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- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor universitário na área de orientação educacional
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- participar de atividades administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- orientar alunos;
- comunicar-se;
- atualizar-se na Área;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- produzir material de trabalho;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
Atividades
- estudar diferentes formas de comunicação;
- participar de associações de classe;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- dialogar com os professores da instituição;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- atribuir notas e conceitos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- coordenar grupos de pesquisa;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- estudar a legislação educacional;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- dialogar com os alunos;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- colaborar em comissões de avaliação;
- produzir hipertextos;
- mapear campos para estágio;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- coordenar cursos;
- participar de associações científicas;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- elaborar projetos de extensão;
- coordenar projetos pedagógicos;
- exercer cargos de representação;
- produzir artigos para divulgação;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- compromissar-se social e politicamente;
- atuar em projetos de extensão;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- participar de comissões;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- demonstrar postura crítica;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- coordenar equipes de trabalho;
- desenvolver propostas de avaliação;
- orientar alunos de iniciação científica;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- produzir textos para uso pedagógico;
- organizar publicações;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- atuar em debates;
- orientar monitores;
- coordenar convênios;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- coordenar eventos;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- coordenar projetos de extensão;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- organizar coletâneas;
- planejar aulas;
- coordenar pesquisas;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- dominar a língua portuguesa;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- realizar revisão da literatura na área;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- divulgar resultados de pesquisas;
- participar de colegiados;
- discutir resultados de avaliação;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- prever fontes de financiamento;
- elaborar pareceres;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- atuar em comissões editoriais;
- avaliar trabalhos científicos;
- planejar pesquisas;
- planejar projetos de extensão;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- avaliar projetos de extensão;
- produzir transparências;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- planejar estágios;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- trabalhar em equipe;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- exercer cargos de direção;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- coordenar estágios;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- demonstrar postura ética;
- sistematizar conteúdos;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- estudar a produção científica da área;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- redigir relatórios de pesquisa;
- produzir vídeos;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- gerenciar projetos;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- auto avaliar-se;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- preencher relatórios de atividades;
- planejar eventos e seminários;
- proferir palestras;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- avaliar projetos de pesquisa;
- produzir instrumentos de avaliação;
- avaliar currículos de alunos;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- avaliar cursos;
- gerenciar convênios;
- participar de atividades culturais;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- elaborar programas e cronogramas;
- produzir cartazes;
- desenvolver atividades interativas;
- participar de congressos e eventos científicos;
- avaliar políticas educacionais;
- dialogar com as entidades representativas;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- constituir grupos de pesquisa;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- participar de reuniões;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- coordenar reuniões;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- avaliar material didático;
- redigir publicações científicas;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- analisar pesquisas educacionais;
- estudar outros idiomas;
- realizar eventos;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
Setores que mais contratam Professor universitário na área de orientação educacional no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação
- Educação profissional de nível tecnológico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Atividades de apoio à educação
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino fundamental
- Educação infantil - creche
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de organizações religiosas