Salário para o cargo de Técnico em sondagem (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em sondagem (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em sondagem (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • padronizar procedimentos técnicos;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o trabalho;
  • preservar o meio ambiente;
  • supervisionar equipes;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • supervisionar obras;
  • orçar obras;
  • realizar vistorias técnicas;

Atividades

  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • verificar tipo de vistoria;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • elaborar memorial descritivo;
  • preparar ensaios;
  • atuar com liderança;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • programar a execução dos serviços;
  • aplicar ações corretivas;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • propor ações preventivas;
  • realizar medições;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • elaborar propostas de venda;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • solicitar projetos complementares;
  • estudar projetos;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • registrar alterações de serviços;
  • analisar dados coletados;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • cotar insumos e serviços;
  • negociar propostas;
  • atuar com ousadia;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • empregar normas técnicas;
  • trabalhar em equipe;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • atender às necessidades do cliente;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • elaborar cronograma;
  • especificar materiais;
  • elaborar croqui;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • elaborar anteprojeto;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • revisar os projetos;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • dominar softwares específicos;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • controlar parâmetros desejados;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • fiscalizar obras;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • emitir relatório final;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • elaborar composições unitárias;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • demonstrar criatividade;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • analisar origem das solicitações;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • emitir parecer técnico;
  • analisar contrato de obras;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • preparar o local de trabalho;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • detalhar o projeto;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • coletar amostras;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • fazer vistoria técnica;
  • agir com iniciativa;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • calcular ensaios;
  • elaborar relatórios;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • realizar ensaios;
  • identificar fontes de poluição;
  • verificar condições técnicas do local;
  • supervisionar campanha educativa;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • treinar equipes;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • elaborar memória de cálculo;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • gerenciar logística;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • discutir o projeto;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • identificar as características dos resíduos;
  • requisitar materiais;
  • programar os serviços;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • emitir ordem de compra;


Setores que mais contratam Técnico em sondagem (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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