Salário para o cargo de Promotor de vendas especializado
CBO 3541-30 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Promotor de vendas especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Promotor de vendas especializado

Um Promotor de vendas especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.523,30 e R$ 5.372,33, com a média salarial de R$ 2.423,35 e o salário mediana em R$ 1.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Promotor de vendas especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.423,35 29.080,24 605,84 11,20
1º Quartil 1.523,30 18.279,57 380,82 7,04
Salário Mediana 1.700,00 20.400,00 425,00 7,86
3º Quartil 4.097,17 49.165,99 1.024,29 18,94
Teto Salarial 5.372,33 64.467,92 1.343,08 24,84


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.510 - 6.686 2.686,09 1.509,76 1.725,00 5.520,40 6.686,48
Barueri - SP 1.476 - 5.008 2.192,22 1.475,66 1.554,00 4.134,54 5.007,88
Belo Horizonte - MG 1.500 - 4.473 2.155,89 1.499,66 1.725,00 3.692,93 4.472,99
Queimados - RJ 1.439 - 1.861 1.486,05 1.439,00 1.504,00 1.536,52 1.861,08
Rio de Janeiro - RJ 1.450 - 5.885 2.392,30 1.449,74 1.595,00 4.858,47 5.884,72
Curitiba - PR 1.545 - 4.920 2.285,12 1.544,58 1.784,00 4.061,90 4.919,89
Fortaleza - CE 1.420 - 3.910 1.917,02 1.420,30 1.507,00 3.227,72 3.909,51
Guarulhos - SP 1.507 - 3.709 1.951,47 1.506,73 1.590,00 3.061,92 3.708,69
Recife - PE 1.423 - 4.495 2.047,57 1.422,95 1.521,00 3.710,81 4.494,64
Campo Grande - MS 1.483 - 3.294 1.864,00 1.483,14 1.647,00 2.719,30 3.293,70
Goiânia - GO 1.431 - 9.088 3.170,48 1.430,79 1.607,11 7.502,74 9.087,55
São Caetano do Sul - SP 1.613 - 2.629 1.800,23 1.612,76 1.725,00 2.170,30 2.628,73
Americana - SP 1.535 - 2.526 1.713,41 1.534,89 1.650,00 2.085,77 2.526,34
Campinas - SP 1.501 - 7.526 2.910,36 1.500,55 1.888,00 6.213,49 7.525,96
Araçatuba - SP 1.480 - 2.395 1.648,94 1.480,00 1.590,00 1.977,58 2.395,31
São Bernardo do Campo - SP 1.470 - 4.096 1.979,16 1.470,01 1.524,00 3.381,60 4.095,90
Salvador - BA 1.431 - 3.318 1.785,22 1.431,31 1.497,00 2.739,07 3.317,64
Brasília - DF 1.453 - 6.953 2.726,73 1.452,65 1.869,00 5.740,22 6.952,73
Vinhedo - SP 2.945 - 4.133 3.122,09 2.945,34 3.088,00 3.411,98 4.132,70
Ribeirão Preto - SP 1.796 - 14.710 4.640,60 1.796,17 2.000,00 12.144,45 14.709,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.504 - 6.566 2.648,14 1.503,81 1.737,00 5.420,58 6.565,57
Rio de Janeiro 1.430 - 3.954 1.932,00 1.429,90 1.504,00 3.264,52 3.954,09
Minas Gerais 1.459 - 5.174 2.275,73 1.458,85 1.671,00 4.271,56 5.173,84
Santa Catarina 1.633 - 4.807 2.319,41 1.633,39 1.800,00 3.968,91 4.807,26
Paraná 1.573 - 5.950 2.589,64 1.573,22 1.900,00 4.912,18 5.949,78
Ceará 1.415 - 3.331 1.781,02 1.414,87 1.484,00 2.750,19 3.331,11
Rio Grande do Sul 1.567 - 6.705 2.776,40 1.567,04 1.800,00 5.535,37 6.704,61
Goiás 1.423 - 6.498 2.478,81 1.422,78 1.532,00 5.364,75 6.497,95
Pernambuco 1.413 - 3.990 1.926,63 1.413,19 1.495,00 3.294,42 3.990,30
Espírito Santo 1.440 - 3.397 1.881,24 1.439,90 1.731,00 2.804,20 3.396,53
Bahia 1.417 - 3.923 1.908,28 1.416,83 1.479,00 3.239,18 3.923,39
Mato Grosso do Sul 1.489 - 3.622 1.941,36 1.488,53 1.647,00 2.990,27 3.621,91
Mato Grosso 1.415 - 4.632 2.107,19 1.415,04 1.482,00 3.824,41 4.632,24
Distrito Federal 1.453 - 6.953 2.726,73 1.452,65 1.869,00 5.740,22 6.952,73
Piauí 1.413 - 2.325 1.554,13 1.413,23 1.430,00 1.919,82 2.325,34
Pará 1.426 - 3.447 1.840,37 1.426,44 1.500,00 2.845,78 3.446,90
Amazonas 1.412 - 2.753 1.655,17 1.412,00 1.431,00 2.272,84 2.752,93
Paraíba 1.415 - 2.962 1.712,48 1.414,57 1.510,00 2.445,44 2.961,99
Rio Grande do Norte 1.413 - 3.633 1.830,26 1.412,69 1.460,00 2.999,22 3.632,74
Maranhão 1.428 - 2.883 1.721,90 1.428,30 1.590,00 2.380,29 2.883,08
Rondônia 1.422 - 2.712 1.633,27 1.421,57 1.440,00 2.239,45 2.712,49
Alagoas 1.414 - 3.718 1.906,72 1.414,41 1.538,25 3.069,74 3.718,16
Tocantins 1.425 - 3.946 1.929,92 1.424,62 1.440,00 3.257,66 3.945,78
Acre 1.412 - 2.342 1.541,40 1.412,00 1.412,00 1.933,41 2.341,81
Amapá 1.412 - 2.427 1.555,36 1.412,00 1.412,00 2.003,38 2.426,55
Sergipe 1.413 - 4.680 2.223,21 1.413,15 1.739,00 3.863,46 4.679,54
Roraima 1.412 - 3.962 1.950,80 1.412,00 1.500,00 3.270,68 3.961,55


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Promotor de vendas especializado

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • sugerir políticas de vendas;
  • concretizar vendas;

  • Atividades

    • demonstrar confiança;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • explicar objetivos da visita;
    • requisitar assistência técnica;
    • preencher contrato;
    • entrevistar novos candidatos;
    • atender solicitação de clientes;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • divulgar eventos científicos;
    • tomar decisões;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • requisitar material de divulgação;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • definir participação no mercado;
    • visitar cliente pós-venda;
    • treinar novos funcionários;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • demonstrar resiliência;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • emitir recibo de venda;
    • gerenciar verbas;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • alterar contratos de clientes;
    • planejar sequência de trabalho;
    • consultar publicações técnicas;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • agendar horário;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar senso ético;
    • fazer itinerário de visitas;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • implementar estratégias de marketing;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • fornecer amostras;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • requisitar troca de produtos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • requisitar material de consumo;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • analisar potencial de clientes;
    • identificar necessidades do cliente;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • participar de reuniões;
    • integrar novos funcionários;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • enviar brindes ao cliente;
    • tirar pedidos de produtos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar senso de organização;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • definir estratégia de marketing;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • obter informações de pré-venda;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • prever vendas;
    • visitar área industrial da empresa;
    • contornar situações adversas;
    • calcular custo do produto;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • contatar clientes;
    • receber pagamento do produto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • apresentar tabelas de preços;
    • discriminar tipos de serviços;
    • implantar contratos de serviços;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • classificar clientes por faturamento;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • verificar opiniões do cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • organizar material de trabalho;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • classificar clientes por potencial;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • trabalhar sob pressão;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • controlar vendas efetuadas;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar criatividade;
    • gerar demanda de produtos;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • entregar brindes ao cliente;
    • relatar visitas;
    • comunicar as transações realizadas;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • organizar eventos científicos;
    • entregar produtos vendidos;
    • discriminar tipos de produtos;
    • renovar contratos;
    • discutir estratégias com o superior;


    Setores que mais contratam Promotor de vendas especializado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Promoção de vendas
    • Marketing direto
    • Correspondentes de instituições financeiras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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