SP 1.508 - 2.683 1.729,49 1.507,55 1.581,00 2.214,96 2.682,83
Blumenau - SC 1.859 - 2.786 2.013,88 1.859,03 1.948,00 2.300,40 2.786,31
Salvador - BA 1.412 - 1.962 1.471,89 1.412,00 1.412,00 1.619,66 1.961,77
Sorocaba - SP 1.714 - 2.532 1.815,92 1.713,64 1.716,00 2.090,71 2.532,34
Taboão da Serra - SP 1.691 - 2.913 1.947,69 1.690,78 1.756,00 2.404,70 2.912,65
Fortaleza - CE 1.419 - 2.632 1.684,18 1.419,30 1.602,50 2.173,22 2.632,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.437 - 2.985 1.800,11 1.436,70 1.690,00 2.464,03 2.984,51
Paraná 1.441 - 3.260 1.904,32 1.441,24 1.700,00 2.691,37 3.259,87
Minas Gerais 1.412 - 3.018 1.756,60 1.412,00 1.515,00 2.491,73 3.018,06
Rio de Janeiro 1.520 - 3.150 1.926,15 1.520,22 1.787,00 2.600,40 3.149,68
Goiás 1.412 - 3.165 1.819,92 1.412,00 1.625,00 2.613,19 3.165,18
Santa Catarina 1.567 - 3.197 1.979,45 1.566,82 1.918,00 2.639,41 3.196,94
Distrito Federal 1.450 - 2.266 1.600,13 1.450,20 1.500,00 1.870,62 2.265,76
Rio Grande do Sul 1.514 - 3.210 1.925,14 1.514,11 1.758,00 2.649,92 3.209,66
Pernambuco 1.415 - 2.135 1.575,05 1.415,33 1.563,00 1.762,76 2.135,11
Espírito Santo 1.557 - 2.275 1.753,87 1.557,03 1.790,00 1.878,44 2.275,22
Bahia 1.412 - 1.978 1.481,80 1.412,00 1.419,00 1.633,37 1.978,39
Ceará 1.412 - 2.308 1.558,96 1.412,00 1.422,00 1.905,22 2.307,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.897 1.461,17 1.412,00 1.412,00 1.565,77 1.896,51
Sergipe 1.507 - 2.025 1.589,29 1.507,44 1.589,00 1.671,72 2.024,84
Acre 1.412 - 1.915 1.491,13 1.412,00 1.497,00 1.580,65 1.914,53
Mato Grosso 1.443 - 2.976 1.845,83 1.442,55 1.728,00 2.456,73 2.975,67
Piauí 1.471 - 2.259 1.621,77 1.470,53 1.580,00 1.864,87 2.258,78
Maranhão 1.412 - 1.955 1.520,02 1.412,00 1.560,00 1.613,96 1.954,88
Amazonas 1.451 - 2.202 1.605,03 1.451,27 1.544,16 1.817,64 2.201,58
Mato Grosso do Sul 1.418 - 2.268 1.581,32 1.417,73 1.500,00 1.872,73 2.268,30
Pará 1.412 - 1.813 1.432,41 1.412,00 1.412,00 1.496,57 1.812,69
Paraíba 1.423 - 2.034 1.521,63 1.422,50 1.503,00 1.679,50 2.034,26
Alagoas 1.412 - 2.594 1.599,80 1.412,00 1.423,00 2.142,00 2.594,45
Tocantins 1.412 - 2.120 1.502,80 1.412,00 1.440,00 1.750,00 2.119,65
Rondônia 1.600 - 2.907 1.971,71 1.600,00 2.000,00 2.400,00 2.906,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;

  • Atividades

    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • calcular encargos do débito;
    • solicitar informações ao cliente;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • informar restrições ao crédito;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • trabalhar em equipe;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • autocontrolar-se;
    • finalizar contato;
    • oferecer benefícios variados;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • depurar informações;
    • confirmar dados cadastrais;
    • apresentar produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • finalizar pendência técnica;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • atualizar listas;
    • registrar informações com precisão;
    • identificar clientes potenciais;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • administrar conflitos;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • registrar respostas em papel;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • confirmar dados;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • abordar o cliente;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • negociar datas de pagamento;
    • definir formas de pagamento;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • comunicar débitos;
    • orientar o usuário;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • informar sanções contratuais;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • acionar serviços emergenciais;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • demonstrar paciência;
    • negociar descontos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • identificar-se ao cliente;
    • fornecer informações;
    • finalizar pendências de serviços;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar objetividade;
    • orientar usuário de telefonia;
    • aplicar questionário;
    • identificar problemas;
    • negociar valor de débitos;
    • consultar manuais;
    • oferecer soluções;
    • negociar valores;
    • agendar retorno (follow-up);
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • argumentar com o cliente;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • direcionar atendimento;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • realizar triagem de atendimento;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • tomar decisões;
    • informar prazo de entrega;
    • descrever o produto;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • esclarecer dúvidas;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • consultar histórico;
    • avaliar perfil de consumo;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • oferecer vantagens;
    • consultar supervisor;
    • demonstrar empatia;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • atualizar cadastro por telefone;


    Setores que mais contratam Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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