Salário para o cargo de Técnico em sondagem (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em sondagem (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em sondagem (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • preservar o meio ambiente;
  • supervisionar equipes;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • planejar o trabalho;
  • supervisionar obras;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar vistorias técnicas;
  • orçar obras;

Atividades

  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • fazer vistoria técnica;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • atender às necessidades do cliente;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • verificar tipo de vistoria;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • trabalhar em equipe;
  • analisar origem das solicitações;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • programar os serviços;
  • coletar amostras;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • emitir parecer técnico;
  • elaborar composições unitárias;
  • requisitar materiais;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • calcular ensaios;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • cotar insumos e serviços;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • agir com iniciativa;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • estudar projetos;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • supervisionar campanha educativa;
  • elaborar relatórios;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • revisar os projetos;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • atuar com liderança;
  • emitir relatório final;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • treinar equipes;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • controlar parâmetros desejados;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • elaborar memória de cálculo;
  • elaborar memorial descritivo;
  • fiscalizar obras;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • analisar dados coletados;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • detalhar o projeto;
  • elaborar cronograma;
  • programar a execução dos serviços;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • identificar as características dos resíduos;
  • elaborar propostas de venda;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • realizar ensaios;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • empregar normas técnicas;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • verificar condições técnicas do local;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • emitir ordem de compra;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • negociar propostas;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • aplicar ações corretivas;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • preparar ensaios;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • dominar softwares específicos;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • gerenciar logística;
  • solicitar projetos complementares;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • elaborar croqui;
  • elaborar anteprojeto;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • realizar medições;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • analisar contrato de obras;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • atuar com ousadia;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • propor ações preventivas;
  • registrar alterações de serviços;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • preparar o local de trabalho;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • especificar materiais;
  • identificar fontes de poluição;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • discutir o projeto;


Setores que mais contratam Técnico em sondagem (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador social
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social