Salário para o cargo de Técnico em sondagem (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em sondagem (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em sondagem (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar equipes;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • preservar o meio ambiente;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • orçar obras;
  • realizar vistorias técnicas;
  • planejar o trabalho;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • supervisionar obras;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;

Atividades

  • trabalhar em equipe;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • agir com iniciativa;
  • realizar medições;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • elaborar relatórios;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • emitir parecer técnico;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • elaborar croqui;
  • emitir relatório final;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • elaborar memorial descritivo;
  • identificar as características dos resíduos;
  • atender às necessidades do cliente;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • especificar materiais;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • verificar tipo de vistoria;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • aplicar ações corretivas;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • fazer vistoria técnica;
  • programar os serviços;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • cotar insumos e serviços;
  • demonstrar criatividade;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • dominar softwares específicos;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • calcular ensaios;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • analisar dados coletados;
  • estudar projetos;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • atuar com ousadia;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • elaborar cronograma;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • analisar contrato de obras;
  • empregar normas técnicas;
  • emitir ordem de compra;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • supervisionar campanha educativa;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • registrar alterações de serviços;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • programar a execução dos serviços;
  • gerenciar logística;
  • discutir o projeto;
  • fiscalizar obras;
  • preparar o local de trabalho;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • requisitar materiais;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar anteprojeto;
  • propor ações preventivas;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • detalhar o projeto;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • coletar amostras;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • verificar condições técnicas do local;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • identificar fontes de poluição;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • elaborar memória de cálculo;
  • analisar origem das solicitações;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • revisar os projetos;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • realizar ensaios;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • elaborar propostas de venda;
  • preparar ensaios;
  • atuar com liderança;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • negociar propostas;
  • solicitar projetos complementares;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • treinar equipes;
  • controlar parâmetros desejados;
  • elaborar composições unitárias;
  • diagnosticar a realidade do local;


Setores que mais contratam Técnico em sondagem (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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