Salário para o cargo de Técnico em sondagem (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em sondagem (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em sondagem (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • supervisionar equipes;
  • preservar o meio ambiente;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • orçar obras;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • realizar vistorias técnicas;
  • planejar o trabalho;
  • supervisionar obras;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • padronizar procedimentos técnicos;

Atividades

  • demonstrar criatividade;
  • atuar com ousadia;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • elaborar anteprojeto;
  • analisar contrato de obras;
  • preparar ensaios;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • analisar origem das solicitações;
  • emitir ordem de compra;
  • elaborar propostas de venda;
  • atender às necessidades do cliente;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • realizar medições;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • detalhar o projeto;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • controlar parâmetros desejados;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • trabalhar em equipe;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • especificar materiais;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • programar a execução dos serviços;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • elaborar composições unitárias;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • dominar softwares específicos;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • revisar os projetos;
  • propor ações preventivas;
  • requisitar materiais;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • gerenciar logística;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • programar os serviços;
  • fiscalizar obras;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • negociar propostas;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • registrar alterações de serviços;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • elaborar relatórios;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • emitir parecer técnico;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • discutir o projeto;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • treinar equipes;
  • verificar condições técnicas do local;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • coletar amostras;
  • emitir relatório final;
  • identificar as características dos resíduos;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • supervisionar campanha educativa;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • agir com iniciativa;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • fazer vistoria técnica;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • empregar normas técnicas;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • aplicar ações corretivas;
  • elaborar cronograma;
  • elaborar memória de cálculo;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • identificar fontes de poluição;
  • realizar ensaios;
  • elaborar memorial descritivo;
  • cotar insumos e serviços;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • verificar tipo de vistoria;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • analisar dados coletados;
  • calcular ensaios;
  • solicitar projetos complementares;
  • estudar projetos;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • atuar com liderança;
  • preparar o local de trabalho;
  • elaborar croqui;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;


Setores que mais contratam Técnico em sondagem (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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