Salário para o cargo de Professor especializado em deficiência auditiva e surdos
CBO 2392-05 > Professores de educação especial

Professor especializado em deficiência auditiva e surdos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor especializado em deficiência auditiva e surdos

Um Professor especializado em deficiência auditiva e surdos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.115,85 e R$ 5.162,09, com a média salarial de R$ 2.828,57 e o salário mediana em R$ 2.635,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor especializado em deficiência auditiva e surdos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.828,57 33.942,81 707,14 19,19
1º Quartil 2.115,85 25.390,15 528,96 14,35
Salário Mediana 2.635,00 31.620,00 658,75 17,88
3º Quartil 3.936,83 47.241,93 984,21 26,71
Teto Salarial 5.162,09 61.945,03 1.290,52 35,02


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.925 - 4.044 2.464,59 1.924,67 2.289,50 3.338,83 4.044,10
São Gabriel do Oeste - MS 2.105 - 4.492 3.025,16 2.105,17 3.188,00 3.708,67 4.492,05
São Paulo - SP 1.813 - 3.715 2.374,70 1.813,00 2.210,00 3.067,40 3.715,33
Rio Claro - SP 2.410 - 4.328 2.867,62 2.410,40 2.715,00 3.573,20 4.327,97
Belo Horizonte - MG 2.579 - 4.269 2.821,88 2.579,00 2.579,42 3.524,75 4.269,28
Criciúma - SC 2.265 - 5.621 3.321,69 2.265,00 2.320,00 4.641,00 5.621,32
Santa Rita do Pardo - MS 2.216 - 2.786 2.267,69 2.216,00 2.300,00 2.300,00 2.785,83
Ipiranga - PR 1.817 - 4.720 2.530,29 1.816,67 2.050,00 3.897,25 4.720,47
Angatuba - SP 4.386 - 5.557 4.537,50 4.386,00 4.588,00 4.588,00 5.557,12
Monte Alto - SP 1.711 - 3.404 2.318,00 1.711,00 2.651,00 2.810,00 3.403,56
Capitão Leônidas Marques - PR 1.736 - 3.332 2.566,45 1.736,00 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Bonito - MS 2.100 - 5.087 2.520,00 2.100,00 2.100,00 4.200,00 5.087,17
Cristais Paulista - SP 2.560 - 5.610 3.359,00 2.560,00 3.315,00 4.632,00 5.610,42
Boa Esperança do Sul - SP 2.758 - 3.711 2.987,38 2.757,50 3.064,00 3.064,00 3.711,21
Maceió - AL 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Lucas do Rio Verde - MT 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Santa Rosa - RS 1.456 - 2.351 1.802,43 1.456,00 1.941,00 1.941,00 2.351,00
Mauá da Serra - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Lupionópolis - PR 2.751 - 3.520 2.776,83 2.751,00 2.751,00 2.906,00 3.519,83
Pelotas - RS 1.777 - 4.790 2.729,00 1.777,00 2.683,50 3.955,00 4.790,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.036 - 5.315 3.019,92 2.036,49 2.810,00 4.388,44 5.315,41
Paraná 1.921 - 4.601 2.735,30 1.920,99 2.751,00 3.798,57 4.600,95
Mato Grosso do Sul 2.016 - 5.021 2.867,22 2.016,00 2.700,00 4.145,38 5.021,01
Santa Catarina 1.999 - 6.225 3.364,62 1.999,38 2.500,00 5.139,63 6.225,27
Minas Gerais 1.825 - 4.076 2.605,22 1.825,23 2.579,00 3.365,00 4.075,79
Rio Grande do Sul 1.651 - 3.549 2.145,10 1.651,00 1.941,00 2.929,80 3.548,66
Rio de Janeiro 1.824 - 4.924 2.549,13 1.823,75 2.200,00 4.065,00 4.923,65
Alagoas 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Mato Grosso 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Pará 1.500 - 2.442 1.868,57 1.500,00 2.016,00 2.016,00 2.441,84
Pernambuco 1.412 - 3.595 2.289,60 1.412,00 2.356,00 2.968,00 3.594,93
Rondônia 1.412 - 5.547 3.767,51 1.412,00 4.420,55 4.580,00 5.547,43


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor especializado em deficiência auditiva e surdos

Professores de educação especial devem:

  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • divulgar conhecimentos da Área;

  • Atividades

    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • orientar estágios dos alunos;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • definir conteúdos escolares;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • elaborar plano de aulas;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar criatividade;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar de palestras e cursos;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • ensinar atividades recreativas;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • coordenar curso;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • dominar língua de sinais;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • demonstrar tolerância;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • alfabetizar em braile;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • planejar atividades extraclasse;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • proceder com ética;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • avaliar rendimento escolar;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • elaborar relatórios;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • participar das associações da área;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • ministrar palestras e cursos;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • elaborar material visual para alunos;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • ensinar língua portuguesa;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • dominar braile;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • participar de associações da categoria;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • participar de conselhos de classe;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • elaborar códigos de interação social;


    Setores que mais contratam Professor especializado em deficiência auditiva e surdos no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

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