Salário para o cargo de Técnico de vendas
CBO 3541-35 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico de vendas

Um Técnico de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.938,42 e R$ 10.480,30, com a média salarial de R$ 4.159,44 e o salário mediana em R$ 2.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.159,44 49.913,23 1.039,86 19,36
1º Quartil 1.938,42 23.261,01 484,60 9,02
Salário Mediana 2.745,00 32.940,00 686,25 12,78
3º Quartil 7.992,72 95.912,66 1.998,18 37,21
Teto Salarial 10.480,30 125.763,56 2.620,07 48,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.781 - 14.206 5.235,50 1.781,12 3.250,00 11.728,41 14.205,80
Curitiba - PR 1.701 - 9.922 3.736,22 1.701,50 2.650,00 8.191,61 9.921,92
Rio de Janeiro - RJ 1.494 - 8.650 3.165,84 1.494,15 1.850,00 7.141,17 8.649,60
Belo Horizonte - MG 1.546 - 7.363 3.128,51 1.545,87 2.282,00 6.078,89 7.362,94
Campinas - SP 1.812 - 11.303 4.304,94 1.812,19 2.852,00 9.331,77 11.302,91
Goiânia - GO 1.708 - 5.259 2.862,85 1.708,00 2.785,00 4.341,54 5.258,61
Barueri - SP 2.495 - 13.288 5.863,43 2.495,32 5.000,00 10.970,82 13.288,19
Brasília - DF 1.523 - 9.375 3.695,89 1.522,97 2.511,00 7.740,46 9.375,48
Londrina - PR 1.794 - 10.031 3.759,91 1.794,49 2.331,00 8.281,97 10.031,37
Porto Alegre - RS 1.760 - 19.995 6.364,65 1.759,51 3.121,00 16.508,13 19.995,15
Ribeirão Preto - SP 1.909 - 14.038 5.242,25 1.909,33 3.200,00 11.590,09 14.038,27
Recife - PE 1.508 - 5.436 2.557,80 1.507,52 2.004,00 4.487,76 5.435,71
Salvador - BA 1.490 - 6.301 2.660,96 1.490,13 1.789,00 5.202,26 6.301,13
São Bernardo do Campo - SP 2.025 - 11.040 4.732,15 2.024,74 3.580,00 9.114,89 11.040,23
Uberlândia - MG 1.540 - 9.433 3.720,54 1.540,17 2.539,50 7.787,95 9.433,00
Fortaleza - CE 1.472 - 5.586 2.507,95 1.472,13 1.872,00 4.611,69 5.585,82
Jundiaí - SP 1.755 - 9.286 3.619,22 1.755,48 2.500,00 7.666,54 9.285,94
Piracicaba - SP 2.149 - 12.923 5.361,73 2.148,56 3.891,00 10.669,57 12.923,30
Florianópolis - SC 1.678 - 7.687 3.213,37 1.678,04 2.241,00 6.346,49 7.687,06
Blumenau - SC 1.796 - 6.881 3.093,09 1.795,58 2.440,00 5.681,20 6.881,24


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.824 - 12.956 4.931,17 1.823,76 3.218,00 10.696,35 12.955,74
Paraná 1.715 - 11.820 4.295,53 1.715,08 2.711,00 9.758,76 11.820,10
Minas Gerais 1.485 - 8.459 3.411,34 1.485,49 2.436,00 6.983,54 8.458,67
Rio Grande do Sul 1.661 - 9.719 3.720,80 1.660,65 2.700,00 8.023,98 9.718,88
Santa Catarina 1.709 - 8.197 3.398,59 1.709,03 2.481,00 6.767,74 8.197,29
Rio de Janeiro 1.495 - 8.203 3.086,11 1.494,66 1.853,50 6.772,51 8.203,07
Bahia 1.425 - 5.463 2.494,11 1.425,30 1.870,00 4.510,16 5.462,84
Mato Grosso 1.602 - 12.874 5.102,90 1.601,74 3.829,00 10.628,91 12.874,05
Goiás 1.586 - 10.191 3.912,47 1.585,76 2.785,00 8.414,04 10.191,34
Pernambuco 1.452 - 5.667 2.526,07 1.452,08 2.000,00 4.678,39 5.666,61
Ceará 1.475 - 16.173 4.955,30 1.475,20 2.321,00 13.352,94 16.173,48
Espírito Santo 1.499 - 5.292 2.606,09 1.499,39 2.316,00 4.368,92 5.291,76
Pará 1.784 - 6.447 3.123,44 1.783,60 2.745,00 5.322,28 6.446,50
Distrito Federal 1.523 - 9.375 3.695,89 1.522,97 2.511,00 7.740,46 9.375,48
Mato Grosso do Sul 1.607 - 7.583 3.153,27 1.606,61 2.215,00 6.260,77 7.583,23
Tocantins 1.573 - 7.528 3.449,22 1.572,55 3.300,00 6.214,82 7.527,58
Maranhão 1.450 - 7.650 3.215,60 1.450,48 2.200,00 6.315,59 7.649,63
Rondônia 1.526 - 6.012 2.822,68 1.525,97 2.482,00 4.963,48 6.011,92
Paraíba 1.449 - 4.313 2.082,27 1.449,30 1.524,00 3.560,91 4.313,08
Amazonas 1.412 - 4.812 2.116,96 1.412,33 1.542,00 3.972,62 4.811,76
Piauí 1.418 - 6.481 2.615,02 1.418,00 1.864,00 5.351,04 6.481,34
Alagoas 1.412 - 4.198 2.036,56 1.412,00 1.605,00 3.465,80 4.197,88
Rio Grande do Norte 1.447 - 4.184 2.201,83 1.446,95 1.985,00 3.454,46 4.184,15
Sergipe 1.470 - 5.957 2.617,81 1.469,88 1.830,45 4.918,29 5.957,19
Acre 1.466 - 5.000 2.097,06 1.466,29 1.488,00 4.127,86 4.999,78
Roraima 1.412 - 3.634 1.741,20 1.412,00 1.412,00 3.000,00 3.633,69
Amapá 2.000 - 2.422 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • participar de eventos;
  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar visitas e contatos;
  • concretizar vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • encaminhar documentação do cliente;
    • contatar clientes;
    • visitar cliente pós-venda;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • demonstrar senso ético;
    • demonstrar flexibilidade;
    • discriminar tipos de serviços;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • obter informações de pré-venda;
    • requisitar troca de produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • fornecer amostras;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar criatividade;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • divulgar eventos científicos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • discriminar tipos de produtos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • tirar pedidos de produtos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • controlar vendas efetuadas;
    • entrevistar novos candidatos;
    • classificar clientes por potencial;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • organizar eventos científicos;
    • integrar novos funcionários;
    • organizar material de trabalho;
    • visitar área industrial da empresa;
    • gerar demanda de produtos;
    • renovar contratos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • requisitar material de consumo;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • tomar decisões;
    • gerenciar verbas;
    • calcular custo do produto;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • classificar clientes por faturamento;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • relatar visitas;
    • trabalhar sob pressão;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • requisitar material de divulgação;
    • explicar objetivos da visita;
    • emitir recibo de venda;
    • contornar situações adversas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • requisitar assistência técnica;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • entregar brindes ao cliente;
    • apresentar tabelas de preços;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • participar de reuniões;
    • alterar contratos de clientes;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • preencher contrato;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • implementar estratégias de marketing;
    • discutir estratégias com o superior;
    • comunicar as transações realizadas;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • receber pagamento do produto;
    • analisar potencial de clientes;
    • entregar produtos vendidos;
    • planejar sequência de trabalho;
    • fazer itinerário de visitas;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • agendar horário;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • consultar publicações técnicas;
    • prever vendas;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • explicar formas de pagamento;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • atender solicitação de clientes;
    • definir estratégia de marketing;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • treinar novos funcionários;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • identificar necessidades do cliente;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • demonstrar resiliência;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • demonstrar confiança;
    • demonstrar senso de organização;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • definir participação no mercado;


    Setores que mais contratam Técnico de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
    • Fabricação de defensivos agrícolas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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