Salário para o cargo de Técnico em hidrometria (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em hidrometria (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em hidrometria (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • realizar vistorias técnicas;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • supervisionar obras;
  • planejar o trabalho;
  • preservar o meio ambiente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orçar obras;
  • supervisionar equipes;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;

Atividades

  • elaborar composições unitárias;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • calcular ensaios;
  • elaborar propostas de venda;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • detalhar o projeto;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • treinar equipes;
  • verificar tipo de vistoria;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • negociar propostas;
  • solicitar projetos complementares;
  • identificar as características dos resíduos;
  • aplicar ações corretivas;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • analisar dados coletados;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • identificar fontes de poluição;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • empregar normas técnicas;
  • atuar com ousadia;
  • elaborar croqui;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • analisar contrato de obras;
  • atuar com liderança;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • preparar o local de trabalho;
  • estudar projetos;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • elaborar memorial descritivo;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • programar os serviços;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • elaborar memória de cálculo;
  • programar a execução dos serviços;
  • verificar condições técnicas do local;
  • coletar amostras;
  • elaborar relatórios;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • propor ações preventivas;
  • analisar origem das solicitações;
  • fiscalizar obras;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • registrar alterações de serviços;
  • elaborar cronograma;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • identificar procedimentos técnicos;
  • especificar materiais;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • atender às necessidades do cliente;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • realizar ensaios;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • controlar parâmetros desejados;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • preparar ensaios;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • discutir o projeto;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • supervisionar campanha educativa;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • cotar insumos e serviços;
  • gerenciar logística;
  • dominar softwares específicos;
  • emitir ordem de compra;
  • demonstrar criatividade;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • realizar medições;
  • emitir parecer técnico;
  • agir com iniciativa;
  • revisar os projetos;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • requisitar materiais;
  • fazer vistoria técnica;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • emitir relatório final;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • elaborar anteprojeto;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • demonstrar visão sistêmica;


Setores que mais contratam Técnico em hidrometria (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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