Salário para o cargo de Supervisor de recepção de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de recepção de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de recepção de hotel

Um Supervisor de recepção de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.886,22 e R$ 5.281,61, com a média salarial de R$ 2.707,03 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de recepção de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.707,03 32.484,42 676,76 12,52
1º Quartil 1.886,22 22.634,67 471,56 8,72
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,64
3º Quartil 4.027,98 48.335,77 1.007,00 18,63
Teto Salarial 5.281,61 63.379,31 1.320,40 24,43


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.021 - 8.568 3.950,45 2.021,45 3.100,00 7.073,60 8.567,76
Rio de Janeiro - RJ 2.222 - 6.103 3.287,90 2.222,00 2.840,00 5.038,50 6.102,78
Sorocaba - SP 1.805 - 2.371 1.872,39 1.805,33 1.864,00 1.957,17 2.370,58
Porto Alegre - RS 1.971 - 6.080 3.249,20 1.971,00 2.980,50 5.019,40 6.079,65
Belo Horizonte - MG 1.929 - 6.459 3.389,99 1.929,48 3.103,50 5.332,20 6.458,52
Gramado - RS 2.041 - 6.155 3.102,41 2.041,00 2.700,00 5.081,85 6.155,29
Florianópolis - SC 1.939 - 5.877 2.993,05 1.938,50 2.500,00 4.852,00 5.876,89
Manaus - AM 1.428 - 5.390 2.842,47 1.428,25 2.129,00 4.450,00 5.389,97
Salvador - BA 1.443 - 5.005 2.575,76 1.442,75 2.000,00 4.132,25 5.005,11
Ribeirão Preto - SP 2.115 - 5.231 3.179,90 2.115,10 3.000,00 4.318,75 5.231,00
Brasília - DF 1.907 - 5.796 3.242,45 1.907,00 3.154,00 4.785,50 5.796,34
São Leopoldo - RS 1.770 - 3.236 2.240,79 1.770,00 2.400,00 2.671,67 3.236,00
Ipojuca - PE 1.876 - 5.122 3.142,14 1.876,00 3.312,00 4.228,67 5.121,89
Belém - PA 1.437 - 3.815 2.194,08 1.437,33 2.122,00 3.149,33 3.814,57
Osasco - SP 2.188 - 2.719 2.231,80 2.187,82 2.245,00 2.245,00 2.719,21
São Luís - MA 1.730 - 2.830 1.917,30 1.730,00 1.800,00 2.336,65 2.830,21
Fortaleza - CE 1.436 - 3.028 1.900,64 1.436,00 1.698,00 2.500,00 3.028,08
Porto Seguro - BA 1.446 - 5.019 2.328,09 1.445,50 2.198,00 4.143,50 5.018,73
Tubarão - SC 1.784 - 2.363 1.899,50 1.783,50 1.951,00 1.951,00 2.363,11
Cairu - BA 2.042 - 3.464 2.350,40 2.042,00 2.263,00 2.860,00 3.464,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.831 - 6.073 2.882,29 1.830,96 2.246,50 5.013,90 6.072,99
Rio de Janeiro 1.793 - 5.586 2.962,76 1.793,16 2.782,00 4.612,11 5.586,33
Minas Gerais 1.675 - 4.670 2.498,46 1.675,43 2.143,00 3.855,87 4.670,35
Rio Grande do Sul 1.753 - 5.556 2.835,22 1.752,77 2.500,00 4.586,74 5.555,60
Santa Catarina 1.858 - 4.344 2.558,19 1.857,50 2.441,00 3.586,50 4.344,08
Bahia 1.525 - 4.419 2.411,11 1.524,87 2.212,00 3.648,13 4.418,73
Paraná 1.723 - 5.335 2.720,90 1.723,20 2.354,00 4.404,23 5.334,54
Pernambuco 1.556 - 4.802 2.598,05 1.555,56 2.296,00 3.964,33 4.801,72
Pará 1.479 - 3.906 2.301,70 1.478,67 2.122,00 3.225,17 3.906,42
Mato Grosso 1.500 - 6.183 2.838,12 1.500,00 2.500,00 5.104,67 6.182,93
Ceará 1.449 - 4.360 2.204,44 1.449,00 1.900,00 3.600,00 4.360,43
Amazonas 1.428 - 5.390 2.842,47 1.428,25 2.129,00 4.450,00 5.389,97
Goiás 1.609 - 5.069 2.496,52 1.608,55 2.118,50 4.184,80 5.068,76
Mato Grosso do Sul 1.854 - 3.676 2.531,94 1.853,75 2.623,00 3.035,25 3.676,39
Distrito Federal 1.907 - 5.796 3.242,45 1.907,00 3.154,00 4.785,50 5.796,34
Alagoas 1.859 - 5.759 2.798,01 1.859,35 2.300,00 4.754,33 5.758,59
Paraíba 1.430 - 4.019 2.031,28 1.430,00 1.800,00 3.317,86 4.018,69
Maranhão 1.624 - 2.764 1.875,19 1.624,00 1.800,00 2.282,10 2.764,14
Sergipe 1.484 - 2.225 1.599,67 1.484,00 1.500,00 1.837,00 2.225,03
Espírito Santo 1.776 - 4.879 2.888,20 1.776,00 2.850,00 4.028,00 4.878,83


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de recepção de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar execução de serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • simular atividades para aprendizagem;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • acompanhar visitações;
    • supervisionar horários de portaria;
    • demonstrar agilidade;
    • controlar emissão de comandas;
    • registrar pedido do cliente;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • controlar venda de bilhetes;
    • pesquisar preços de produtos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • liderar equipe;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • verificar estado das instalações;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • executar preparação de bebidas;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • distribuir funcionários em setores;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • executar trabalho de subordinados;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • orientar execução dos serviços;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • acomodar clientes;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • participar de programas de treinamento;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • orientar pedido do cliente;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • atender reclamações;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • manter boa postura pessoal;
    • motivar funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • encaminhar clientes;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • escolher matéria-prima;
    • planejar operações para datas especiais;
    • demonstrar senso de organização;
    • implementar sanções disciplinares;
    • supervisionar guarda de valores;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • programar abastecimento dos setores;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • demonstrar bom senso;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • recepcionar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;


    Setores que mais contratam Supervisor de recepção de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de vigilância e segurança privada
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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