Salário para o cargo de Secretário trilíngüe de presidência
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário trilíngüe de presidência - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário trilíngüe de presidência

Um Secretário trilíngüe de presidência trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.510,00 e R$ 6.453,77, com a média salarial de R$ 2.722,63 e o salário mediana em R$ 1.799,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário trilíngüe de presidência

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.722,63 32.671,50 680,66 12,72
1º Quartil 1.510,00 18.120,05 377,50 7,05
Salário Mediana 1.799,00 21.588,00 449,75 8,40
3º Quartil 4.921,92 59.063,08 1.230,48 22,99
Teto Salarial 6.453,77 77.445,29 1.613,44 30,14


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.566 - 14.680 6.108,63 1.565,83 5.402,50 12.120,00 14.680,11
Brasília - DF 1.430 - 7.365 2.789,19 1.429,50 1.717,50 6.080,75 7.365,19
Barueri - SP 1.694 - 10.272 4.820,91 1.693,50 4.065,00 8.480,50 10.271,84
Goiânia - GO 1.600 - 2.008 1.611,60 1.600,00 1.600,00 1.658,00 2.008,22
São José do Rio Preto - SP 1.761 - 3.528 2.185,23 1.761,00 1.995,16 2.913,00 3.528,31
Rio de Janeiro - RJ 1.575 - 6.792 3.468,17 1.574,77 3.000,00 5.607,50 6.791,97
Linhares - ES 1.450 - 1.905 1.492,50 1.450,00 1.450,00 1.572,50 1.904,66
Divinópolis - MG 1.600 - 3.043 2.305,33 1.600,00 2.430,00 2.512,00 3.042,61
Lages - SC 1.858 - 3.302 2.271,83 1.858,00 2.287,00 2.726,00 3.301,81
Patos de Minas - MG 1.412 - 2.422 1.632,00 1.412,00 1.536,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.556 - 11.712 4.242,88 1.556,29 2.500,00 9.669,72 11.712,25
Minas Gerais 1.412 - 3.567 1.942,69 1.412,00 1.732,50 2.945,00 3.567,07
Goiás 1.412 - 1.973 1.518,68 1.412,00 1.600,00 1.629,00 1.973,09
Espírito Santo 1.439 - 1.999 1.510,63 1.439,25 1.450,00 1.650,00 1.998,53
Distrito Federal 1.430 - 7.365 2.789,19 1.429,50 1.717,50 6.080,75 7.365,19
Santa Catarina 1.706 - 4.201 2.330,87 1.706,33 2.176,00 3.468,46 4.201,10
Paraná 1.420 - 6.314 2.580,30 1.419,67 1.888,45 5.212,50 6.313,54
Rio de Janeiro 1.431 - 6.792 3.167,87 1.430,77 3.000,00 5.607,50 6.791,97
Mato Grosso 1.561 - 4.276 2.198,50 1.561,00 2.000,00 3.530,00 4.275,64
Tocantins 1.412 - 3.421 1.767,25 1.412,00 1.412,00 2.824,00 3.420,51
Bahia 1.412 - 2.422 1.696,67 1.412,00 1.688,00 2.000,00 2.422,46
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.810 1.643,40 1.412,00 1.528,00 2.320,00 2.810,05
Rio Grande do Sul 1.444 - 8.479 2.793,39 1.443,94 1.800,00 7.000,00 8.478,61


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário trilíngüe de presidência

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • gerir suprimentos;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • elaborar documentos;
  • organizar eventos e viagens;
  • gerenciar informações;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);

  • Atividades

    • confirmar presença;
    • arquivar correspondência;
    • dar suporte a expatriados;
    • pesquisar informações e dados;
    • elaborar base de dados;
    • contornar situações adversas;
    • divulgar informações;
    • preparar sala/local;
    • atender ligações telefônicas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • confeccionar clippings;
    • transmitir fax;
    • protocolar correspondência;
    • transmitir recados;
    • adaptar-se a mudanças;
    • redigir documentos;
    • transcrever textos;
    • levantar necessidades de material;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • anotar informações;
    • orientar pessoas;
    • avaliar a equipe;
    • escolher cardápio;
    • elaborar relatórios;
    • ciceronear visitas;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • traduzir documentos;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • demonstrar discrição;
    • preparar apresentações;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • assinar documentação escolar;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • demonstrar sensibilidade;
    • ordenar documentos;
    • receber correspondência;
    • elaborar atas;
    • conferir material;
    • controlar prazos;
    • triar correspondência;
    • registrar correspondência;
    • trabalhar sob pressão;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • anotar recados;
    • fazer ligações telefônicas;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • elaborar documentação escolar;
    • controlar cronogramas;
    • fornecer informações;
    • administrar conflitos;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar senso de organização;
    • recepcionar pessoas;
    • fazer checklist;
    • definir horários;
    • enviar convite ou convocação;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • cadastrar documentos;
    • acompanhar processos;
    • tomar ditados;
    • datilografar documentos;
    • marcar compromissos;
    • encaminhar pessoas;
    • encaminhar documentos;
    • classificar documentos;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • digitar documentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • elaborar convites e convocações;
    • formatar documentos;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • reservar sala/local;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • programar as atividades da equipe;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • acompanhar contratos e garantias;
    • administrar arquivos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • cancelar compromissos;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • atualizar arquivos;
    • cobrar respostas;
    • pesquisar local;
    • secretariar reuniões;
    • colher assinatura;
    • enviar correspondência;
    • elaborar prestação de contas;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • direcionar informações;
    • selecionar pessoal;
    • trabalhar em equipe;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • reproduzir documentos;
    • cotar preços;
    • atender pedidos e solicitações;
    • formular pedidos de compra;
    • encaminhar certificados;
    • identificar o assunto;
    • demonstrar dinamismo;
    • capacitar equipe;
    • dar suporte durante o evento;
    • prestar serviço de intérprete;
    • administrar pendências;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • cobrar relatórios;
    • solicitar verbas;
    • cobrar ações;
    • controlar malote;
    • revisar traduções;
    • ler documentos;
    • elaborar lista de presença;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • requisitar material;
    • administrar estresse;
    • dar suporte em reuniões;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • utilizar a tabela de temporalidade;


    Setores que mais contratam Secretário trilíngüe de presidência no mercado de trabalho

    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Serviços advocatícios
    • Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais
    • Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista
    • Serviços de diagnóstico por registro gráfico - ecg, eeg e outros exames análogos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: