Salário para o cargo de Técnico em sondagem (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em sondagem (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em sondagem (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • supervisionar equipes;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • orçar obras;
  • planejar o trabalho;
  • supervisionar obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preservar o meio ambiente;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • realizar vistorias técnicas;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;

Atividades

  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • realizar medições;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • emitir ordem de compra;
  • elaborar propostas de venda;
  • emitir relatório final;
  • identificar as características dos resíduos;
  • emitir parecer técnico;
  • analisar origem das solicitações;
  • cotar insumos e serviços;
  • negociar propostas;
  • elaborar anteprojeto;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • atuar com ousadia;
  • elaborar cronograma;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • analisar dados coletados;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • discutir o projeto;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • solicitar projetos complementares;
  • requisitar materiais;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • coletar amostras;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • atender às necessidades do cliente;
  • elaborar relatórios;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • fazer vistoria técnica;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • atuar com liderança;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • verificar condições técnicas do local;
  • supervisionar campanha educativa;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • elaborar memória de cálculo;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • analisar contrato de obras;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • propor ações preventivas;
  • dominar softwares específicos;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • elaborar composições unitárias;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • treinar equipes;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • controlar parâmetros desejados;
  • identificar fontes de poluição;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • registrar alterações de serviços;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • calcular ensaios;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • estudar projetos;
  • empregar normas técnicas;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • realizar ensaios;
  • preparar ensaios;
  • detalhar o projeto;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • programar a execução dos serviços;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • agir com iniciativa;
  • gerenciar logística;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • especificar materiais;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • preparar o local de trabalho;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • verificar tipo de vistoria;
  • revisar os projetos;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • programar os serviços;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • aplicar ações corretivas;
  • elaborar memorial descritivo;
  • elaborar croqui;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • fiscalizar obras;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • trabalhar em equipe;


Setores que mais contratam Técnico em sondagem (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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