Salário para o cargo de Professor de teoria da literatura
CBO 2346-84 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de teoria da literatura - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de teoria da literatura

Um Professor de teoria da literatura trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.249,00 e o salário mediana em R$ 2.249,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de teoria da literatura

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.249,00 26.988,00 562,25 74,97
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 2.249,00 26.988,00 562,25 74,97
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de teoria da literatura

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar atividades de avaliação;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • organizar antologias;
    • organizar edições diplomáticas;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • publicar traduções de textos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • organizar atlas linguísticos;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • discutir propostas curriculares;
    • definir conteúdos programáticos;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • programar atividades de pesquisa;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar glossários;
    • planejar orçamento;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • indicar bibliografia;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • traduzir textos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • trabalhar em equipe;
    • publicar trabalhos;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • organizar concursos literários;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • organizar edições críticas;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • preparar programas de cursos;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • avaliar grade curricular;
    • realizar atividades de editoração;
    • elaborar tese de doutorado;
    • relacionar teoria e prática;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • elaborar dicionários;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • elaborar críticas literárias;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • montar equipe de pesquisa;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • escrever verbetes;
    • participar da correção de exames;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • discutir resultados da produção discente;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • orientar teses de doutorado;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar projetos;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • promover o estudo de textos;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • distribuir disciplinas;
    • participar de colegiados;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • realizar autoavaliação;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • divulgar a produção discente;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • selecionar textos para estudo;


    Setores que mais contratam Professor de teoria da literatura no mercado de trabalho

    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: