Salário para o cargo de Secretário bilíngüe
CBO 2523-10 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário bilíngüe

Um Secretário bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.680,51 e R$ 9.334,11, com a média salarial de R$ 3.714,33 e o salário mediana em R$ 2.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.714,33 44.571,98 928,58 17,52
1º Quartil 1.680,51 20.166,13 420,13 7,93
Salário Mediana 2.400,00 28.800,00 600,00 11,32
3º Quartil 7.118,59 85.423,11 1.779,65 33,58
Teto Salarial 9.334,11 112.009,35 2.333,53 44,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.143 - 13.474 5.535,37 2.142,81 4.167,50 11.123,97 13.473,69
Brasília - DF 1.821 - 10.446 5.040,21 1.821,36 5.018,00 8.624,57 10.446,33
Rio de Janeiro - RJ 1.936 - 11.249 4.961,43 1.936,21 3.700,00 9.287,64 11.249,47
Belo Horizonte - MG 1.772 - 10.104 4.709,59 1.772,47 3.970,00 8.342,20 10.104,32
Campo Grande - MS 1.473 - 2.564 1.719,00 1.473,00 1.677,50 2.117,00 2.564,17
Barueri - SP 2.609 - 9.790 5.141,07 2.609,43 6.000,00 8.082,73 9.790,05
Sinop - MT 1.460 - 2.559 1.738,15 1.459,50 1.697,00 2.112,33 2.558,52
Novo Hamburgo - RS 5.200 - 6.541 5.350,00 5.200,00 5.400,00 5.400,00 6.540,64
Umuarama - PR 1.470 - 2.704 1.716,00 1.470,00 1.631,00 2.232,80 2.704,43
Campinas - SP 1.947 - 18.978 7.717,95 1.946,53 6.543,00 15.668,50 18.978,16
Porto Velho - RO 1.426 - 2.737 1.682,44 1.426,00 1.500,00 2.259,75 2.737,08
Curitiba - PR 2.025 - 12.245 4.579,24 2.025,00 2.959,00 10.109,75 12.245,23
Goiânia - GO 1.412 - 4.770 2.153,93 1.412,00 1.700,00 3.938,00 4.769,82
Araguaína - TO 1.421 - 2.329 1.585,71 1.421,33 1.500,00 1.922,67 2.328,79
Porto Alegre - RS 2.022 - 4.555 3.181,14 2.021,67 3.454,00 3.761,00 4.555,44
Sorocaba - SP 1.627 - 7.636 3.658,57 1.627,33 3.469,00 6.304,33 7.636,00
Manaus - AM 1.420 - 4.668 2.049,14 1.420,00 1.600,00 3.854,33 4.668,48
Dourados - MS 1.431 - 3.662 1.969,54 1.431,33 1.718,00 3.023,00 3.661,55
Juiz de Fora - MG 1.431 - 2.045 1.529,61 1.430,67 1.492,00 1.688,22 2.044,82
Jundiaí - SP 2.200 - 13.707 6.113,33 2.200,00 5.800,00 11.316,67 13.707,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.724 - 12.291 4.797,65 1.723,66 3.200,00 10.147,79 12.291,31
Minas Gerais 1.412 - 7.001 2.733,67 1.412,15 1.623,70 5.779,81 7.000,68
Rio de Janeiro 1.553 - 10.471 4.309,40 1.552,82 3.450,00 8.644,55 10.470,53
Distrito Federal 1.821 - 10.446 5.040,21 1.821,36 5.018,00 8.624,57 10.446,33
Paraná 1.466 - 5.870 2.527,49 1.466,28 1.800,00 4.846,19 5.869,85
Rio Grande do Sul 1.532 - 6.937 3.373,93 1.531,70 3.454,00 5.726,83 6.936,51
Santa Catarina 1.517 - 5.051 2.395,40 1.516,83 1.868,00 4.170,10 5.050,94
Mato Grosso do Sul 1.451 - 2.971 1.800,11 1.450,67 1.650,00 2.453,27 2.971,47
Mato Grosso 1.420 - 2.612 1.714,80 1.420,33 1.616,00 2.156,17 2.611,61
Bahia 1.412 - 5.705 2.301,04 1.412,00 1.486,00 4.709,80 5.704,65
Goiás 1.412 - 3.602 1.862,27 1.412,00 1.500,00 2.974,00 3.602,20
Espírito Santo 1.417 - 4.534 1.999,19 1.416,50 1.450,00 3.743,33 4.534,04
Pará 1.412 - 2.792 1.654,08 1.412,00 1.412,00 2.304,83 2.791,68
Tocantins 1.412 - 2.127 1.514,96 1.412,00 1.440,00 1.755,67 2.126,52
Rondônia 1.429 - 2.908 1.736,87 1.428,80 1.570,00 2.400,60 2.907,68
Maranhão 1.412 - 6.413 2.393,89 1.412,00 1.496,00 5.295,00 6.413,46
Ceará 1.440 - 18.641 7.210,81 1.440,25 6.245,96 15.389,75 18.640,53
Amazonas 1.420 - 4.668 2.049,14 1.420,00 1.600,00 3.854,33 4.668,48
Pernambuco 1.706 - 8.676 3.770,56 1.706,00 2.450,00 7.163,00 8.676,04
Roraima 1.412 - 2.292 1.562,56 1.412,00 1.500,00 1.892,50 2.292,25
Acre 1.412 - 2.248 1.523,00 1.412,00 1.412,00 1.856,00 2.248,04
Rio Grande do Norte 1.412 - 7.749 2.152,43 1.412,00 1.438,00 6.398,00 7.749,45


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário bilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • organizar eventos e viagens;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • gerir suprimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerenciar informações;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • elaborar documentos;

  • Atividades

    • fornecer informações;
    • cobrar relatórios;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • transcrever textos;
    • demonstrar paciência;
    • administrar pendências;
    • encaminhar certificados;
    • direcionar informações;
    • pesquisar local;
    • preparar sala/local;
    • selecionar pessoal;
    • atualizar arquivos;
    • reservar sala/local;
    • elaborar prestação de contas;
    • fazer checklist;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • prestar serviço de intérprete;
    • reproduzir documentos;
    • anotar informações;
    • escolher cardápio;
    • traduzir documentos;
    • ler documentos;
    • receber correspondência;
    • administrar arquivos;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • trabalhar em equipe;
    • fazer ligações telefônicas;
    • digitar documentos;
    • preparar apresentações;
    • levantar necessidades de material;
    • definir horários;
    • avaliar a equipe;
    • elaborar lista de presença;
    • dar suporte durante o evento;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • transmitir recados;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • conferir material;
    • enviar correspondência;
    • solicitar verbas;
    • recepcionar pessoas;
    • cobrar ações;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • elaborar convites e convocações;
    • administrar conflitos;
    • colher assinatura;
    • protocolar correspondência;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • controlar cronogramas;
    • assinar documentação escolar;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • orientar pessoas;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • redigir documentos;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • trabalhar sob pressão;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • cadastrar documentos;
    • atender pedidos e solicitações;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • anotar recados;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • atender ligações telefônicas;
    • divulgar informações;
    • datilografar documentos;
    • cotar preços;
    • dar suporte a expatriados;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • arquivar correspondência;
    • capacitar equipe;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • transmitir fax;
    • administrar estresse;
    • cobrar respostas;
    • encaminhar documentos;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • demonstrar iniciativa;
    • acompanhar processos;
    • demonstrar sensibilidade;
    • classificar documentos;
    • pesquisar informações e dados;
    • formular pedidos de compra;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • confeccionar clippings;
    • ciceronear visitas;
    • marcar compromissos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • confirmar presença;
    • identificar a natureza do documento;
    • elaborar documentação escolar;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • demonstrar senso de organização;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • encaminhar pessoas;
    • revisar traduções;
    • controlar prazos;
    • elaborar base de dados;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • demonstrar dinamismo;
    • adaptar-se a mudanças;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • cancelar compromissos;
    • controlar malote;
    • elaborar relatórios;
    • contornar situações adversas;
    • programar as atividades da equipe;
    • demonstrar discrição;
    • tomar ditados;
    • identificar o assunto;
    • requisitar material;
    • formatar documentos;
    • triar correspondência;
    • secretariar reuniões;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • registrar correspondência;
    • elaborar atas;
    • dar suporte em reuniões;
    • demonstrar proatividade;
    • enviar convite ou convocação;
    • ordenar documentos;


    Setores que mais contratam Secretário bilíngüe no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços advocatícios
    • Ensino de idiomas
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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