Salário para o cargo de Técnico em sondagem (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em sondagem (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em sondagem (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar obras;
  • orçar obras;
  • realizar vistorias técnicas;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • planejar o trabalho;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • supervisionar equipes;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • preservar o meio ambiente;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;

Atividades

  • elaborar croqui;
  • realizar ensaios;
  • fiscalizar obras;
  • controlar parâmetros desejados;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • preparar ensaios;
  • atender às necessidades do cliente;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • preparar o local de trabalho;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • demonstrar criatividade;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • revisar os projetos;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • atuar com liderança;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • verificar condições técnicas do local;
  • fazer vistoria técnica;
  • analisar origem das solicitações;
  • elaborar cronograma;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • coletar amostras;
  • registrar alterações de serviços;
  • negociar propostas;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • estudar projetos;
  • detalhar o projeto;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • treinar equipes;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • emitir ordem de compra;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • empregar normas técnicas;
  • analisar contrato de obras;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • solicitar projetos complementares;
  • propor ações preventivas;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar propostas de venda;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • analisar dados coletados;
  • identificar fontes de poluição;
  • elaborar memorial descritivo;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • dominar softwares específicos;
  • emitir relatório final;
  • verificar tipo de vistoria;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • cotar insumos e serviços;
  • emitir parecer técnico;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • atuar com ousadia;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar campanha educativa;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • agir com iniciativa;
  • realizar medições;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • gerenciar logística;
  • discutir o projeto;
  • elaborar memória de cálculo;
  • calcular ensaios;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • programar os serviços;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • programar a execução dos serviços;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • requisitar materiais;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • elaborar relatórios;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar composições unitárias;
  • especificar materiais;
  • elaborar anteprojeto;
  • aplicar ações corretivas;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • identificar as características dos resíduos;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • demonstrar conhecimento em informática básica;


Setores que mais contratam Técnico em sondagem (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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