Salário para o cargo de Professor de teoria da literatura
CBO 2346-84 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de teoria da literatura - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de teoria da literatura

Um Professor de teoria da literatura trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.249,00 e o salário mediana em R$ 2.249,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de teoria da literatura

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.249,00 26.988,00 562,25 74,97
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 2.249,00 26.988,00 562,25 74,97
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de teoria da literatura

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • orientar alunos;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de avaliação;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria e consultoria;

  • Atividades

    • relacionar teoria e prática;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • organizar concursos literários;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • promover o estudo de textos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • realizar atividades de editoração;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • publicar trabalhos;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • elaborar glossários;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • supervisionar estágios;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • elaborar projetos;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • distribuir disciplinas;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • escrever verbetes;
    • divulgar a produção discente;
    • participar da correção de exames;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • indicar bibliografia;
    • realizar autoavaliação;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • organizar antologias;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • organizar edições diplomáticas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • selecionar textos para estudo;
    • participar de colegiados;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • definir conteúdos programáticos;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • programar atividades de pesquisa;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • discutir resultados da produção discente;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • discutir propostas curriculares;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • elaborar tese de doutorado;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • preparar programas de cursos;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • organizar edições críticas;
    • publicar traduções de textos;
    • montar equipe de pesquisa;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • traduzir textos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • elaborar críticas literárias;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • orientar teses de doutorado;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • planejar orçamento;
    • avaliar grade curricular;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • organizar e editar publicações científicas;
    • elaborar dicionários;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;


    Setores que mais contratam Professor de teoria da literatura no mercado de trabalho

    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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