Salário para o cargo de Técnico em hidrometria (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em hidrometria (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em hidrometria (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar vistorias técnicas;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • preservar o meio ambiente;
  • supervisionar obras;
  • supervisionar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • orçar obras;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • planejar o trabalho;

Atividades

  • propor soluções para resolução de problemas;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • registrar alterações de serviços;
  • identificar fontes de poluição;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • atuar com ousadia;
  • realizar medições;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • preparar o local de trabalho;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • verificar tipo de vistoria;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • emitir relatório final;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • emitir parecer técnico;
  • programar os serviços;
  • verificar condições técnicas do local;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • dominar softwares específicos;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • programar a execução dos serviços;
  • elaborar croqui;
  • fazer vistoria técnica;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • elaborar relatórios;
  • preparar ensaios;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • empregar normas técnicas;
  • elaborar cronograma;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • calcular ensaios;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • analisar contrato de obras;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • elaborar composições unitárias;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • propor ações preventivas;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • detalhar o projeto;
  • negociar propostas;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • cotar insumos e serviços;
  • requisitar materiais;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • supervisionar campanha educativa;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • agir com iniciativa;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • analisar origem das solicitações;
  • analisar dados coletados;
  • atender às necessidades do cliente;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • demonstrar visão sistêmica;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • treinar equipes;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • discutir o projeto;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • fiscalizar obras;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • solicitar projetos complementares;
  • elaborar memorial descritivo;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • coletar amostras;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • estudar projetos;
  • identificar as características dos resíduos;
  • aplicar ações corretivas;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • elaborar memória de cálculo;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • emitir ordem de compra;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • elaborar propostas de venda;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • trabalhar em equipe;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • realizar ensaios;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • gerenciar logística;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • especificar materiais;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • atuar com liderança;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • elaborar anteprojeto;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • revisar os projetos;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • controlar parâmetros desejados;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;


Setores que mais contratam Técnico em hidrometria (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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