Salário para o cargo de Técnico em hidrometria (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em hidrometria (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em hidrometria (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • supervisionar equipes;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • planejar o trabalho;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • supervisionar obras;
  • orçar obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar vistorias técnicas;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • preservar o meio ambiente;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;

Atividades

  • pesquisar novas tecnologias;
  • controlar parâmetros desejados;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • supervisionar campanha educativa;
  • elaborar composições unitárias;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • dominar softwares específicos;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • elaborar memorial descritivo;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • emitir relatório final;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • emitir parecer técnico;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • solicitar projetos complementares;
  • negociar propostas;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • treinar equipes;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • realizar medições;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • atuar com ousadia;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • empregar normas técnicas;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • identificar fontes de poluição;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • fiscalizar obras;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • elaborar anteprojeto;
  • demonstrar criatividade;
  • verificar tipo de vistoria;
  • programar os serviços;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • realizar ensaios;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • atuar com liderança;
  • calcular ensaios;
  • analisar contrato de obras;
  • elaborar croqui;
  • elaborar memória de cálculo;
  • atender às necessidades do cliente;
  • preparar o local de trabalho;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • analisar dados coletados;
  • fazer vistoria técnica;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • especificar materiais;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • elaborar relatórios;
  • cotar insumos e serviços;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • gerenciar logística;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • propor ações preventivas;
  • detalhar o projeto;
  • elaborar propostas de venda;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • emitir ordem de compra;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • aplicar ações corretivas;
  • identificar as características dos resíduos;
  • verificar condições técnicas do local;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • trabalhar em equipe;
  • preparar ensaios;
  • analisar origem das solicitações;
  • coletar amostras;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • discutir o projeto;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • elaborar cronograma;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • registrar alterações de serviços;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • programar a execução dos serviços;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • agir com iniciativa;
  • estudar projetos;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • requisitar materiais;
  • revisar os projetos;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;


Setores que mais contratam Técnico em hidrometria (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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